Decoração de lavanderia: dicas para planejar e organizar a sua

Decoração de lavanderia: dicas para planejar e organizar a sua Riva Incorporadora

A decoração da lavanderia torna esse ambiente de tarefas domésticas mais prático e bonito. Confira dicas para ter um espaço funcional e harmonioso neste artigo!

A lavanderia precisa ser um dos ambientes mais funcionais dentro de um lar, afinal, é um espaço próprio para lavar as roupas dos moradores, tarefa essencial do cotidiano doméstico. Pensando nisso, a decoração deve ser focada em otimizar o espaço para facilitar o cuidado com as peças. 

Continue conosco nesta leitura para conhecer dicas de decoração de lavanderia e tornar o seu espaço mais funcional!

Qual a diferença entre área de serviço e lavanderia? 

Muitas pessoas se perguntam qual a diferença entre uma lavanderia e uma área de serviço e, de modo geral, a primeira é um espaço específico para fazer a lavagem das roupas, enquanto a segunda costuma ser um local que abarca mais tarefas como estender, secar, e até mesmo passar, dependendo do tamanho do ambiente.

No entanto, hoje em dia, mesmo em um espaço compacto, a decoração de uma lavanderia pequena e simples pode ampliar muito as possibilidades desse ambiente, incluindo varais e armários que auxiliam no cuidado geral das roupas da família.

Como decorar uma lavanderia? 

Tanto a decoração de lavanderia externa quanto interna pode ser harmoniosa e funcional, com detalhes que trazem praticidade e beleza para esse espaço em que as pessoas costumam passar algum tempo cuidando das roupas. Confira algumas dicas!

Cores e texturas

Dar uma atenção especial às cores das paredes, móveis e objetos da lavanderia pode mudar totalmente a estética do ambiente, tornando-o muito mais agradável. 

Em geral, cores claras, como branco e cinza, trazem para a lavanderia um ar de limpeza que combina muito com o ambiente. Mas, atualmente, as tendências de cores escuras também chegaram a esse espaço da casa e estão em alta. 

Paredes claras com armários em preto, azul marinho ou verde escuro — cores que estão na moda há algum tempo no design de interiores — dão um destaque especial a essa área da casa. Outra tendência é utilizar paredes com textura, azulejos em padrões geométricos ou tijolinhos naturais ou pintados para estilizar o espaço.

E o mais interessante é que você pode tanto combinar esses detalhes com os da cozinha, caso a lavanderia seja integrada a ela, unificando os ambientes, ou, ainda, diferenciar totalmente os dois locais, criando uma lavanderia com decoração exclusiva.

Móveis e bancadas

Os móveis são extremamente importantes para a decoração da lavanderia, especialmente quando ela é mais compacta. Uma tendência atual tem sido instalar bancadas de mármore em cima de máquinas de lavar horizontais para otimizar o espaço.

Outra ideia é aproveitar ao máximo o espaço vertical, utilizando armários e prateleiras até o teto para guardar produtos de limpeza e outros equipamentos que você possa precisar para cuidar das roupas.

Os armários com portas de correr, além de darem um ar minimalista e elegante à lavanderia, também são ótimos para ocupar menos espaço, já que você não precisa abrir as portas para fora. Em alguns casos, é possível até mesmo planejar um armário embutido que esconda a máquina de lavar e o tanque, deixando a lavanderia livre e organizada.

decoração de lavanderia: mulher tirando roupas de máquina de lavar

Objetos de decoração

Caprichar nos itens de decoração para lavanderia também pode fazer toda a diferença. E o melhor é que eles podem ser bonitos e úteis! Cestos organizadores de vime, tecido ou plástico trazem todo um charme e podem ser colocados em prateleiras para guardar panos e produtos de limpeza. 

Também é possível encontrar barras e penduradores estilosos para fixar em móveis ou na parede para pendurar cabides que facilitam na hora de estender e recolher roupas. 

Sua lavanderia só tem espaço para prateleiras? Que tal comprar potes e borrifadores no mesmo estilo para colocar os produtos de limpeza e substituir as embalagens originais? Assim o espaço fica muito mais harmônico! 

Além disso, investir numa decoração de lavanderia com plantas pendentes traz alegria para o espaço e algumas folhagens adoram esse ambiente que costuma ser mais úmido na casa. É o caso das jiboias e heras, por exemplo.

mãe e filha em lavanderia decorada

Como organizar uma lavanderia simples? 

Com as dicas acima, sua lavanderia já vai ficar linda! Agora é importante saber aproveitar ao máximo os espaços disponíveis para organizar de maneira funcional e prática esse ambiente.

Deixe a circulação livre

Em um espaço pequeno, é essencial deixar o máximo possível de área livre para que as pessoas possam circular. Por isso, nada de deixar baldes e bacias no chão. Tente comprar utensílios que possam ser guardados uns dentro dos outros de forma organizada e que caibam em um armário.

Além disso, dê preferência a varais de teto em vez de investir em varais de chão. Os modelos retráteis são excelentes opções para deixar o ambiente mais claro e livre quando não houver roupas estendidas, pois eles ficam discretamente encostados na parede.

Organize produtos e panos

Chegou a hora de usar os cestos e caixas organizadoras a seu favor. Primeiramente, analise bem quais são os itens que você precisa guardar. Panos podem ser guardados em caixas menos altas, já que são maleáveis. Já produtos de limpeza, que costumam ter alturas variáveis, podem ser guardados em cestos abertos, seja dentro ou fora de armários.

Uma ideia é encontrar recipientes do tamanho exato para que você divida os produtos em categorias, separando os de limpeza geral dos para lavagem de roupa, por exemplo. Assim fica muito mais fácil encontrá-los quando você precisar.

Deixe à mão os itens mais usados

Se os seus armários e prateleiras chegam até o teto, provavelmente o que fica mais no alto é mais difícil de acessar, certo? Por isso, busque separar os itens mais usados no dia a dia e deixá-los nas prateleiras mais baixas, deixando as mais altas para o que você usa só de vez em quando.

O mesmo vale na hora de guardar produtos em armários e cestos: deixe mais à frente o que usa mais e mais no fundo o que não usa tanto. Parecem pequenos detalhes, mas isso acaba facilitando muito as tarefas na lavanderia.

Evite o acúmulo de roupas

Sim, a lavanderia é um espaço em que as roupas são protagonistas. Mas deixá-las acumular deixa o ambiente desorganizado e pode até mesmo atrapalhar na hora da lavagem.

Se você usa a lavanderia para acumular as roupas para lavar, procure deixá-las em cestos dentro de armários e lave assim que o recipiente estiver cheio. Isso ajuda até mesmo a criar um cronograma de lavagens, já que as peças costumam se acumular em períodos parecidos no dia a dia.

Após estender, evite deixar elas por muito tempo nos varais ou recolhidas em cestos na lavanderia. Isso porque, além de perder o cheirinho de lavadas, elas ainda podem ficar mais amarrotadas e difíceis de passar. Sempre que possível, recolha, dobre e guarde-as em seus devidos armários. Além de deixar a lavanderia livre, você ainda pode economizar energia elétrica evitando usar em demasia o ferro de passar.

A decoração de lavanderia pode transformar o ambiente!

Com algumas dicas simples, é possível tornar até mesmo uma lavanderia pequena em um espaço bonito e agradável em casa. Planejar a organização, as cores, os móveis e os objetos de decoração traz praticidade e funcionalidade a esse espaço reservado para lavar roupas, dando mais tranquilidade e tempo extra para o seu lazer.

Para se inspirar na hora de decorar sua lavanderia ou outros espaços no seu lar, uma ideia excelente é visitar apartamentos decorados, pois o design de interiores desses espaços está sempre de acordo com as últimas tendências em beleza e otimização dos ambientes.

A Direcional tem o compromisso de ajudar os brasileiros a conquistarem a casa própria, e nada como ter um espaço bonito e funcional. Para mais dicas, acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas