Decoração com tijolinho: como usar? Inspire-se nestas ideias

Decoração com tijolinho: como usar? Inspire-se nestas ideias Riva Incorporadora

Está em dúvida de como trazer um diferencial para a decoração do apartamento? Conte com a parede de tijolinhos para isso e se inspire!

Usar o tijolinho na decoração pode transformar todo o ambiente e deixá-lo com um toque muito mais aconchegante, estiloso e moderno. Apesar de trazer um aspecto mais rústico para o espaço, esse tipo de revestimento é bastante versátil e combina com os mais variados projetos decorativos.

Outro ponto positivo da parede de tijolinho é que você pode adaptá-la para diferentes cômodos. Com isso, é possível ter uma variedade ainda maior de ideias e inspirações para aplicar no seu apartamento.

Para dar o primeiro passo e investir em uma decoração com tijolinho à vista, acompanhe este artigo e fique por dentro de várias sugestões para se inspirar!

Quais são os principais tipos de tijolinhos para decoração?

Manter o apartamento decorado traz um novo ar ao entrar no imóvel. Afinal, você consegue se identificar cada vez mais com o seu cantinho e pode desfrutar da liberdade de testar as mais diversas ideias de decoração, do jeito que o seu coração mandar.

O melhor ainda é que os tijolinhos oferecem ainda mais opções para você usar. Confira os principais tipos para experimentar no seu apartamento!

Tijolinhos à vista

Os tijolinhos à vista são feitos com o aproveitamento do material de estrutura da casa, porém, em um acabamento ainda mais completo. Desse modo, é possível observar o posicionamento das peças junto à argamassa, que proporciona um efeito totalmente rústico, muito utilizado na decoração estilo industrial

Para quem busca mais praticidade e facilidade para mudar o ambiente sempre que desejar, é possível utilizar placas 3D ou papéis de parede com a padronagem de tijolos à vista.

Tijolinhos brancos

Os tijolinhos brancos são mais discretos e dão ao cômodo um toque mais sofisticado, assim como uma parede com textura. Esse modelo combina bastante com ambientes minimalistas ou com a decoração escandinava, que aproveita as cores claras para valorizar a iluminação natural.

Papel de parede de tijolinhos 

O papel de parede de tijolinhos pode ser aproveitado nos mais diferentes cômodos e com padronagens alternativas à coloração tradicional do material ou o branco. Sem mencionar que a aplicação é prática, conta com alta durabilidade e é de fácil manutenção.

Esse tipo de decoração com tijolinho pode ser aproveitada, por exemplo, nos locais mais intimistas, como o quarto. O uso do papel de parede atrás da cama de casal pode complementar a cabeceira, se houver, ou ser posicionado no lugar desse acessório.

Decoração com tijolinho
Decoração com tijolinho

Tijolinho de vidro

Para facilitar a limpeza ou trazer um toque de elegância para o cômodo, é possível apostar no material de vidro. Esse detalhe ajuda a trazer mais transparência para os ambientes, valorizar a iluminação e ainda aproveitar as características de posicionamento dos tijolos.

Onde usar a decoração com tijolinhos?

O que não faltam são opções de cômodos para usar a decoração com tijolinhos. Inspire-se com as seguintes ideias!

Cozinha

Na cozinha, por ser um ambiente com maior circulação e fácil acúmulo de sujeira, é interessante investir em materiais que sejam de fácil limpeza e que não acumulem umidade. Desse modo, os modelos de vidro, porcelanato ou cerâmica podem ajudar na decoração.

Seja para separar ambientes, seja para complementar o balcão ou as paredes, esse tipo de decoração traz uma cara nova para a sua cozinha. Além disso, tem de tudo para combinar facilmente com os eletrodomésticos.

Varanda

A varanda também pode receber a decoração com tijolinhos, tanto no parapeito quanto nas paredes. Para escolher a melhor aplicação, observe as características físicas do espaço, como incidência de luz, passagem de água e demais adereços presentes no local.

Área gourmet 

A área gourmet também tem tudo a ver com esse tipo de revestimento. Inclusive, você pode aproveitar para fazer uma churrasqueira de tijolinho como decoração funcional ou aplicar o material nas paredes do espaço.

Decoração com tijolinho
Decoração com tijolinho

Banheiro

O banheiro, assim como a cozinha, precisa de materiais resistentes à umidade e ao acúmulo de sujeiras. Por isso, opções com acabamento vinílico e impermeável podem facilitar a aplicação e a durabilidade da decoração.

Corredor ou hall

A parede de tijolinho também pode fazer parte do hall e dos corredores, tanto do apartamento quanto do condomínio. Se o prédio já tem esse detalhe na decoração externa, trazer o revestimento para dentro do imóvel só vai agregar valor à estética e à composição dos ambientes. 

Ponto focal na parede da sala ou do quarto

Lembre-se também de que você não precisa fazer uma parede inteira ou todo o cômodo de tijolinhos. É possível escolher um ponto focal para valorizar a decoração de apenas uma parte do espaço.

Esse é o caso da cabeceira da cama, parede da televisão ou painéis. Por esse motivo, o material tem de tudo para favorecer a decoração da sala de estar ou do quarto de casal, por exemplo.

Decoração com tijolinho
Decoração com tijolinho

O que combina com uma parede de tijolinhos?

Por ser um tipo de decoração versátil, você pode utilizar diferentes elementos para combinar com uma parede de tijolinhos. Tudo vai depender do estilo decorativo escolhido para o cômodo e os componentes já presentes no ambiente.

Para se inspirar, confira alguns elementos que fazem uma boa composição com a parede de tijolinhos!

Móveis de madeira

A madeira e o tijolo podem ser melhores amigos, principalmente em uma decoração com estilo mais natural. Além de as cores tradicionais conversarem entre si, são elementos que combinam facilmente com outros móveis, cores e objetos decorativos.

Uma maneira de combinar a parede de tijolos com os móveis de madeira é a criação de um canto alemão. Assim, você pode dividir espaços, trazer uma maior sensação de amplitude e aproveitar uma composição funcional.

Decoração com tijolinho

Cores neutras

O tijolo, em sua coloração natural, traz um toque de vivacidade para o ambiente. Para não trazer um conflito de cores e manter a harmonia visual, vale a pena optar por tons neutros. Desse modo, o destaque fica para a textura ou os demais objetos e móveis do espaço. 

Plantas

Você pode investir também em plantas pendentes no apartamento ou posicionadas em vasos no chão e nos móveis para combinar com a parede de tijolinho. Ambos os elementos ajudam a deixar o local mais intimista e conectado com a natureza.

Quadros

Outra opção é usar quadros na parede com tijolos ou no lado oposto. A disposição das molduras e das artes depende do estilo de decoração escolhido para o ambiente, mas a união desses componentes deixa qualquer lugar muito mais estiloso.

Iluminação aconchegante

A escolha do jogo de luzes também é vantajosa para a decoração com tijolinho. Uma iluminação com tons amarelados, por exemplo, deixa o cômodo mais aconchegante e ajuda na sensação de relaxamento.

Como escolher a decoração do apartamento?

Decidir a decoração para o seu lar não é uma tarefa fácil, mas você pode observá-la como um processo. Afinal, é possível escolher, aos poucos, os elementos que expressem a sua personalidade e as suas ideias para o ambiente.

A decoração com a parede de tijolinhos é uma opção interessante. Além de combinar estilos clássicos com modernos, essa é uma ideia versátil e que favorece os mais variados gostos.

Que tal dar o primeiro passo na decoração ao pensar na área externa? Saiba como montar uma churrasqueira no seu apartamento e aproveitar o espaço do jeito que desejar!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas