Saiba o que é Apartamento Garden e conheça as vantagens de morar perto da natureza

Saiba o que é Apartamento Garden e conheça as vantagens de morar perto da natureza Riva Incorporadora

Já pensou em unir de maneira perfeita os benefícios de morar em um apartamento e em uma casa? O apartamento garden torna isso possível reunindo as principais qualidades de cada um desses modelos de moradia.

O apartamento garden é uma alternativa muito atrativa para quem deseja ter um imóvel mais espaçoso, sem necessariamente ter que se mudar para uma casa ou investir em uma cobertura.

Esse conceito tem ganhado cada vez mais visibilidade entre os compradores e investidores e, por isso, as construtoras têm aumentando os investimentos no lançamento de novos empreendimentos desse tipo.

Ficou curioso? Então continue a leitura deste conteúdo e descubra como esta pode ser uma opção interessante para você e sua família!

O que é um apartamento garden?

Um apartamento garden é um tipo de imóvel térreo que conta com uma área externa própria. Por isso, como o próprio nome sugere em uma tradução, ele também é conhecido como jardim privativo.

Contudo, mesmo com a sugestão do nome, esse tipo de apartamento não se resume a uma área dedicada ao cultivo de plantas. Na verdade, é possível utilizar o espaço ampliado para construção de piscinas, quintais e outras formas de lazer.

Essa foi uma forma que as construtoras encontraram de valorizar as unidades localizadas no térreo dos edifícios. Isso porque, devido aos maiores níveis de barulho da rua e falta de privacidade, elas tendem a custar menos do que os imóveis de pisos superiores.

Por isso, se você se interessou pelo conceito, a boa notícia é que tem se tornado cada vez mais fácil encontrá-lo em novos empreendimentos, graças à crescente popularização.

Principais vantagens de um apartamento garden

Muitas pessoas gostam deste modelo de moradia por ser bastante semelhante à experiência de morar em uma casa. Pelo menos por enquanto, é uma das maneiras mais eficientes de produzir essa sensação em prédios de grandes centros urbanos.

Então, confira quais são as principais vantagens de se mudar para um apartamento garden!

Lazer

Vários moradores de apartamentos sem área externa têm a vontade de contar com mais espaço para receber os amigos e realizar reuniões familiares com mais conforto. 

Por outro lado, quem mora em uma casa, mas pensa em se mudar, não gostaria de abrir mão dessas características.

Sendo assim, o apartamento garden é uma solução para ambos os casos, principalmente se você realizar um projeto para ter uma área de lazer completa. Mas, de maneira geral, uma simples churrasqueira e algumas cadeiras já proporcionam encontros memoráveis.

Crianças amam o espaço extra

Playground com brinquedos - Conquista Vila Dutra - Direcional
Playground no empreendimento Conquista Vila Dutra (RJ), da Direcional.

Se você possui um ou mais filhos, pode ter a certeza de que os pequenos irão adorar o espaço a mais que terão para se divertir. Afinal, elas terão um ambiente propício para diversos tipos de brincadeiras.

Até mesmo para os pais, essa é uma grande vantagem. Isso porque você pode direcionar vários tipos de atividades diferentes para a área externa. Alguns dos melhores exemplos são pinturas, diversões com água, atividades com bola e muitas outras.

Dessa forma, elas poderão se desenvolver de maneira ainda mais saudável, mesmo que vocês morem em um apartamento.

Um apartamento garden é ótimo para pets

Quem tem animais de estimação também vai adorar a experiência de morar em um apartamento garden. Isso porque a maioria dos bichinhos precisa de mais espaço e de se exercitar com frequência.

Então, você também pode criar um cantinho especial para os pets e ensinar a eles que existe um local específico para fazerem xixi e cocô na parte externa.

Essa também é uma oportunidade de ter um espaço para brincar com os animais sem precisar sempre ir para a rua, trazendo conforto para você e sua família.

Você não precisa reservar o espaço para eventos

As pessoas que moram ou já viveram em um condomínio sabem como algumas situações podem envolver uma burocracia extensa e cansativa. É o caso do aluguel dos espaços de convivência, como o salão de festas, para a realização de eventos.

Normalmente, é preciso reservar a data com antecedência e seguir uma série de regras e protocolos estabelecidos. 

Mas morando em um apartamento garden, você fica livre dessas normas e pode realizar o encontro que quiser, quando quiser e com as pessoas que desejar. É uma liberdade e tanta, não é mesmo?

Contudo, é importante lembrar que esse tipo de imóvel ainda faz parte de um condomínio e ainda há algumas determinações a serem seguidas, como níveis e horários de barulhos permitidos.

Segurança

Avaliando os pontos positivos deste tipo de empreendimento, é possível dizer que o apartamento garden é a união ideal entre dois mundos. Afinal, você conta com diversas vantagens de se morar em uma casa e um condomínio.

Um desses benefícios é a segurança elevada que um prédio pode proporcionar. Especialmente quando se mora em localizações centrais, ou muito vazias, é bom contar com um serviço de portaria, o que torna o acesso às unidades mais difícil.

Além disso, se tiver vagas de garagem, o seu carro também estará protegido, tanto pela estrutura do edifício quanto pela movimentação constante de todos os moradores.

Valorização

A valorização é uma das principais vantagens do apartamento garden. Isso porque, sem essa área externa, é muito mais difícil vender as unidades térreas, mesmo quando elas são mais baratas.

Sendo assim, diversas empresas enxergaram a oportunidade de transformar os fatores negativos em pontos positivos, o que chamou muito mais atenção dos perfis de compradores e de investidores imobiliários que buscam esta alternativa.

Portanto, ao adquirir uma propriedade como essa, você também garante mais segurança de rentabilidade caso precise ou queira vendê-la no futuro.

Ideias de decoração para um apartamento garden

Piquenique - Conquista Jardim Guadalupe - Direcional
Área de piquenique do empreendimento Conquista Jardim Guadalupe (RJ), da Direcional.

O primeiro passo para ter uma área externa bem decorada é fazer um planejamento. Para isso, avalie qual é o espaço livre total e a iluminação durante o dia, levando em consideração as posições do sol.

Em seguida, é só seguir as dicas a seguir e deixar a sua área externa linda e aconchegante!

Escolha as mesas e cadeiras certas

Para deixar a área externa do seu apartamento garden mais convidativa, escolha algumas mesas laterais ou de centro e algumas cadeiras. Esse conjunto é essencial para momentos em família e encontros com amigos.

Se você contar com um espaço reduzido, é possível substituir as cadeiras por puffs ou futons. Ambas as opções oferecem aconchego sem abrir mão da sofisticação. Alguns puffs e bancos também podem ser utilizados como mesas menores.

Espaço para piscina

Se a sua área externa for grande o suficiente para caber uma piscina, você terá a oportunidade de elaborar uma decoração ainda mais especial.

Para isso, invista em algumas espreguiçadeiras e poltronas. Dê preferência para materiais impermeáveis para que você e seus convidados possam ter toda a liberdade necessária, mantendo a conservação das peças.

Outro ponto importante é a escolha do piso. Eles devem ter características antiderrapantes, como acabamentos mais ásperos, não muito lisos e com menos brilho.

Além disso, fique atento ao conforto térmico do solo. Afinal, escolher um material que esquenta muito pode atrapalhar.

Monte um jardim

O nome deste tipo de empreendimento não é apartamento garden à toa. Isso porque o espaço é ideal para se montar um jardim completo, com as plantas que você mais gostar e que achar mais bonitas.

Essa é uma oportunidade que poucas pessoas que moram em prédios e em regiões urbanas de modo geral têm: abrir a porta e ter contato com o verde, melhorando o humor e trazendo uma sensação de paz e tranquilidade.

Se não tiver tempo ou aptidão para cuidar de plantas grandes, você também pode investir em jardins verticais na parede. Dessa forma, você terá menos trabalho e ainda manterá um efeito visual interessante.

É possível montar diversos tipos de painéis com várias espécies diferentes, com suportes em madeira ou de metal.

Monte um canto para o descanso

Apartamento - MyPlace Benfica - Direcional

Embora a área privativa seja ótima para realizar eventos, encontros e festas, você também pode priorizar o seu bem-estar e montar um cantinho para o seu descanso.

Para isso, existem diversas possibilidades. Uma delas é instalar suportes para uma rede, para que você possa retirá-la sempre que houver previsão de chuva. Elas são ótimas para um momento de leitura ou para um cochilo depois do almoço.

Outra ótima ideia é montar uma mesinha com cadeiras ou bancos para algumas refeições relaxantes ao livre. Essa é uma ótima pedida para cafés da manhã aos finais de semana e até almoços e jantares românticos.

Apartamento garden à venda em Nova Iguaçu (RJ)

Se você se interessou pelo modelo de moradia que um apartamento garden oferece, não pode deixar de conhecer o Conquista Parque Iguaçu, um empreendimento Direcional incrível em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.

Trata-se de um condomínio completo, com localização privilegiada e lazer integrado a uma área verde, repleto de vantagens para você e sua família.

Alguns dos principais diferenciais são:

  • Portaria 24 horas;
  • Piscina adulto e infantil;
  • Deck molhado;
  • Miniquadra;
  • Playground;
  • Praça de jogos;
  • Espaço fitness;
  • Bicicletário;
  • Espaço pet.

Portanto, essa é uma ótima oportunidade para comprar um imóvel e sair do aluguel com toda a segurança e transparência necessária. Afinal, temos mais de 40 anos de experiência no mercado e estamos disponíveis para o todo o suporte que você precisar.

E se você quiser acompanhar todas as novidades do mercado imobiliário, continue no Blog da Direcional!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas