Divisória de ambiente: principais vantagens, tipos e como usar

Divisória de ambiente: principais vantagens, tipos e como usar Riva Incorporadora

Há várias maneiras de criar ambientes extras em seu apartamento, tornando-o mais funcional e, ainda, adicionando um toque de estilo à decoração.

A divisória de ambiente é a solução ideal para criar espaços na casa ou apartamento sem a necessidade de sujeira, obras ou projetos de construção civil. Sim, é possível dividir o local usando elementos práticos e funcionais, como estantes, aparadores, cortinas, painéis de madeira e outros. 

Pensando nisso, a Direcional trouxe dicas incríveis para você transformar a sua casa, criando ambientes aconchegantes, versáteis e o melhor, cheios de estilo e sofisticação. Confira!

Como dividir o ambiente sem paredes? 

Usar divisória de ambiente em vez de fazer alterações na estrutura da sua casa para construção de paredes é mais fácil do que você imagina. De maneira prática, rápida e sem sujeira e bagunça, é possível criar novos espaços e, ainda, agregar um toque de sofisticação e estilo. 

Por exemplo, é possível criar um local para leitura no quarto das crianças, um home office no dormitório do casal ou na sala de estar e até mesmo um espaço zen, para meditação dentro de casa.

Divisória de ambiente
Living do Conquista Bela Vista, empreendimento da Direcional em Contagem, MG

O que pode ser usado como divisória de ambiente?

Há maneiras incríveis de usar divisória de ambiente na sua casa, criando espaços versáteis, aconchegantes e o melhor, sem sujeira ou bagunça, usando elementos funcionais. Confira as dicas!

Painel ripado como divisória de ambientes

Uma solução prática, elegante e funcional para divisão de ambientes é o painel ripado. Disponível em diferentes tonalidades e fácil para instalar, a divisória em madeira vai dar um aspecto rústico e sofisticado à sua casa, causando pouca interferência na iluminação do local.

Móveis e cortinas

Cortinas, sofás, estantes e aparadores são peças ideais para separar ambientes em salas de estar, quartos e até mesmo na decoração de varanda. Escolhendo modelos adequados à decoração dos cômodos que serão divididos, ela pode agregar estilo e sofisticação.

Sala do Total Ville Ikeda, empreendimento da Direcional em Brasília, DF
Sala do Total Ville Ikeda, empreendimento da Direcional em Brasília, DF

Plantas — um toque de natureza dentro de casa

Nada melhor do que trazer a natureza para perto, e as plantas são ideais para incluir o conforto e o aconchego que tanto queremos em casa. Além de separar áreas, elas ainda vão favorecer o conforto térmico e acústico do espaço. Até mesmo a decoração de lavanderia pode receber um toque de meio ambiente com as suas favoritas.

Biombos — um estilo clássico à decoração dos ambientes

Com uma longa história e utilizados em várias culturas mundo afora, os biombos são uma solução prática e funcional para dividir cômodos na sua casa. Disponíveis em diferentes materiais, como divisória de ambiente PVC ou divisória de ambiente MDF, eles são peças articuláveis que podem ser ajustadas de maneira simples, conforme seu gosto ou necessidade no espaço.

Drywall — uma alternativa às paredes de alvenaria

O drywall tem sido muito utilizado para separar ambientes e até mesmo criar novos cômodos, graças à sua versatilidade e baixo custo, além de ser produzido com componentes recicláveis. O mais interessante é que ele pode ser instalado de maneira rápida, sem interferir na estrutura do imóvel — ou seja, sem quebrar paredes ou fazer muita sujeira na sua casa.

Para finalizar a aplicação do drywall no seu apartamento, você pode até mesmo dele uma parede com textura, dando um toque de estilo à decoração do ambiente.

Estilo Dunas Sala Vitor Alves
Living do Estilo Dunas, empreendimento da Direcional em Fortaleza, CE

Em quais ambientes as divisórias podem ser utilizadas?

As divisórias de ambientes dão um resultado incrível à decoração da sua casa, sem muitos gastos ou grandes reformas. É muito comum a dúvida sobre como dividir o quarto em dois, já que, atualmente, o home office faz parte do local e requer um espaço privativo, ergonômico e, principalmente, silencioso para as atividades diárias. 

Os biombos podem ser excelentes para separar o ambiente de descanso do ambiente de trabalho dentro do quarto de casal decorado. Outro item que, além de dividir, ainda vai incluir um espaço para acomodar objetos é a estante divisória de ambiente. Ela pode receber: 

  • itens do trabalho, como livros e caixas organizadoras com documentos e outros objetos;
  • peças decorativas, como porta-retratos e estátuas, representando os gostos e a personalidade dos moradores;
  • plantas, que, além de trazerem um pouco da natureza para dentro de casa, ainda vão favorecer o conforto térmico e acústico no ambiente. 

No quarto de solteiro, essa divisão pode agregar, em vez do home office, um ambiente de estudos para crianças e adolescentes ou um espaço para os brinquedos e brincadeiras.

Sobre como separar dois ambientes, isso pode ser feito em outros cômodos além do quarto de casal ou de solteiro. A sala de estar e a sala de jantar, por exemplo, podem ser separadas pelo sofá maior, que ficaria de costas, ou até por um aparador que pode acomodar os itens das refeições, como louças, talheres, taças, copos etc.

A sala de estar pode receber também uma divisória de ambiente escritório, separando os espaços com uma estante, uma cortina que combine com a decoração ou até mesmo por plantas. As plantas pendentes para apartamento, por exemplo, vão trazer conforto térmico e acústico para ambos os lugares.

A varanda, dependendo do tamanho, também pode ser dividida em dois ambientes e, como é uma área mais arejada, que recebe luz e vento, as plantas são uma excelente opção. Uma horta ficaria incrível neste espaço, separando o espaço da churrasqueira de um local de descanso e leitura, com sofás confortáveis e cadeiras reclináveis.

Divisória de ambiente para um apartamento mais funcional

Como notamos ao longo do texto, criar novos espaços na sua casa ou apartamento decorado usando a divisória de ambiente é mais fácil do que você imagina com as dicas que apresentamos neste artigo. Basta usar a criatividade e escolher as opções mais adequadas à sua realidade e preferências.

Agora, aproveite que está conferindo dicas de decoração para o seu apartamento e saiba também o que é o canto alemão e como ele pode aliar estilo e elegância à economia de espaço na sua cozinha.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas