Etapas de uma obra: como acompanhar um imóvel em construção?

Etapas de uma obra: como acompanhar um imóvel em construção? Riva Incorporadora

Vai comprar um imóvel em construção? Fique por dentro do que observar para acompanhar as etapas de uma obra!

Na hora de comprar um imóvel, você pode se deparar com diversas opções. Dentre elas, existe a possibilidade de adquirir um apartamento na planta, em construção ou já finalizado. Para quem parte para a segunda opção, saber como acompanhar as etapas de uma obra faz toda a diferença!

Seja para saber quando você vai poder ter em mãos as chaves do seu novo imóvel, seja para verificar se tudo está saindo dentro dos conformes, saber no que consiste cada fase de uma construção vai ajudar a controlar a ansiedade. Sem mencionar que, ao acompanhar na íntegra, você pode solicitar os ajustes desejados e garantir que o apartamento fique do jeito que sempre quis.

Para saber como acompanhar de perto as etapas de uma obra, confira, neste artigo, o que você precisa observar!

Quais são as etapas de uma obra?

Quem opta por comprar um apartamento na planta ou em construção deve saber que, antes de ter o seu imóvel pronto, será necessário acompanhar cada detalhe da sua realização.

Ao verificar tudo de perto e saber como acontecem os processos, você tem mais previsões de quanto tempo demora cada etapa de uma obra, quais são os materiais usados e o que é preciso observar após a finalização.

Para começar nessa missão e tirar de letra a tarefa de acompanhar de perto a construção do seu apartamento, conheça as etapas de uma obra!

Projeto

A origem de tudo está no projeto arquitetônico para o imóvel. Essa é a fase que antecede a construção, realizada por um profissional da Arquitetura, e que pode levar até 4 meses para ser finalizada.

A proposta é montar um projeto de acordo com a estrutura, estilo arquitetônico, jogo de iluminação, alvenaria e demais componentes de um imóvel. Junto ao arquiteto, um profissional de Engenharia vai acompanhar esse processo do ponto de vista técnico, a fim de garantir que o local cumpra a legislação vigente e obtenha a aprovação da prefeitura.

Preparação do terreno

Com o projeto finalizado, o mestre de obras é o profissional que entra em cena. Esse é o responsável por coordenar a equipe de profissionais construtores e se certificar de que o orçamento seja devidamente administrado.

No entanto, para isso, é preciso garantir que o terreno esteja pronto para dar início às obras. A limpeza, nivelação e preparação do espaço são fundamentais para evitar quaisquer prejuízos durante a construção.

Estrutura e alvenaria 

O próximo passo é começar a fundação da obra, que faz parte da etapa de estrutura. Esse é um processo que pode durar até 1 ano (dependendo do método de construção), uma vez que cuida de todos os elementos que sustentarão o imóvel, nivela as estruturas que mantêm o lugar de pé e equilibra o peso da construção.

Em outras palavras, é necessário realizar toda a estrutura de suporte do espaço. Primeiramente, são feitas as etapas de fundação e, em seguida, são construídas as paredes, vigas, colunas e escadas.

Torre da caixa d’água, verga e contraverga também fazem parte da alvenaria e devem ser elaboradas nesse período. Com isso, é possível passar para a estrutura que completa essa etapa: a laje.

Tanto estruturas horizontais quanto verticais são responsáveis por sustentar a construção. Desse modo, é uma das fases mais complexas e que exige alto nível de precisão.

Vale destacar que as condições climáticas, o tamanho da equipe e a disponibilidade dos materiais influenciam diretamente o prazo e o andamento desta etapa. Afinal, com chuvas ou muitos ventos, os profissionais não podem trabalhar sem ter o serviço prejudicado e produtos desperdiçados, uma vez que a estrutura ainda não está coberta. 

etapas de uma obra 2 Etapas de uma obra: como acompanhar um imóvel em construção?

Instalações

A próxima etapa consiste em instalar os aparatos elétricos e hidráulicos, fundamentais para o uso do imóvel no dia a dia. O posicionamento estratégico de cabos, canos, tomadas, lâmpadas, torneiras e demais equipamentos faz toda a diferença.

É nessa etapa também que são colocadas as louças de banheiro, cozinha e lavanderia, como tanque, vaso sanitário, pia, cubas, chuveiro, entre outros itens. Nesse momento, o estilo arquitetônico e de decoração precisam estar definidos para dar início à harmonização do ambiente.

Acabamentos

Na última etapa, quem já pensou na decoração de apartamento, vai adorar acompanhar ainda mais de perto. Afinal, é durante a fase dos acabamentos que são instalados os revestimentos, os pisos, as cerâmicas e a pintura.

Aqui, entra em cena também o trabalho de profissionais como designers de interiores. Além disso, a sua participação nas escolhas dos materiais pode ser ainda maior, para garantir que os ambientes fiquem do jeito que você gosta.

etapas de uma obra sala de jantar Etapas de uma obra: como acompanhar um imóvel em construção?
Sala de jantar do New Time Residence, empreendimento da Direcional em Contagem, MG

Como acompanhar a obra de um apartamento em construção?

Mas, afinal, o que fazer para acompanhar todas as etapas de um apartamento na planta ou em construção? Uma vez que fazer parte da fase de dar vida ao imóvel é importante para garantir que os planos sejam concretizados, nada melhor do que conferir algumas dicas práticas para realizar o monitoramento dos processos. Saiba mais!

Verifique o cronograma

Toda obra tem um cronograma a ser seguido e você deve acompanhá-lo. Desse modo, é possível saber se as previsões estimadas no contrato de compra e venda serão devidamente cumpridas e contribuir para evitar atrasos.

No entanto, é preciso considerar também os fatores externos à obra que podem comprometer os prazos estabelecidos. Por esse motivo, é fundamental também ficar por dentro dos motivos que causaram pausas, longos períodos de interrupção das atividades ou quaisquer imprevistos.

Aqui na Direcional, os clientes podem acompanhar o andamento das obras pelo nosso portal de relacionamento, o Pode Morar. Além disso, com apenas alguns cliques, é possível:

  • Antecipar parcelas e acessar boletos;
  • Fazer solicitações para o nosso time de atendimento;
  • Ver fotos da obra;
  • Visualizar documentos do imóvel e muito mais!

Comunique-se com a construtora

Inclusive, para garantir um bom contato com a obra, é importante manter uma boa comunicação com a construtora. Assim, todas as novidades são informadas e você pode compreender como está o andamento da obra.

Visite o local 

A sua presença no local do empreendimento também pode ajudar no andamento da obra. Tirar alguns dias para verificar o progresso, analisar detalhadamente o que já foi construído e fazer sugestões ou apontamentos é uma iniciativa importante para manter o projeto dentro das suas expectativas.

Dica extra: escolha uma construtora de confiança 

Para não passar por desconfortos ou ter surpresas negativas ao longo da obra, é importante ter ao seu lado uma construtora de confiança. Com isso, a compra de um apartamento na planta ou em construção se torna muito mais tranquila e vantajosa.

A Direcional está no mercado há mais de 40 anos e a modernização faz parte dos nossos processos. Unimos a tecnologia com as práticas de ESG, aumentando a eficiência e agilidade na construção.

Um exemplo disso é o método construtivo de parede de concreto. Com a união de formas de alumínio para segmentar os cômodos, é possível otimizar o tempo da obra, sem deixar de lado a segurança e a qualidade em cada etapa.

Somos capazes de construir duas torres de cinco pavimentos, da fundação até o acabamento, em 45 dias, com 99,6% de industrialização, prezando pelos mais altos protocolos de sustentabilidade.

 Além da qualidade nos serviços, a Direcional conta também com opções de financiamento imobiliário na planta, inclusive pelo programa do Governo, Minha Casa, Minha Vida.

Você com as chaves do imóvel em mãos

Após acompanhar todas as etapas de uma obra, resta apenas a entrega das chaves do seu imóvel. Com isso, você pode se preparar para construir memórias incríveis em um espaço seu, com a certeza de que realizou uma nova conquista.

Existem diversos fatores a serem observados nas etapas de uma obra. Conhecer o que faz cada fase da construção civil ajuda a alinhar expectativas e a monitorar o andamento com mais tranquilidade e confiança.

A oportunidade de ter o seu imóvel está batendo na sua porta. Encontre seu apartamento com a Direcional e aproveite as vantagens de ter um lugar para chamar de seu!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas