Saiba como utilizar quadros decorativos e trazer um charme ao ambiente

Saiba como utilizar quadros decorativos e trazer um charme ao ambiente Riva Incorporadora

Personalizar uma casa ou apartamento é uma das etapas mais prazerosas para quem acabou de comprar um imóvel ou reservou um tempo para reformá-lo. Por isso, trouxemos algumas dicas que mostram como os quadros decorativos podem ser grandes aliados.

Utilizar quadros decorativos na decoração é uma ótima maneira de trazer personalidade aos ambientes. Afinal, são soluções versáteis, econômicas e práticas.

Assim, você conta com infinitas possibilidades que combinam com os mais variados estilos. Uma vez que é possível utilizar imagens, frases, fotografias, telas, pinturas abstratas e muito mais.

Contudo, para que despertem as reações e sentimentos esperados, você deve se atentar a alguns aspectos importantes durante a composição do espaço, levando em consideração os tamanhos, molduras e posicionamentos.

E lembre-se que não há uma regra relacionada a utilização desses elementos. Por isso, separamos algumas dicas para inspirar e te ajudar a encontrar as melhores formas de incorporar mais originalidade ao imóvel.

Continue a leitura e confira!

Os quadros decorativos devem ter personalidade

Um quadro na parede diz muito sobre quem mora no local, mesmo que essa não seja a intenção. Portanto, você deve levar em conta a mensagem que está sendo transmitida.

Mesmo no caso de quadros abstratos, isso pode demonstrar que o proprietário prefere utilizar mensagens mais reflexivas ou, simplesmente, gosta de uma combinação de cores e formatos originais.

Então, para que o ambiente tenha mais identidade, é importante procurar demonstrar traços da sua personalidade por meio dos quadros decorativos. Dessa forma, você não corre o risco de planejar um espaço genérico e comum.

Sendo assim, você pode usar elementos com valor sentimental, que contem uma história e que remetam a memórias marcantes.

Os quadros decorativos devem harmonizar com o restante da decoração

Além da sua personalidade, você deve se atentar à decoração do ambiente como um todo na hora de escolher os seus quadros decorativos.

Portanto, se você já utiliza ou estiver buscando por um estilo mais clássico, as opções ideias são as pinturas emolduradas ou as telas. Com isso, torna-se possível valorizar as obras de artes expostas em conjunto com a mobília.

Por outro lado, em espaços mais modernos e contemporâneos, uma boa ideia é a utilização de imagens, paisagens, figuras geométricas, cores vibrantes e fotografias.

Para espaços mais intimistas e minimalistas, dê preferência para gravuras, pôsteres e frases, trazendo um ar mais leve aos cômodos.

parede verde com vários quadros decorativos.

Quadros e paredes não são sinônimos

Se você tinha a impressão de que a única forma de utilizar quadros decorativos é pendurando-os na parede, saiba que essa não é uma regra. As pessoas que não gostam de furar as paredes do imóvel podem ficar felizes, pois há outras opções.

Portanto, a outra alternativa seria apoiar esses objetos em alguns móveis, como aparadores, bancadas ou prateleiras que já estejam suspensas.

Além disso, uma maneira de trazer muita modernidade e sofisticação à decoração é posicionar grandes quadros no chão (isso mesmo!) e apoiá-los na parede. Versões mais reduzidas não são ideais para essa utilização, pois podem não ser vistos e caem com facilidade.

Atente-se à altura ideal dos quadros decorativos

Quadros decorativos mal posicionados podem gerar um desconforto em quem percebe essa falta de uniformidade. Por isso, não se esqueça de avaliar a harmonia geral do ambiente.

Então, você deve se atentar ao alinhamento dos quadros e à altura ideal para pendurá-los na parede que, de forma geral, fica em torno de 1,60 metro, medindo do chão até o centro da peça. 

Dessa forma, a maioria das pessoas não precisará olhar nem muito para cima e nem muito para baixo para apreciar a obra.

Contudo, existem outras opções além de posicionar quadros extremamente alinhados. Portanto, você pode criar mosaicos que seguem diferentes organizações.

Mas é importante ressaltar que, mesmo nesses casos, deve-se seguir uma orientação. Para isso, o recomendado é criar o desenho com os quadros no chão para testar diversas configurações antes de furar a parede.

Crie uma Gallery Wall

Uma Gallery Wall — “galeria na parede”, em português — consiste na ideia de mesclar quadros decorativos de tamanhos e molduras diferentes, criando ambientes com mais dinâmica.

Sendo assim, você pode selecionar quadros que combinam entre si por algum motivo, como cores, tons, formas ou temas.

Lembre-se que não há regras para a composição. Por isso, pode-se utilizar padrões simétricos, lineares, espirais e, inclusive, incorporar outros elementos, como espelhos e esculturas.

E para que o resultado final ainda seja harmônico, comece avaliando a dimensão do espaço que será preenchido, seguido pela quantidade de elementos. Por fim, comece pelas extremidades e brinque com as diversas possibilidades de posicionamento.

Em quais ambientes utilizar quadros decorativos?

A grande vantagem dos quadros decorativos é que é possível utilizá-los em praticamente todos os ambientes da casa, incluindo salas de estar e jantar, quartos, banheiros e cozinhas.

Portanto, eles são ótimas soluções para ocupar espaços vazios e, inclusive, corredores, pois não atrapalham a circulação de pessoas.

Já nos cômodos privativos, você pode aproveitar para contar histórias utilizando fotos de família, frases inspiracionais, e, inclusive, partes de músicas que remetem a bons momentos.

Você pode valorizar até mesmo os vãos embaixo de escadas, principalmente se adicionar alguns tipos de plantas e outros enfeites despojados.

Sendo assim, confira, de forma mais detalhada, como utilizar quadros decorativos em cada cômodo do seu imóvel!

Quadros decorativos para a sala

A sala de estar é um dos principais ambientes da casa, pois é onde costumamos realizar as reuniões entre amigos e familiares queridos. Por isso, é importante pensarmos em detalhes para deixá-la mais bonita, agradável e aconchegante.

Então, dê preferência para opções que tragam destaque visual para o espaço. Em salas menores, por exemplo, evite utilizar quadros decorativos muito grandes e com cores vibrantes demais, pois isso pode diminuir ainda mais a sensação de amplitude.

Por outro lado, em salas grandes, você pode aproveitar todas as cores e formatos que quiser, incluindo as composições no estilo gallery wall ou dando destaque para uma obra única de maiores proporções.

sala de estar com quadros decorativos na parede

Como utilizá-los nos quartos?

Ao pensar em quadros decorativos para os quartos, muitas pessoas decidem, instantaneamente, posicionar uma obra centralizada acima da cabeceira da cama. Realmente essa é uma ideia que sempre funciona, mas não é uma regra.

Sendo assim, você pode encontrar opções para fugir do óbvio, como apoiar o quadro em mesas de cabeceira, preencher toda a parede formando um mosaico ou escolher menos unidades e de forma descentralizada.

Portanto, lembre-se que no seu quarto, por ser um ambiente bem particular e acessado por poucas pessoas, você tem ainda mais liberdade para expor a sua personalidade e gostos pessoais.

Por isso, invista em quadros decorativos com o tema das suas bandas favoritas, filmes marcantes, artistas preferidos e tudo mais que representar a sua essência.

Quadros decorativos para a cozinha

Muitas pessoas acreditam que os quadros decorativos são exclusividade de cômodos como a sala de estar e os quartos. Contudo, é perfeitamente possível compor outros ambientes com esses elementos, incluindo a cozinha.

Se você pensar bem, a cozinha é um dos cômodos mais frequentados da casa. Mesmo quando há visitas, há uma pequena reunião para preparar a comida, um drink, fazer um lanche e beber um pouco de água.

Então, uma boa ideia é combinar as cores dos quadros ou molduras à dos eletrodomésticos e armários. Assim, é possível deixar o ambiente mais leve e alegre.

Outra opção é encontrar obras com frases descontraídas sobre culinária e costumes regionais. Afinal, o preparo das refeições deve ser um momento divertido e prazeroso.

Contudo, uma dica importante é colocar esses elementos mais afastados do fogão, para que a temperatura cause menos danos.

parede de cozinha com prateleiras, quadros e utensílios.

Quadros decorativos para banheiro

Assim como a cozinha, o banheiro também pode receber uma grande diversidade de quadros decorativos. 

É sempre importante reforçar a ideia de que um quadro não é simplesmente um objeto estético, mas é capaz de produzir sensações em quem utiliza determinado cômodo. Portanto, leve isso em consideração na hora de fazer as suas escolhas.

Por exemplo, se o seu banheiro conta com uma banheira, é interessante posicionar uma obra com elementos da natureza, para trazer um sentimento de relaxamento em quem estiver tomando banho.

Além disso, fique atento às dimensões do espaço. Paredes grandes aceitam quadros maiores que, inclusive, ajudam a preencher os espaços. 

Já em ambientes reduzidos, dê preferência para molduras mais finas e delicadas.

Como utilizá-los em áreas gourmet?

Se você possui uma área ou varanda gourmet em sua casa, também pode enfeitá-las com quadros decorativos. Esses espaços são muito utilizados para reuniões, festas e encontros especiais, por isso, merecem bastante destaque.

Além disso, esses também são ambientes que se dão muito bem com níveis altos de personalização, pois são voltados para momentos descontraídos.

Portanto, você pode começar pensando em um tema principal. Por exemplo, há quem seja muito fã de churrasco, de um clube de futebol específico ou apaixonado por café.

Para qualquer um desses casos e muitos outros, é possível encontrar quadros que façam referência a esses gostos pessoais e imprimam bastante originalidade.

Contudo, é importante estar atento a locais com muito vento e incidência de luz solar direta, pois esses podem ser fatores de risco para a preservação das obras.

Como criar quadros decorativos personalizados?

Para aqueles que gostam de atividades manuais e buscam por uma forma de economizar ou apenas de criar soluções altamente personalizadas e únicas, é possível separar um tempo para criar os seus próprios quadros decorativos personalizados.

Os materiais necessários são bem simples e incluem:

  • Papelão;
  • Folhas de EVA nas cores de preferência;
  • Cola;
  • Régua;
  • Tesoura;
  • Lápis;
  • Folhas de ofício

Então, com esses itens em mãos, imprima uma imagem que você deseja emoldurar, mais simples, de preferência — com representações minimalistas de objetos, como frutas e animais, por exemplo — e corte-a no formato do quadro.

Em seguida, recorte o papelão com 0,5 centímetros a mais do que o papel com a imagem impressa e cole um no outro.

Por fim, cole o EVA nas laterais criadas pelo papelão, fazendo o papel da moldura. Pronto! Você já tem as suas obras personalizadas e pode produzir quantas quiser.

Essa é uma ótima ideia de quadros decorativos para quartos de bebês e crianças um pouco maiores. Você pode aproveitar esse momento, inclusive, para incentivar o trabalho manual dos seus filhos e realizar uma atividade produtiva com eles.

Com certeza, eles ficarão orgulhosos de exibirem uma obra própria nos quartos.

Como cuidar de quadros decorativos?

Ao adicionar quadros à sua decoração, é importante estar atento a alguns fatores que podem danificá-los ao longo do tempo, como poluição, temperatura, luz, umidade e produtos de limpeza.

De forma geral, nenhuma obra deve ser colocada em paredes com encanamentos, pois, em caso de vazamentos, elas serão danificadas. 

Da mesma forma, lareiras e churrasqueiras tendem a esquentar e prejudicar a qualidade dos objetos em contato com elas.

Além disso, nunca aplique produtos de limpeza de nenhum tipo em peças que não tenham uma cobertura de vidro e, mesmo nesses casos, dê preferência para panos secos ou úmidos.

Assim, se houver excesso de poeira em pinturas, especialmente as texturizadas, utilize um pincel delicado e com movimentos suaves.

Decore seu imóvel Direcional com quadros! 

Gostou das dicas de como utilizar quadros decorativos na sua casa ou apartamento? A vantagem dessa estratégia é que ela pode ser utilizada em praticamente todos os cômodos da casa, trazendo mais personalidade aos ambientes.

Por isso, se você está pensando em comprar um imóvel, pode conferir todas as opções que a Direcional oferece e contar com mais de 40 anos de experiência no mercado para realizar uma compra com toda a segurança necessária.

Dessa forma, você poderá aplicar todas as inspirações deste conteúdo e planejar os espaços seguindo as tendências mais atualizadas de design de interiores.

E para não perder mais posts como este, continue acompanhando o Blog da Direcional!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas