Lavanderia de apartamento: como montar uma que seja bonita e funcional?

Lavanderia de apartamento: como montar uma que seja bonita e funcional? Riva Incorporadora

Sabe o que considerar quando for montar uma lavanderia de apartamento bonita e funcional? Acompanhe!

A lavanderia de apartamento é um cômodo bastante importante. Afinal, é onde boa parte da higienização de objetos e roupas acontece. Contudo, cada vez é mais comum ver espaços menores e apartamentos mais compactos. Ainda assim, esse não é um motivo para não contar com uma lavanderia.

Existem técnicas e boas práticas que possibilitam abrigar uma lavanderia no apartamento, conciliando funções, integrando o espaço e deixando tudo com um bom visual. Para isso, é preciso saber o que é preciso ter e como decorar o cômodo.

Quer saber mais? Se sim, continue a leitura. É sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe!

Qual a importância de ter uma lavanderia no apartamento?

Contar com um bom espaço, mesmo que pequeno, para abrigar uma lavanderia dentro do apartamento é muito importante. Isso porque esse deve ser um espaço bastante funcional. O objetivo principal é que ele seja simples, mas permita que as tarefas sejam feitas com conforto e facilidade.

Portanto, para que uma lavanderia seja feita da maneira certa e possa proporcionar a comodidade necessária para desempenhar as funções domésticas, é preciso considerar esse espaço ainda na construção do projeto imobiliário. Afinal, com apartamentos com espaços cada vez menores e mais integrados, é preciso saber o que uma lavanderia funcional necessita para operar.

Os projetos que visam uma lavanderia integrada com uma cozinha americana pequena, por exemplo, fazem com que o espaço seja otimizado e ainda conferem maior luminosidade e boa circulação de ar para o espaço e para a casa no geral. Outro fator que faz com que um planejamento seja necessário, ainda com o mesmo exemplo, é o cheiro de gordura que pode aparecer nas roupas quando a lavanderia é integrada à cozinha.

Contudo, é preciso entender que existem certos conhecimentos que fazem com que integrações como esta possam acontecer de maneira funcional, esteticamente agradável e oferecendo facilidades para os espaços. Antes, é preciso saber o que uma lavanderia de apartamento precisa ter. Confira!

O que deve ter em uma lavanderia de apartamento?

Com o novo padrão de moradia dos consumidores, que priorizam cada vez mais espaços menores e integrados, é preciso conhecer algumas práticas para otimizar os espaços reduzidos. Para uma lavanderia de apartamento, móveis funcionais e a organização de produtos e objetos são fatores indispensáveis para aproveitar melhor o espaço. Confira abaixo algumas boas dicas.

Móveis funcionais

Os móveis funcionais são fortes aliados de espaços pequenos. Isso porque eles podem ser utilizados para mais de uma função, o que proporciona a integração de dois ambientes. Com móveis planejados, por exemplo, é possível fazer uso do espaço da lavanderia e, também, do espaço da cozinha.

A ideia de que móveis planejados são muito mais caros deve ser deixada de lado. Afinal, é possível utilizar madeiras de reaproveitamento, além de reformar móveis que não apresentam mais um uso interessante para o apartamento.

Produtos e objetos separados por categorias

Como já mencionamos, a organização é uma forte aliada na hora de otimizar os espaços. Logo, faça a organização da lavanderia e da cozinha de maneira que os objetos estejam separados por categorias e de acordo com a frequência em que são utilizados.

Os itens que são mais utilizados, como vassouras, rodos, panelas e pratos devem fica em um lugar de fácil acesso e visualização. Quando os móveis planejados forem confeccionados, estar com essa organização no papel ajuda a melhorar a fabricação e utilização.

Assim como a lista de compras facilita na hora de ir ao mercado, uma lista com os objetos necessários e suas categorias pode auxiliar a elaboração do móvel planejado.

Espaços suspensos

Contar com varal suspenso e suporte “aéreo” para guardar determinados objetos e estender as roupas lavadas é uma excelente maneira de otimizar os espaços. Além de aproveitar um espaço subvalorizado, ainda é possível planejar para que esses objetos sejam guardados quando não estiverem sendo usados.

Nichos e divisórias

Para espaços muito próximos ou integrados, as divisórias conferem uma ideia de separação e ainda podem ser bastante elegantes e funcionais. Com portas de blindex ou divisórias transparentes, é possível harmonizar o espaço, deixar visível qual área tem qual função e ainda isolar o barulho para que as atividades de lavanderia não perturbem o ambiente da cozinha, por exemplo.

Como decorar a lavanderia de um apartamento?

Por mais que o principal objetivo seja contar com um espaço eficiente e otimizado em apartamentos, nada impede que a área de lavanderia seja visualmente bonita e conte com acessórios que deixem o espaço mais elegante. Veja as dicas a seguir para saber como fazer isso.

Prefira cores claras

A lavanderia deve proporcionar uma sensação de bem-estar e de limpeza, seguindo o mesmo princípio da área da cozinha. Portanto, uma boa prática é a utilização de cores claras que ajudam a passar essa sensação de bem-estar. As cores mais claras, como o branco e o bege, passam a sensação de limpeza e ainda conferem uma impressão de espaço mais ampliado.

Esconda os eletrodomésticos

Em muitos casos, principalmente quando são objetos mais velhos, fica difícil de combinar com a decoração de cozinha e da lavanderia. Portanto, se não for possível utilizar móveis planejados que possam acoplar esses eletrodomésticos, o ideal é mantê-los fora da visualização. Para tanto, deixar esses objetos atrás de espelhos, dentro de armários ou debaixo do balcão são ótimas alternativas.

Invista nos acabamentos

Além de contar com acabamentos que possam deixar o espaço mais bonito, eles precisam ser funcionais para cumprir com o objetivo a que se propõem. Logo, o revestimento deve ser resistente e com baixa absorção de água, e os acabamentos devem ser pensados para facilitar a limpeza e a manutenção. Além disso, determine uma paleta de cores e um mesmo estilo para o espaço integrado.

Contar com uma boa lavanderia de apartamento é uma excelente opção para que atividades do dia a dia sejam desempenhadas com facilidade e otimização. É preciso entender o que se deve ter em uma lavanderia de apartamento e saber aproveitar os espaços, bem como buscar por uma decoração funcional e esteticamente agradável. Afinal, esse é um importante espaço dentro da residência e será muito utilizado durante muitas atividades cotidianas.

Para ter acesso a mais conteúdos como este, siga a Direcional agora mesmo nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube, no LinkedIn, no Pinterest e no Twitter.

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas