Passo a passo para montar uma mesa posta simples com dicas de itens para utilizar

Passo a passo para montar uma mesa posta simples com dicas de itens para utilizar Riva Incorporadora

Ao oferecer um almoço ou um jantar para familiares e amigos, pode ser um grande diferencial montar uma mesa posta simples.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, apresentar uma mesa bonita, com todos os itens organizados em seu devido lugar não é algo apenas para situações que exigem requinte.

No seu dia a dia, ou em pequenas reuniões, você pode servir as refeições de uma forma elegante e simples.

Por isso, a Direcional escreveu este artigo, no qual você vai saber o que é mesa posta, bem como as ocasiões que exigem essa formalidade e dicas para montar.

Quer saber de tudo isso? Então, leia este texto até o fim. Boa leitura!

O que é mesa posta?

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar, e até mesmo visto uma mesa posta, mas pode não ter se dado conta no momento.

Por isso, saiba que estamos falando da organização dos pratos, talheres e copos em uma mesa para o momento das refeições.

Dependendo do evento, você pode fazer uma mesa posta simples ou mais elaborada. Sendo assim, reforçamos que, ao organizar a mesa, é interessante considerar o tipo de reunião que se está promovendo, para que ela esteja adequada à situação.

Logo, caso você tenha interesse em saber como organizar a mesa para um churrasco ou aniversário entre as pessoas mais próximas, uma mesa posta simples é ideal.

Porém, a organização da mesa não depende de um evento ou alguma celebração. No dia a dia, é possível organizar sua mesa para o café da manhã, almoço ou jantar. 

Por isso, se sua intenção é elaborar o espaço para a refeição em casa ou em um evento pequeno, leia o próximo tópico. Nele, vamos falar sobre o que você precisa considerar para montar uma mesa posta simples.

O que considerar na hora de montar uma mesa posta simples?

De acordo com a ocasião, sua mesa deverá incluir determinados utensílios. Dessa forma, é útil saber quais são os itens essenciais para uma bela mesa posta.

Inclusive, é muito importante saber se o momento pede uma mesa posta menos elaborada, principalmente para evitar exageros.

Assim, veja agora alguns detalhes aos quais você deve prestar atenção na hora de preparar uma mesa simples para as refeições.

mesa posta conteudo Passo a passo para montar uma mesa posta simples com dicas de itens para utilizar

Escolha entre toalhas, sousplat ou jogo americano

A escolha entre usar um deles ou todos é sua. Porém, é interessante saber que quanto mais opções tiver, melhor para a decoração da mesa.

Assim, ao usar toalhas, uma dica é escolher uma com tecido mais nobre, como linho ou algodão. Além disso, cores claras são interessantes.

No entanto, conforme a sua decoração, toalhas de cores mais fortes podem ser ideais, desde que combine com os demais itens da mesa.

Já os jogos americanos são ótimos para apoiar pratos, copos e talheres. Com isso, você pode escolher apenas uma cor ou estampa, ou usar alguns de estilos diferentes.

Mas se você preferir usar os sousplat, saiba que esse apoio serve somente para os pratos, e que ficam ótimos em mesas sem toalhas, ainda que fiquem bem com elas também.

Use guardanapos de tecidos para uma mesa posta simples

Mesmo que sua intenção seja montar uma mesa posta simples, se puder, dê preferência para os guardanapos de tecido.

Assim, escolha opções de algodão ou linho. Para enfeitá-los, você pode usar anéis, de modo a deixá-los enrolados e bem colocados na mesa.

Há várias opções de como usar guardanapos de tecido de forma elegante, mas sem perder a simplicidade. Ainda neste conteúdo traremos algumas dicas úteis. 

Além disso, se você tem habilidades de costura, que tal produzir os próprios guardanapos? É uma forma de personalizá-los e, ainda, economizar.

Separe um conjunto de talheres

Toda e qualquer mesa posta precisa de um conjunto adequado de talheres. Por isso, comece separando os itens básicos, como garfos e facas principais.

Selecione colheres principais e de sobremesa, além das específicas para café e chá. Com esses itens iniciais, você já consegue montar uma mesa posta simples.

A partir disso, você pode começar a adquirir outros talheres para compor o espaço, como os específicos para carne vermelha e para peixe.

mesa posta simples com objetos na cor azul.

Pense nos pratos para cada refeição

Um conjunto de pratos é indispensável para a organização da sua mesa. Portanto, tenha pratos rasos e fundos, para sopa e para a sobremesa.

Para não correr o risco de pecar pelo excesso, opte por louças lisas, ou seja, sem estampas, para que sua mesa mantenha a simplicidade. Dê preferência para os itens de cerâmica e de porcelana, pois são mais elegantes e duráveis.

Além disso, pense na quantidade necessária. Assim, caso você tenha o hábito de receber várias pessoas, procure ter cerca de 12 de cada tipo.

Mesa de café da manhã: conjunto de xícara e pires

Para começar bem o dia, nada como tomar um café da manhã delicioso. E se a mesa estiver posta, fica melhor ainda.

Sendo assim, xícaras e pires são fundamentais para sua mesa posta simples, seja para o café da manhã, chá da tarde ou brunch.

Pensando que muitas pessoas apreciam um cafezinho depois das refeições, é bom ter esses itens disponíveis também no almoço e jantar.

Mais uma vez, sugerimos itens discretos, com apenas uma cor, como o branco, por exemplo.

mesa posta simples com vários talheres, pratos e copos.

Mesa posta simples: como combinar as cores

Para fazer uma mesa posta simples, sugerimos utilizar cores análogas, para que a decoração fique mais harmoniosa.

Afinal, cores análogas são parecidas em sua composição, trazendo baixo contraste, o que gera harmonia e elegância à mesa.

Para isso, você pode escolher até 3 cores, preferencialmente no mesmo grau de saturação. Um exemplo é usar tons pastéis, que estão na moda e são simples e elegantes.

Mas se você prefere tons mais fortes, escolha cores parecidas, como amarelo e laranja para compor sua mesa simples.

Dobras de guardanapos em mesa posta: saiba como fazer 

Ao preparar a mesa posta simples para as refeições, é possível garantir ainda mais charme com o uso dos guardanapos.

Para isso, a forma como é feita a dobra das peças traz todo um diferencial para a decoração. Veja, a seguir, como fazer isso.

Escolha como prender o guardanapo

Uma das opções que você pode escolher para apresentar os guardanapos de modo simples e bonito é prendê-los.

Existem algumas formas interessantes, como usar argolas, cordas ou laços para amarrá-los. Qual delas você vai usar depende da sua intenção, se quiser algo mais delicado ou rústico.

Seja como for, prendê-los sempre trará elegância, ainda que se mantenha a simplicidade.

Dobra em guardanapo de tecido 

Outra maneira de usar guardanapos de tecido é fazer dobras. Por isso, separamos algumas sugestões de como fazer para aprimorar a decoração da sua mesa posta.

Dobra com bolso 

Uma opção simples e bonita para dobrar os guardanapos é fazer uma espécie de bolso, no qual é possível inserir algo, como um cartão ou algum raminho de flor.

Para isso, ponha o guardanapo aberto com o lado direito para cima. Em seguida, dobre-o ao meio e faça uma nova dobra para fazer um quadrado menor.

Depois disso, coloque o lado dobrado para baixo, segure metade e leve até a parte de cima. Por fim, ponha as laterais da dobradura para baixo, ficando somente um retângulo. 

Dobra simples com argola

Para fazer uma dobradura simples com argola, comece dobrando o guardanapo ao meio para formar um triângulo.

Em seguida, leve as pontas inferiores até a parte de cima, fazendo um quadrado. Depois, passe a ponta de baixo por dentro da argola e termine, fazendo ajustes nas dobras para que fiquem abertas.

Dobra de pirâmide 

Essa é uma forma clássica, elegante e simples de dobrar guardanapos de pano. Primeiramente, dobre-o ao meio, utilizando a diagonal.

Deixe a parte interna virada para você e, então, faça uma dobra com a parte direita em direção ao topo. Faça o mesmo com o lado oposto.

Em seguida, vire o guardanapo ao contrário, para que a parte interna fique virada para você. Faça mais uma dobra ao meio, para que a ponta de cima chegue até a base.

Finalmente, devolva o guardanapo à posição original e dobre-o ao longo da costura do meio, para que fique em forma de pirâmide.

mesa posta simples com prato, talheres e guardanapo.

Dobra em guardanapo de papel 

Uma alternativa para mesa posta simples é utilizar guardanapo de papel. Afinal, nem sempre temos os de tecido à disposição.

Mas isso não significa que sua mesa não possa ficar bonita, pois existem formas de apresentar esse tipo de guardanapo de forma mais elaborada. Veja!

Dobradura simples

Vamos te mostrar duas formas simples e fáceis de dobrar guardanapos de papel, de modo que ele fique bonito em sua mesa.

A primeira consiste em dobrá-lo em forma de retângulo. Para isso, basta fazer uma dobra ao meio e colocá-lo no centro do prato. Você pode, ainda, inserir alguma decoração delicada sobre ele.

Além disso, o segundo modo é dobrar o guardanapo em forma de flor e colocá-lo dentro do copo.

Para isso, basta dobrá-lo ao meio para fazer um triângulo. Depois, enrole-o, formando uma flor. Por fim, coloque o guardanapo no copo.

Dobradura para talheres

Outro modo diferente e fácil de dobrar guardanapo de papel é fazer um suporte para talheres com ele.

Para isso, comece formando um quadrado, dobrando-o em 4 partes. Em seguida, puxe a ponta de cima até a parte de baixo, até quase encostar as duas pontas.

Faça o mesmo com as duas pontas superiores seguintes, deixando um espaço entre elas e as partes inferiores.

Depois, vire a parte dobrada na direção em que estiver a dobra, e faça uma dobradura nas pontas esquerda e direita até o meio, deixando uma ponta para baixo.

Então, vire a dobra anterior para cima outra vez, fazendo ajustes nos vincos. Por fim, ponha os talheres na parte interna da abertura que foi formada.

Como montar uma mesa posta simples em 6 passos

Agora que você sabe tudo o que é necessário para fazer uma mesa posta simples, chegou a hora de conferir o passo a passo para fazer a sua.

Assim, vamos apresentar agora as etapas básicas para que sua mesa posta fique linda e com todo o charme da simplicidade.

  • Escolha entre jogo americano, toalha ou sousplat.
  • Posicione os pratos na parte central do assento de cada pessoa.
  • Coloque os talheres em posição, seguindo a ordem de uso de fora para dentro.
  • Se for usar apenas garfo e faca, coloque o garfo à esquerda e a faca à direita, com a lâmina voltada para dentro.
  • Ponha o guardanapo à esquerda do prato, abaixo do garfo.
  • Coloque o copo do lado direito, acima da faca.

Então, veja como é simples montar uma mesa sem precisar recorrer a utensílios mais caros ou extravagantes.

Agora você já sabe como montar uma mesa posta simples

Agora, você sabe como montar uma mesa posta simples e bonita. Portanto, é só colocar em prática as dicas que trouxemos e fazer uma bela decoração.

Quem sabe ao comprar um imóvel, sua comemoração não envolva um belo jantar. Neste caso, uma mesa posta trará muito valor ao seu evento.

Se gostou desse artigo, convidamos você a conferir outras dicas de decoração no Blog da Direcional

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas