Descubra como tirar mancha de gordura da roupa de um jeito fácil: confira nossas dicas!

Descubra como tirar mancha de gordura da roupa de um jeito fácil: confira nossas dicas! Riva Incorporadora

Com algumas dicas simples, é possível saber como tirar mancha de gordura da roupa sem danificá-la. Quer saber mais? Leia nosso texto!

Mesmo tomando cuidado, é muito comum acabar caindo gordura na roupa. Então, como tirar a mancha da peça sem causar estrago?

Vale lembrar que, na maioria das vezes, agir rapidamente com uma simples mistura de água e sabão já ajuda na hora de limpar a sujeira.

Contudo, há casos em que a gordura impregna as fibras do tecido, sendo necessário recorrer a soluções e produtos mais potentes.

Sendo assim, pesquisamos quais são as melhores formas de tirar a mancha de gordura da roupa e vamos te apresentar as soluções neste artigo. Continue lendo para saber quais são!

O que usar para tirar mancha de gordura da roupa?

Quando a mancha de gordura cair na roupa, você deve fazer os seguintes passos:

  • Absorver a gordura com papel ou guardanapo: desse modo, você garante que a substância não se espalhe ainda mais pelo tecido;
  • Ler a etiqueta do artigo de roupa: não ignore as instruções de lavagem, visto que tecidos mais finos podem se deteriorar na hora de remover a sujeira;
  • Analisar a mancha: afinal, em muitos casos, uma simples lavagem na lavanderia de sua casa resolve o problema.

Caso a mancha persista, você pode recorrer aos seguintes produtos para auxiliar na sua remoção.

Água e detergente neutro

A mistura de água e detergente neutro pode ser o suficiente para tirar a mancha de gordura da roupa, tendo em vista a sua capacidade de quebrar moléculas de óleo ou azeite com rapidez.

Portanto, aplique algumas gotas de detergente no tecido, passe um pouco de água e esfregue suavemente até a sujeira desaparecer.

Mulher preocupada na hora de lavar roupa e tirar mancha. Imagem ilustrativa para texto como tirar mancha de gordura da roupa.

Bicarbonato e vinagre

Muitas pessoas conhecem os efeitos da mistura de bicarbonato e vinagre branco para a limpeza do apartamento. Inclusive, sendo ótimos para remover resíduos ou até mesmo mofo dos ambientes.

Então, você pode utilizá-los para remover mancha de gordura da roupa da seguinte maneira: aplique um pouco do bicarbonato e do vinagre, deixando agir por cerca de 20 minutos. Por fim, enxágue com água e detergente.

Amido de milho ou talco

Você também pode empregar o amido de milho ou o talco para retirar resíduos de suas peças. 

Para isso, coloque a substância e deixe agir por 6 horas. Logo após, lave para retirar o excesso e veja se funcionou.

Limão e bicarbonato

Além do vinagre, você pode usar o limão juntamente com o bicarbonato de sódio. Esses produtos são fáceis de encontrar na cozinha das casas e proporcionam bons resultados.

Assim, polvilhe a área com o bicarbonato e coloque um pouco do suco de limão na área. Em seguida, coloque a roupa em um balde de água com sabão e esfregue a peça de maneira suave.

Vale salientar que a acidez do limão afeta o tecido, podendo deixá-lo desbotado. Portanto, apenas utilize essa mistura em roupas de cores claras.

Tira-manchas

Caso nenhuma dessas dicas caseiras dêem certo, você pode recorrer aos tira-manchas, que são produtos específicos que prometem remover os resíduos de diversas superfícies.

Contudo, leia com atenção o modo de usar o produto e tenha certeza de que pode aplicá-lo em tecidos. Assim, você não corre o risco de perder a roupa.

Além da roupa, como tirar a mancha de gordura de outras superfícies?

Agora que você já sabe como tirar mancha de gordura da roupa, que tal saber como retirá-la das superfícies de móveis e paredes? Então, confira algumas dicas extras que separamos para você! 

Vidro

De todos os materiais, o vidro é o que apresenta mais facilidade na hora de retirar manchas. Para isso, basta passar água e sabão (ou detergente) e esfregar com uma esponja.

Contudo, se isso não for feito corretamente, é possível causar estragos permanentes, como deixar o vidro riscado ou manchado.

Então, a dica de ouro consiste em finalizar esse processo com álcool e retirá-lo com um pano de algodão seco. Dessa forma, você garante que nenhum resíduo fique e estrague o seu móvel.

Madeira

A madeira compõe boa parte dos móveis de nossas casas. Por isso, é importante ter atenção na hora de tirar a mancha de gordura, visto que o contato com a água pode comprometer o material.

Desse modo, utilize um borrifador para espalhar a água, aplique um pouco de detergente e esfregue até a gordura sair. Você também pode colocar um pouco de álcool para garantir a retirada de quaisquer resíduos.

Essa dica funciona em móveis de madeira de lei, MDP e MDF. Outra opção é finalizar com um lustra-móveis para dar mais brilho ao material.

Paredes pintadas

Quantas vezes já aconteceu de você decorar o ambiente com belas cores e alguém colocar a mão suja de gordura na parede? Infelizmente, acidentes assim são comuns.

Para resolver esse problema, você pode utilizar um produto desengordurante, como sprays comerciais que prometem tirar manchas de superfícies de maneira rápida e eficiente.

Contudo, uma solução caseira consiste em misturar 3 colheres de sopa de bicarbonato em água morna, aplicar no local e esfregar suavemente com a ajuda de uma esponja.

Pessoa limpando mancha em parede. Imagem ilustrativa para texto como tirar mancha de gordura da roupa.

Com tantas dicas, ficou ainda mais fácil manter tudo limpo e livre de gorduras!

Viu como tirar a mancha de gordura da roupa é simples? Então, coloque a mão na massa e veja qual de nossas dicas solucionou o seu problema.

Aliás, a Direcional preza por mostrar caminhos e soluções práticas para os seus clientes. Sejam com dicas simples como estas até questões mais complexas, como comprar um imóvel próprio.

Com mais de 40 anos de experiência na área de construção, nós oferecemos empreendimentos de qualidade e com a segurança que você e sua família precisam.

Portanto, entre em contato com a Direcional e veja como podemos te ajudar a realizar o sonho do apartamento próprio.

Nosso texto foi útil? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e continue navegando pelo Blog da Direcional para ler outros conteúdos similares.

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas