Apartamento na planta ou em construção? Acerte na escolha!

Apartamento na planta ou em construção? Acerte na escolha! Riva Incorporadora

Na hora de adquirir um novo imóvel, será que é melhor comprar apartamento na planta ou em construção? Saiba como escolher!

Uma dúvida comum na hora de adquirir um novo imóvel é sobre comprar apartamento na planta ou um em construção. Ambas as opções apresentam vantagens e desvantagens, que precisam ser avaliadas conforme os seus objetivos e as suas necessidades.

Para isso, nada melhor do que conferir tudo o que você precisa saber sobre esses dois tipos de empreendimento. Assim, é possível tirar as principais dúvidas, conhecer novas possibilidades e, principalmente, ter certeza da opção mais adequada para o seu caso.

Neste artigo, descubra se é melhor comprar apartamento na planta ou em construção! 

Apartamento na planta ou em construção? 

O processo de comprar apartamento na planta ou em construção é uma etapa muito importante na vida da maioria das pessoas, seja o primeiro imóvel, seja uma nova aquisição. Afinal, esse é um investimento considerável, que tem uma longa durabilidade. 

Desse modo, acertar na escolha é fundamental para valorizar as suas finanças e garantir que tenha o apê que você sempre quis. Entre as principais opções de investimento imobiliário, você pode encontrar imóveis na planta ou em construção. A seguir, saiba mais sobre cada uma das alternativas.

Apartamento na planta

Um apartamento na planta é ainda um projeto a ser construído. Nesse caso, está em fase de planejamento e pode receber ajustes, de acordo com as preferências dos clientes. 

Dentre as principais vantagens de um apartamento na planta, destacam-se os preços. Tanto as parcelas de financiamento quanto o valor total podem ser mais baratos, uma vez que o prazo até que o empreendimento seja concluído tende a ser maior.

Além dos preços mais atrativos, o apartamento na planta conta com a possibilidade de personalização, mais perspectivas de valorização ao longo do tempo e aplicação de valores no seu imóvel, como as práticas de ESG na construção civil. Essas vantagens podem aprimorar o seu investimento, principalmente se você não tem tanta pressa para receber as chaves.

Apartamento em construção

O apartamento em construção, por sua vez, já está nas etapas mais avançadas da obra. Com o processo em andamento, é possível receber o imóvel com um menor tempo de espera, além de visualizar de perto o produto final antes de concluir a compra.

Como consequência, esse é um empreendimento que conta com custos maiores, tanto no financiamento quanto na compra à vista. Contudo, quem tem vontade de se mudar rápido e quer o imóvel à disposição para uso, locação e demais objetivos, pode desfrutar mais da agilidade na entrega de uma obra que já está em andamento.

Como escolher um apartamento na planta ou um apartamento em construção?

Para acertar na escolha do seu novo imóvel, independentemente de ser um apartamento na planta ou em construção, é importante ter alguns cuidados indispensáveis para evitar prejuízos ou alguma insatisfação no futuro. Confira a lista!

Conte com uma construtora/incorporadora confiável

Ter o apoio de uma empresa que sabe o que faz é a melhor escolha. Afinal, uma construtora ou incorporadora confiável é capaz de oferecer todos os recursos necessários para fazer uma boa compra, além de prezar pela qualidade nas obras do imóvel.

Assim, você tem a segurança de que não terá nenhuma surpresa negativa ao receber o seu apartamento. Mesmo em caso de imprevistos, com uma empresa confiável, é possível ter os problemas solucionados de forma proativa e eficiente.

Avalie a localização do empreendimento

O local do imóvel também é um diferencial. Isso porque alguns bairros passam pela valorização ao longo dos anos, por meio de inovações na região e melhorias na infraestrutura. Desse modo, é possível fazer o seu investimento valer ainda mais com o passar do tempo.

A vizinhança também influencia na qualidade de vida no apartamento. Ter comércios, escolas, hospitais e demais estabelecimentos nos arredores traz muito mais praticidade para a sua vida e evita longos deslocamentos para realizar as atividades cotidianas.

Confira as condições de financiamento

Avaliar as condições de financiamento imobiliário é mais um cuidado que toda pessoa deve ter ao comprar um apartamento. Com isso, há mais chances de encontrar um parcelamento que se adapte ao seu planejamento financeiro, agregando às finanças, em vez de trazer complicações no futuro.

Certifique-se das garantias oferecidas

Todo imóvel precisa de garantias, seja na planta, seja em construção. Fazer essa negociação com a construtora ou incorporadora ajuda a conhecer os seus direitos como novo proprietário e saber a quem recorrer para solucionar questões, se for necessário.

Um apartamento na planta em Fortaleza, por exemplo, que conta com a proteção contra danos aparentes e não aparentes, inclusive aqueles relacionados às condições climáticas, oferece muito mais segurança ao comprador.

Analise as perspectivas de valorização imobiliária

Alguns imóveis, principalmente os que recebem uma maior atenção na construção, têm melhores perspectivas de valorização imobiliária. Para estimar as chances de o seu investimento render mais nos próximos anos, vale a pena conferir detalhes como a localização, meios de transporte da região, implementações inovadoras no apartamento e a preservação da estrutura.

Comprar um apartamento na planta em São Paulo ou um imóvel em construção perto de uma estação de metrô que está na fase de planejamento, por exemplo, permite elevar a valorização do imóvel nos próximos anos.

Considere a disponibilidade de recursos para a compra

Fazer uma avaliação da sua situação financeira também é um passo importante. Com isso, você pode decidir se deseja juntar dinheiro para comprar um apartamento ou fazer um financiamento.

Inclusive, esse cuidado ajuda no cálculo e na comparação dos gastos do imóvel na planta e em construção, a fim de identificar qual opção está mais alinhada aos seus recursos atuais.

Entenda o contrato de compra e venda

Antes de comprar o apartamento, é preciso ler com atenção todo o contrato de compra e venda. Tire todas as dúvidas que surgirem antes de assinar, para garantir que você tenha ciência dos detalhes do empreendimento e da negociação. Desse modo, é possível conhecer plenamente os seus direitos e deveres sobre o imóvel.

Acompanhe o cronograma de entrega da obra

Um compromisso que a construtora ou incorporadora precisa ter é com a data de entrega do imóvel. Por isso, é importante também que você fique de olho no cronograma para acompanhar tudo de perto e assegurar que os prazos sejam cumpridos.

Seu imóvel em mãos

A regra é clara para acertar na escolha do seu novo apartamento: é preciso conhecer os seus objetivos. Avaliar prazos de entrega, valores, condições de financiamento e as garantias da construtora é um cuidado indispensável.

Ao saber do que você mais precisa em um imóvel, é possível escolher com mais facilidade se prefere um apartamento na planta ou em construção. Assim, o próximo passo é garantir a sua compra e apreciar a nova aquisição.
Quer saber onde encontrar o seu novo imóvel? Conte com a Direcional para comprar o seu apartamento dos sonhos e conheça empreendimentos inovadores nas mais variadas regiões do país!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas