Decoração de varanda: ideias para se inspirar!

Decoração de varanda: ideias para se inspirar! Riva Incorporadora

A decoração de varanda pode unir funcionalidade e beleza. Confira ideias incríveis para se inspirar e transformar essa área da sua casa ou apartamento!

A decoração de varanda é um dos pontos que mais chamam a atenção em uma casa ou apartamento. Afinal, esse espaço, quando bem elaborado, torna-se muito convidativo para reunir a família ou os amigos para bons momentos de descontração, ou simplesmente para relaxar.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudar você a montar um ambiente agradável e que atenda às suas necessidades. Você terá ideias de como aproveitar sua varanda da melhor maneira possível, sabendo quais itens incluir na decoração e deixá-la mais aconchegante.

Continue a leitura e descubra maneiras interessantes de inovar!

Decoração da varanda: dicas para se inspirar!

Ter um cantinho todo especial em casa é o desejo de muita gente, e a varanda é o local perfeito para criar esse ambiente. Com alguns detalhes, é possível ter um espaço aconchegante e que valorize ainda mais a casa ou apartamento.

Quando o assunto é decoração, muitas vezes, essa área da residência é deixada de lado ou fica em último plano. No entanto, ela pode ser muito bem aproveitada de diversas maneiras, como para fazer churrasco, montar um jardim e um espaço para crianças ou pets, entre outras formas.

Confira algumas sugestões para compor a sua varanda de maneira funcional e encantadora!

Churrasqueira 

Uma das formas mais usadas para transformar essa parte da casa é torná-la um espaço para churrasqueira. Assim, você terá uma área reservada para momentos de diversão com muito mais praticidade.

Seja qual for o tamanho da sua varanda, é possível incluir o item e mantê-lo em destaque, pois há muitas opções atrativas. Se você contar com uma boa metragem, pode investir nas tradicionais, porém, se a sua área é mais compacta, as churrasqueiras elétricas são uma alternativa.

Não se esqueça de compor o local com um belo revestimento e acrescentar mobílias para trazer mais sofisticação e conforto.

Varanda com churrasqueira

Área gourmet 

Se a sua ideia é ir além de apenas ter um espaço com churrasqueira, fazer uma área gourmet é uma ótima opção. Esse conceito está bastante em alta, sendo uma forma incrível de ter um espaço para receber muito bem seus convidados.

Nesse tipo de decoração, o que mais ganha destaque é a funcionalidade, sendo possível criar um local com bancadas, fogão, churrasqueira, entre outros itens para facilitar o preparo dos alimentos e proporcionar períodos de confraternização.

Para compor a sua área gourmet, é importante fazer uma decoração que combine com o estilo dos moradores — por exemplo, rústica, moderna ou minimalista. Além disso, é fundamental priorizar a praticidade em cada detalhe.

Cantinho do descanso

Outra ideia que tem feito sucesso é o cantinho do descanso, que, com a correria do dia a dia, é uma ótima saída para quem quer relaxar. Sem falar que é uma maneira bem fácil de trazer mais beleza ao imóvel.

Após horas de trabalho ou de outras atividades desgastantes, nada melhor do que se deitar em uma rede ou se sentar em uma poltrona confortável, não é mesmo? Por isso, esses são itens que podem deixar sua varanda ainda mais especial.

Na hora de preparar seu espaço, invista em cores neutras e móveis confortáveis. Também vale incluir plantas e levar um pouco da natureza para seu refúgio aconchegante.

Decoração de varanda com uma linda área de descanso

Jardim 

Falando em plantas, o jardim é mais uma ideia interessante para essa composição, garantindo mais frescor e contato com a natureza, mesmo se você morar em uma cidade grande. É inclusive uma ótima solução de decoração de varanda pequena, pois é adaptável para todos os tamanhos.

Ao escolher as espécies de plantas, é necessário verificar a incidência de sol no local, além do vento e da chuva, e optar pelas plantas mais apropriadas à condição.

Lembre-se também de definir uma paleta de cores para seu jardim, utilizar uma iluminação que valorize o espaço e considerar sua disponibilidade para os cuidados necessários, como regar, adubar, podar e fazer a limpeza.

Espaço pet 

Se você tem um cachorro, gato ou outro tipo de pet, com certeza essa é uma ideia que vale muito a pena. Ter um lugar para ele se divertir e descansar trará muitos benefícios, como conforto e aconchego para o bichinho. Dessa forma, seu animal de estimação terá um espaço especial, seguro e apropriado para suas brincadeiras.

Algumas dicas para deixar a varanda agradável para seu amigo é incluir os acessórios necessários para seu dia a dia, como caminha ou casinha, comedouro, potes de água e tapetes higiênicos.

Para complementar o ambiente, coloque alguns brinquedinhos que combinem com a raça e o jeito do seu pet, e o espaço ficará ainda mais divertido.

Espaço kids 

Apostar em um espaço kids é, sem dúvidas, uma forma muito interessante de aproveitar o local para garantir mais alegria aos pequenos, preparando o ambiente de forma segura e divertida.

Como as crianças amam brincar, poder contar com um bom espaço para isso faz toda a diferença. Sendo assim, vale a pena investir em uma decoração de varanda que priorize isso.

Esse cantinho para os pequenos pode ter muitos brinquedos, tapetes e caixas ou armários para guardar os itens. Há muitas possibilidades, basta soltar a criatividade. Mas não se esqueça de colocar redes de proteção, pois elas são essenciais para a segurança.

Bar 

Mais uma forma de aproveitar esse local da sua casa ou apartamento é transformando-o em um bar. Essa opção pode ser muito interessante, principalmente se você gosta de receber amigos para momentos de conversa, apreciação de um bom vinho ou para tomar uma cerveja.

A varanda pode ser o local perfeito para criar seu bar, pois, em muitas residências, ela permite a integração com a sala, garantindo ainda mais possibilidades de interação.

Balcão, mesinha, frigobar, mini adega, acessórios decorativos e uma bela iluminação podem compor muito bem seu ambiente, transformando-o em um barzinho particular.

Escolha a sua decoração e aproveite os benefícios

Decoração de varanda gourmet, de espaço kids, de jardim e muitas outras possibilidades — ter um ambiente bonito e bem estruturado para atender às suas necessidades é incrível. Por isso, considere o que você precisa e comece o seu projeto.
São muitas as vantagens de decorar essa área da sua casa, proporcionando momentos de lazer, praticidade, conforto e muito mais. Aproveite para conhecer agora mesmo os empreendimentos da Direcional com varanda. Acesse o site e encontre o seu imóvel perfeito!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas