Investimento imobiliário: tudo que se deve saber antes de começar a investir

Investimento imobiliário: tudo que se deve saber antes de começar a investir Riva Incorporadora

Muitas pessoas encontram no investimento imobiliário uma forma de aplicar dinheiro e, com isso, obter rendimentos. Saiba mais sobre essa alternativa!

Na hora de investir seu patrimônio, é fundamental ter planejamento e atenção, para tomar as melhores decisões. Por isso, que tal conhecer tudo sobre investimento imobiliário e entender se essa é a opção ideal para você?

Diferentemente do que a maioria acredita, há mais de uma forma de investir em imóveis. Comprar um imóvel, por exemplo, é apenas uma delas.

A Direcional escreveu este artigo para explicar o que é investimento imobiliário e quais as vantagens dessa prática. Além disso, vamos dizer onde investir e quais são os bairros com maior rentabilidade para investidores. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é investimento imobiliário?

Como o próprio nome indica, investimento imobiliário é uma forma de aplicação financeira como várias outras.

Neste caso, dizemos que ocorre o investimento em um ativo, ou seja, o investidor aplica seu dinheiro em um bem, visando um rendimento maior que o valor aplicado.

A obtenção do lucro esperado pelo investidor ocorre de várias formas. As mais comuns são a revenda ou o aluguel do imóvel.

É interessante destacar que há imóveis nas mais variadas faixas de preço. Assim, é muito provável que você consiga encontrar um imóvel que se adapte ao seu perfil de investidor.

Para dar um exemplo, você pode aplicar seus recursos de forma variada. Neste caso, é possível adquirir casas, apartamentos, prédios comerciais e outros.

No entanto, se você não tem interesse em uma aplicação tão diversificada, é possível focar em apenas uma forma de investimento, como em habitações populares.

O mais importante sempre será analisar qual opção melhor atende às suas necessidades e tem maior probabilidade de retorno.

Pessoa realizando a venda de casa. Imagem ilustrativa para texto investimento imobiliário.

Principais motivos para investir no mercado imobiliário

Independentemente do seu perfil de investidor, o certo é que há inúmeros benefícios de fazer um investimento imobiliário.

Novamente, reforçamos que tudo depende de como você se vê enquanto investidor, pois o que é considerado vantagem de investimento imobiliário para alguns pode não ser visto da mesma forma por outros.

Maior segurança

Um dos principais motivos para investir em imóveis é, sem dúvida, o fator da segurança.

Não é de hoje que o mercado imobiliário é um dos que mais se demonstra estável em termos financeiros, independentemente de possíveis períodos de crise.

É muito difícil um imóvel perder seu valor, tendo em vista que, na maioria das vezes, a tendência é a valorização do bem.

Além disso, o investimento imobiliário se mostra uma opção segura, sendo uma forma de aplicação financeira que não pode ser congelada.

Potencial de rentabilidade

Assim como mencionamos anteriormente, a tendência é que os imóveis sempre sofram valorização do seu valor de venda.

Dependendo do tipo de imóvel e da região em que ele se encontra, as chances de valorização são ainda maiores.

Outro aspecto que pode valorizar ainda mais o seu imóvel é a execução de obras e melhorias feitas no imóvel ou nos arredores.

Com isso, você poderá lucrar alto com o investimento feito. 

Flexibilidade no investimento imobiliário

Um ponto muito interessante do investimento imobiliário é a flexibilidade, já mencionada anteriormente.

Ao decidir aplicar seu dinheiro em um imóvel, há várias opções disponíveis para a sua escolha. Você pode optar por comprar um imóvel residencial ou comercial e, dentro de cada tipo, há algumas opções.

No caso do residencial, há casas, apartamentos, lofts, studios, entre outros tipos de alto ou baixo padrão. Já no caso do comercial, você pode investir em salas em edifícios, prédios comerciais e galpões, por exemplo.

Demanda permanente

Um dos motivos que mais fazem com que os investidores se interessem pelo ramo imobiliário é a demanda permanente.

Independentemente do período do ano, crises ou quaisquer outras situações, os cidadãos sempre vão precisar de um lugar para morar.

Isso faz com que investir em imóveis para revenda ou aluguel seja uma forma de garantir que seu investimento trará retorno até mesmo a curto prazo.

5 opções para fazer um excelente investimento imobiliário

Você já deve ter notado que motivos não faltam para investir em imóveis. Agora, o que acha de conhecer melhor algumas opções de investimento?

Pensando em ajudar na hora da sua escolha, a Direcional selecionou 5 opções para fazer o melhor investimento imobiliário para você.

Comprar um imóvel para locação

A primeira opção que mencionamos aqui é a compra de imóveis para locação. Certamente, você já deve ter considerado essa possibilidade.

Muitas pessoas optam por esse tipo de investimento por parecer uma forma simples de aplicar suas finanças e obter rendimentos de forma rápida. 

No entanto, destacamos a importância de se analisar alguns fatores antes de definir que esse é o melhor tipo de investimento para você.

Um desses fatores é o custo do aluguel. Afinal, não adianta adquirir o imóvel e não conseguir um valor de aluguel que gere lucros. Além disso, certifique-se de que o imóvel tenha características que facilitem o aluguel, como boa estrutura e localização.

Fundos de investimentos imobiliários

Outra boa opção de investimento é o fundo de investimentos imobiliários, também chamado de FII. Esse tipo de investimento imobiliário funciona como uma opção conjunta, na qual vários investidores aplicam em um mesmo empreendimento.

Podemos citar como exemplos de projetos imobiliários que viabilizam o FII a construção de shoppings centers e edifícios comerciais ou residenciais. 

O retorno obtido pelos investidores pode ser proveniente de revendas ou aluguéis, e as negociações são feitas pela bolsa de valores. 

Portanto, essa é uma boa opção para quem quer investir em grandes negociações.

dados sobre a venda de imóveis. Imagem ilustrativa para texto investimento imobiliário.

Títulos de crédito imobiliário

Os títulos de crédito imobiliários consistem, em simples palavras, em um tipo de empréstimo feito pelo investidor a uma instituição financeira.

Com o dinheiro investido, a instituição financia a construção e adquire imóveis. Como rendimentos, o investidor recebe parte dos juros obtidos pela instituição financeira.

Há dois tipos de títulos de crédito imobiliário: a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e o Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI).

O LCI é o modo mais fácil de investimento entre os dois tipos de título. Porém, o CRI, pela maior burocracia e por exigir investimentos maiores, apresenta mais rendimentos.

Compra e venda direta de uma propriedade

Esse tipo de investimento imobiliário é um dos que gera a movimentação das maiores quantias financeiras.

Dessa forma, normalmente, esse tipo de investimento costuma ser restrito aos investidores com maior poder aquisitivo.

De modo geral, o objetivo de quem opta por esse tipo de aplicação é conseguir retorno financeiro a partir da valorização do imóvel. É possível, ainda, obter lucro por meio do aluguel do imóvel.

Como o próprio nome diz, a aplicação se realiza por meio da negociação direta do imóvel.

Fundos de recebíveis imobiliários

Neste tipo de investimento imobiliário, após a captação dos recursos, é feito o investimento no mercado. A maior parte dos recursos costuma ser aplicada em fundos de renda fixa, como as já mencionadas LCI e CRI.

No caso dos fundos recebíveis, vários investidores se unem para aplicar suas finanças em ativos do mercado imobiliário.

É comum o uso de empresas como seguradoras do investimento e, depois disso, a rentabilidade é distribuída entre os investidores de modo proporcional à quantia de cotas que cada um possui.

Além disso, cabe destacar que esse é um dos tipos de investimento imobiliário mais seguros que existem.

O que é melhor: comprar um imóvel ou fazer um investimento imobiliário?

Agora que você já entende melhor como funciona um investimento imobiliário e conhece os motivos e vantagens para realizar essa aplicação, é hora de saber se é melhor comprar um imóvel ou fazer um investimento imobiliário.

Para responder essa pergunta, destacamos o fato de que o ponto principal é você definir o que é mais interessante para as suas intenções.

Ambas as opções são interessantes. Por isso, reflita sobre o que você pretende na hora de aplicar seu dinheiro em um imóvel.

O investimento em fundos imobiliários pode ser interessante caso você não disponha de uma quantia muito alta para investir.

Inclusive, as pessoas consideram os fundos imobiliários boas opções de investimento por não ser necessário agir diretamente para a compra do bem.

No entanto, há muitos investidores que fazem questão de participar ativamente do processo de escolha e compra do imóvel, bem como de ter algo físico em seu nome.

Neste caso, a compra de imóvel se mostra mais vantajosa, visto que possibilita justamente um maior envolvimento do investidor.

Já abordamos sobre investimentos imobiliários, mas se você ainda tem dúvida, conheça 5 bairros com alto potencial para investir.

Quer comprar um imóvel? Conheça 5 bairros com alto potencial de investimento

Se você chegou até aqui, é porque está realmente interessado em concretizar um investimento imobiliário.

Para ajudar na sua tomada de decisão, decidimos listar 5 bairros espalhados pelo Brasil em que seu investimento terá muito potencial de rendimento.

Bairro do Limão – São Paulo (SP)

O Bairro do Limão se caracteriza por sua cultura, personalidade e originalidade únicas. 

Um dos aspectos que confere encanto ao bairro é a sua história, que faz com que cada espaço seja repleto de memórias.

Para quem mora no Bairro do Limão, em São Paulo, a comodidade define o estilo de vida.

O local abriga faculdade, shoppings, restaurantes, entre outros estabelecimentos indispensáveis para o dia a dia dos habitantes.

Além disso, há condomínios recentes no bairro, modernos e que atendem às necessidades atuais de quem busca uma vida prática e confortável.

Várzea – Recife (PE)

O bairro Várzea é uma das regiões mais tradicionais da cidade de Recife, no estado de Pernambuco.

Para quem deseja um contato maior com a natureza e respirar ar fresco, o Várzea é ideal, pois é muito arborizado.

A localidade conta com escola, faculdade, shoppings e fácil acesso ao transporte público.

Atualmente, uma série de empreendimentos têm sido lançados no bairro Várzea, o que faz com que ele seja uma boa opção para quem quer investir em imóveis.

Caiçaras – Belo Horizonte (MG)

O bairro Caiçaras fica localizado em uma região nobre da capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Para quem deseja investir em imóveis de maior valor, o bairro é ideal, pois abriga habitantes de classe média-alta.

A região conta com estabelecimentos comerciais importantes e é lembrada por sediar a TV Globo Minas.

No que se refere a empreendimentos imobiliários, o bairro Caiçaras não deixa a desejar. Por lá, é possível encontrar condomínios de alto padrão com estrutura completa e grande perspectiva de valorização.

Santa Cruz – Rio de Janeiro (RJ)

O bairro Santa Cruz, localizado na cidade do Rio de Janeiro, é um dos mais extensos e populosos.

Para quem pensa em investir em imóveis na capital carioca, o fato de ser um bairro populoso é bastante interessante.

Afinal, isso significa que há uma forte procura por compra e aluguel de casas e apartamentos na região.

O bairro é atendido pelo transporte público, e conta com escolas, universidades, lojas e hospitais.

Atualmente, vários empreendimentos com ótimo valor de investimento estão sendo lançados no Santa Cruz. Vale a pena conferir.

Pessoa juntando dinheiro para adquirir imóveis.

Recanto das Emas – Distrito Federal (DF)

O bairro Recanto das Emas, localizado no Distrito Federal, é o lugar ideal para quem procura viver perto da natureza.

A região conta com belas reservas naturais, parques e cachoeiras. Além disso, por lá, é possível encontrar uma série de opções de cultura e lazer.

O bairro tem, ainda, bibliotecas, escolas, hospitais e é atendido pelo transporte público.

Certamente, é uma boa opção para quem deseja um bom lugar para morar e, com isso, vale a pena considerar investir na região.

Compre seu imóvel com a Direcional e faça seu melhor investimento!

Agora, você conhece várias formas de investir em imóveis e compreende as vantagens desse tipo de aplicação do seu dinheiro.

Aqui na Direcional, nós estamos sempre dispostos a acompanhar você na realização do sonho de adquirir um imóvel.

Somos uma empresa com mais de 40 anos e que já entregou quase 200 mil unidades em vários estados brasileiros. Assim, participamos da conquista de muitas pessoas.

A próxima pessoa a realizar o sonho de investir em um imóvel pode ser você, e a Direcional está aqui pronta para ajudar!

Fique à vontade para conferir os demais conteúdos publicados no Blog da Direcional.

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas