IDH: conceito, importância, indicadores e como é calculado

IDH: conceito, importância, indicadores e como é calculado Riva Incorporadora

O IDH é um indicador fundamental quando falamos sobre cidades com boa qualidade de vida. Entenda o que é e qual sua importância!

O IDH é muito utilizado para determinar o desenvolvimento de uma região e a qualidade de vida que ela oferece para seus moradores. Por isso, é um excelente indicativo para se atentar ao buscar a cidade em que você pretende estabelecer seu lar.

Confira, neste artigo, o que é IDH, a importância de acompanhar o índice e como ele influencia o mercado imobiliário!

O que é o IDH e como ele é calculado?

É bastante comum ouvirmos falar em IDH em diversas notícias e publicações, mas muitas pessoas podem se perguntar, afinal, o que isso significa. A sigla quer dizer Índice de Desenvolvimento Humano e é um indicador mensurado a longo prazo que leva em consideração três dimensões essenciais: saúde, educação e renda.

Segundo o PNUD Brasil (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o IDH foi criado para oferecer um contraponto ao PIB (Produto Interno Bruto) — indicador que leva em conta apenas a dimensão econômica.

Assim, desde que foi criado, em 1998, o IDH passou a ser acompanhado como uma medida geral do desenvolvimento de uma região específica, cidade, estado ou país, para delinear a situação atual desses locais em relação às três dimensões citadas e indicar as melhorias que podem ser adotadas.

Cálculo do IDH no Brasil 

De acordo com o último Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD, publicado em 2023 e com referências dos anos de 2021 e 2022, o Brasil figura em 87º lugar no ranking mundial de desenvolvimento, com um índice de 0,754 — uma queda significativa em relação a 2020, que foi de 0,765 e colocava o país em 84º, algo que pode ser explicado especialmente pelas dificuldades enfrentadas com a pandemia de covid-19.

Para estabelecer o IDH do Brasil, as três dimensões do desenvolvimento humano são analisadas da seguinte maneira:

  • saúde: leva em conta a longevidade, utilizando dados sobre expectativa de vida;
  • educação: usa taxas de analfabetismo e matrículas em todos os níveis de ensino;
  • renda: considera o PIB per capita corrigido pelo poder de compra dos cidadãos.

A partir dos números obtidos em cada um desses aspectos, é calculada uma média que designa o IDH brasileiro. Lembrando que o cálculo também pode ser feito para estados, cidades ou regiões em que se possa mensurar esses dados da mesma maneira, indicando o desenvolvimento específico de localizações menores.

Qual a importância de saber o IDH de uma cidade?

Saber o IDH de uma cidade é importante na hora de analisar como está o desenvolvimento de onde você mora ou pretende morar, afinal, ao buscar qualidade de vida, além de comprar um apartamento que oferece boa infraestrutura, é fundamental saber se ele está localizado em uma região bem-estruturada.

Como o IDH leva em consideração a saúde, educação e renda de um local, com ele você pode ter uma ideia de se a região tem bons serviços de saúde, escolas e empregos, por exemplo — fatores que podem influenciar as pessoas até mesmo a mudarem de cidade em busca de melhores condições de vida.

Assim, conhecer o IDH de uma cidade ajuda a população a entender quais são as necessidades de desenvolvimento do local e a cobrar maior eficiência do poder público para que saúde, educação e renda melhorem, trazendo maior qualidade de vida e valorização para o município.

Como o IDH valoriza o mercado imobiliário?

Já que o IDH reflete as condições de desenvolvimento social, considerando educação, saúde e renda, acaba tendo uma influência direta no mercado imobiliário, pois a busca por moradia em locais com maior qualidade de vida é um dos focos de quem está decidindo onde quer se estabelecer.

E isso se aplica em diversos níveis, desde alguém disposto a mudar de estado, como sair das grandes cidades do Sudeste e morar na Bahia, em busca de menos estresse, até se deslocar em uma mesma cidade, saindo de um distrito mais urbanizado do Rio de Janeiro, por exemplo, para o bairro Guaratiba, que conta com natureza exuberante.

Conte com a Direcional para ter qualidade de vida em seu novo lar

A Direcional está há mais de 40 anos ajudando brasileiros em 13 estados e no Distrito Federal a conquistarem sua moradia própria, sempre priorizando empreendimentos com infraestrutura de alta qualidade em excelentes cidades por todo o país.

Entre em contato com nossos consultores e descubra os imóveis que estamos oferecendo em diversas regiões do Brasil!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas