Ideias de prateleiras para quarto: saiba como escolher a melhor opção

Ideias de prateleiras para quarto: saiba como escolher a melhor opção Riva Incorporadora

Quer saber como deixar o seu quarto mais organizado e bem decorado? Então, confira as ideias de prateleiras para quarto que a Direcional preparou para você!

Na hora da decoração, é importante pensar na praticidade sem perder a sofisticação. Por isso, vamos te mostrar algumas ideias de prateleiras para quarto neste post.

Aliás, as prateleiras são excelentes peças porque tem grande apelo estético e oferecem muita utilidade na hora de organizar itens.

Contudo, é muito importante analisar alguns elementos, como o tipo e o modelo do material, para se assegurar de fazer a compra de um bom produto.

Portanto, confira neste artigo algumas ideias simples para utilizar as prateleiras no seu quarto e dar novos ares ao ambiente. Boa leitura!

Como escolher uma prateleira para quarto?

Seja após comprar um imóvel ou simplesmente porque deseja mudar um pouco o ambiente, é muito importante observar alguns aspectos antes de adquirir prateleiras para o seu quarto.

Sendo assim, 4 elementos que você precisa analisar previamente:

  • Tipo de cômodo: em primeiro lugar, verifique o tipo de cômodo e escolha as prateleiras de acordo com ele. Por exemplo, um artigo para quarto de casal difere daquele para um ambiente com crianças.
  • Espaço disponível: faça medições e compre prateleiras que caibam no espaço do quarto. Você pode falar com um profissional para desenvolver um item planejado para o ambiente.
  • Material das prateleiras: isso é um aspecto importante, pois diz respeito à durabilidade do produto. Assim, prefira materiais como vidro, plástico e madeira MDF para as suas prateleiras;
  • Cores do item: Você sabia que existe uma ciência das cores que explica como elas impactam nos nossos sentimentos? Então, selecione tons que remetem à tranquilidade, como azul, índigo e branco.

Quarto com prateleiras. Imagem ilustrativa para texto ideias de prateleiras para quarto.

Ideais de prateleiras para quarto: veja opções para explorar esse adereço 

Comprar as prateleiras para o seu quarto é apenas o primeiro passo, pois você também precisa ter boas ideias para utilizá-las da melhor forma possível.

Muitas pessoas compram esse adereço pensando apenas na funcionalidade. No entanto, é importante pensar na parte estética para tornar o ambiente ainda mais aconchegante.

Um conjunto de prateleiras que combina com a paleta de cores aumenta a sensação de bem-estar, além de demonstrar um cuidado especial com o cômodo.

Gostou dessa dica? Então, continue lendo para conhecer mais ideias bacanas de como otimizar o uso das prateleiras no seu quarto!

Use com objetos decorativos

Você pode usar as prateleiras do quarto para evidenciar os objetos decorativos do ambiente e dar um pouco de sua personalidade ao recinto.

Assim, você pode separar as peças decorativas por categoria para criar uma ideia de organização maior e otimizar o uso de suas prateleiras.

Todavia, tenha cuidado para não encher com muitos objetos e passar uma impressão de desorganização, com muitos itens empilhados. Utilize o seu bom senso!

Aproveite para colocar livros 

Você pode utilizar as prateleiras para organizar seus livros, caso não queira gastar dinheiro com estantes ou não possua espaço disponível para elas.

Falando nisso, uma das grandes vantagens das prateleiras se refere à economia de espaço, visto que elas podem ficar suspensas nas paredes do quarto.

Desse modo, uma das principais ideias de prateleiras para livros no quarto consiste em separá-los de acordo com o tamanho e dividi-los de forma uniforme no móvel.

Use como uma mesa de cabeceira

Uma das melhores ideias para usar as prateleiras no seu quarto diz respeito a colocá-las ao lado da sua cama, como uma espécie de mesa de cabeceira.

Em muitos lares, não há espaço suficiente para colocar móveis. Ao utilizar as prateleiras dessa maneira, você tem um item que providencia a função necessária para acomodar objetos do cotidiano, como celular, relógios e porta-retratos.

Além disso, esse uso passa uma ideia de modernidade e sofisticação para o ambiente, ajudando a criar um visual único e bastante organizado.

Use em diferentes locais do quarto: acima da cama, no canto, em uma única parede 

Como falamos anteriormente, a grande vantagem das prateleiras tem relação com as possibilidades de otimização de espaço que elas oferecem.

Assim sendo, pense que elas podem ficar em diferentes lugares do seu quarto, como em cima da cabeceira da cama, ocupando toda parede, no canto, em locais mais baixos, e assim por diante.

Para tal, analise suas necessidades, escolha o espaço que mais lhe agrada e, principalmente, que faça sentido com a organização do ambiente.

Apenas tenha cuidado na hora de colocá-las para não atrapalhar a passagem das pessoas ou ocasionar quedas constantes dos objetos devido a esbarrões.

Prateleiras para quarto infantil: aproveite opções úteis e divertidas 

No quarto infantil, as prateleiras são itens indispensáveis. Portanto, é necessário ter boas ideias para aproveitar o espaço e ajudar na organização dos objetos.

Lembre-se: estamos falando de um quarto específico para crianças. Então, não escolha móveis de cores muito escuras ou sóbrias demais.

É possível encontrar prateleiras divertidas para quarto de bebê e de crianças, com cores mais chamativas e lúdicas.

Acomode os itens decorativos, os livros e brinquedos nas prateleiras de forma que facilite a sua rotina, pois normalmente os pequenos pegam esses itens com frequência.

Contudo, tenha cuidado com peças pequenas no alcance das crianças. Se possível, evite usá-las ou as coloque nos lugares mais altos e de difícil acesso.

Quarto de criança com prateleiras. Imagem ilustrativa para texto ideias de prateleiras para quarto.

Com essas dicas, você já sabe como usar as prateleiras no seu quarto!

Com essas ideias, você está pronto para escolher as melhores prateleiras que irão complementar a decoração do seu quarto e tornar seu ambiente mais leve e sofisticado.

Aliás, a sofisticação é uma das marcas da Direcional, construtora com mais de 40 anos de experiência no ramo de imóveis.

Os nossos clientes têm acesso a empreendimentos em lugares privilegiados, espalhados em 13 estados brasileiros, com todo conforto e segurança que você merece.

Quer saber como comprar um imóvel e deixar para trás o aluguel? Então, conheça a Direcional e veja como podemos ajudar você a conquistar esse sonho!

Também não esqueça de continuar aqui no Blog da Direcional para ter acesso a outros conteúdos exclusivos sobre decoração de ambientes!

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas