Canto alemão: dicas para decorar o seu apartamento com estilo!

Canto alemão: dicas para decorar o seu apartamento com estilo! Riva Incorporadora

Não sabe como otimizar espaço no apartamento sem deixar de lado o estilo? Conheça o canto alemão e descubra como aproveitá-lo na decoração!

Diversas tendências surgem para facilitar e aprimorar a decoração de um ambiente, e o canto alemão é um excelente exemplo disso. O apartamento pode ganhar um novo ar e ter mais funcionalidade e conforto com um móvel compacto que permite criar uma sala de estar integrada e aconchegante para refeições e convivência.

Quem mora em apartamento pequeno pode apreciar ainda mais esse diferencial, principalmente na hora de reunir os amigos ou a família em um momento prazeroso. Sem mencionar que a divisão dos espaços de maneira alternativa, além das paredes, pode ser uma grande aliada da decoração.

Neste artigo, saiba o que é o canto alemão para apartamento e por que essa é uma tendência que vale a pena aderir!

O que é um canto alemão?

O canto alemão é um móvel que costuma ser fabricado em formato de “L” e serve para deixar um espaço mais otimizado e confortável. Geralmente, é utilizado para separar a sala de jantar de outros cômodos. Desse modo, é possível aproveitar ambos os ambientes de maneira aconchegante e estilosa.

Existem diferentes tipos de canto alemão planejados e que se adaptam aos mais variados tamanhos de apartamento. Por esse motivo, essa é uma tendência que pode ser aproveitada em diferentes imóveis e utilizada como um diferencial para trazer mais aconchego para o lar.

Quais são as medidas de um canto alemão?

Ao pensar em um canto alemão, as medidas do ambiente precisam ser analisadas para escolher o melhor modelo, fazer o planejamento de um móvel que se adapta bem ao espaço disponível e, principalmente, harmonizar com o cômodo. 

No geral, um canto alemão não tem medidas definidas. Afinal, é um móvel que precisa se adaptar ao local. Além disso, a quantidade de pessoas a ser acomodada e a altura dos assentos também interferem no planejamento do item.

Sendo assim, é necessário refletir sobre o que você precisa em um canto alemão para escolher as medidas mais adequadas para o seu cômodo. Algumas mesas, por exemplo, contam com alturas entre 70 e 75 centímetros, assim como profundidade acima de 60 centímetros.

Canto alemão
Sala de jantar do Solar Vistas do Horizonte, empreendimento da Direcional em Belo Horizonte, MG

Onde montar um canto alemão no seu apartamento?

Uma grande vantagem é que você pode montar a mesa de canto alemão onde desejar. Essa é uma versatilidade oferecida pelo móvel, que facilita a organização dos mais variados ambientes.

Para se inspirar e fazer um bom uso desse item, confira algumas ideias de onde montar um canto alemão!

Sala e cozinha

Uma das formas que as pessoas mais escolhem para usar o canto alemão é na divisão de uma sala e cozinha integradas. Com um único móvel, é possível criar um ambiente agradável para as refeições e que também se diferencia da sala de estar. Desse modo, para cada momento especial, é possível ter um espaço mais adequado.

Varanda

A decoração de varanda também pode contar com um banco de canto alemão, por exemplo, principalmente se o objetivo é ter um ambiente para fazer refeições ao ar livre. Esse móvel também pode ser utilizado para separar a churrasqueira ou outros elementos presentes na varanda, deixando o espaço dedicado para se sentar, comer e conversar com tranquilidade.

Escritório

Embora não seja o uso mais convencional, você também pode criar um lugar para reuniões no escritório de casa com um canto alemão. O móvel pode ajudar a separar ambientes privados, dedicados a encontros com clientes, sócios e demais pessoas.

Como decorar o seu canto alemão?

Para ter mais inspiração para utilizar essa tendência no seu apartamento, fique por dentro de algumas dicas para aproveitar o canto alemão na decoração!

Canto alemão
Sala de jantar com canto alemão do Reserva Jardim, empreendimento da Direcional em Contagem, MG

Escolha o tipo de canto alemão

O primeiro passo é escolher o modelo que você deseja utilizar em sua casa. Afinal, o padrão é o canto alemão em L, que tem um ângulo reto e ajuda a dividir os ambientes de forma barata. No entanto, esse não é o único tipo.

Existe também o canto alemão com baú, que serve para guardar utilidades e otimizar espaço de maneira funcional. Outra opção é o canto alemão com mesa redonda, que combina com diferentes estilos de decoração, como vintage e clássico.

Pense no estilo dos móveis 

Na hora de escolher o móvel, é importante também observar os demais elementos do ambiente. Dessa forma, é possível escolher um material e uma coloração que combina com a mobília do imóvel.

O melhor a se fazer, se a decoração do seu apartamento já está definida, é procurar um banco alemão que orna com o estilo dos móveis dispostos no ambiente. Com isso, o item só tem a agregar ao cômodo, tanto do ponto de vista funcional quanto estético.

Observe a iluminação

Mais um cuidado importante é a iluminação do apartamento. A escolha da cor, do material e do modelo do canto alemão pode favorecer ou comprometer a entrada de luz. Por isso, analise sempre a demanda do ambiente para acertar na escolha dos objetos de decoração e móveis funcionais.

Aposte nos espelhos

Por falar em funcionalidade, um canto alemão pequeno com espelhos ajuda a otimizar o espaço e caprichar na estética do lugar, além de aumentar a sensação de amplitude e valorizar ambientes menores.

Vale a pena destacar que a moldura do espelho pode combinar com a decoração, a fim de complementar a estética do ambiente. A iluminação e as cores do cômodo também são fatores que, se alinhados, favorecem a composição, especialmente em apartamento pequeno.

Conte com arranjos de mesa 

Ao escolher o canto alemão, não deixe de lado os elementos decorativos da mesa. Plantas, esculturas, artesanatos, jogos americanos e demais itens são bem-vindos para deixar o ambiente completo.

Como investir na decoração do apartamento?

Como visto, o canto alemão é apenas mais uma tendência de decoração. Conhecer o que está em alta no design de interiores é um ponto positivo para se inspirar para melhorar a composição dos ambientes e ter espaços mais aconchegantes.

Por esse motivo, continue se atualizando sobre decoração de apartamento com conteúdos do blog da Direcional. Assim, você pode contar com um canto alemão moderno e diversas outras tendências para valorizar o seu imóvel.

Quer saber mais sobre como investir em decoração e funcionalidade no seu apartamento? Saiba como criar um cantinho do café aconchegante para receber as visitas e ter momentos de tranquilidade!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas