Financiamento na planta é possível? Dicas para comprar seu imóvel

Financiamento na planta é possível? Dicas para comprar seu imóvel Riva Incorporadora

Será que é possível tornar o sonho do financiamento na planta realidade? Sim! Explicamos como neste artigo.

Chega um momento na vida em que sentimos a necessidade de estabilizar e criar raízes. Para muitos, essa conquista ocorre ao sair do aluguel e realizar o sonho da casa própria, o que pode ser feito por meio do financiamento na planta.  

De início pode ser difícil entender como funciona o financiamento de imóvel. Por isso, preparamos este conteúdo para explicar o que é possível fazer dentro da sua realidade. Continue a leitura e descubra mais detalhes de como comprar apartamento na planta!

Quais são as vantagens de comprar um apartamento na planta?

Um dos pontos mais atrativos de comprar um imóvel na planta é o potencial de apreciação. Conforme a construção avança e o mercado imobiliário cresce, você pode se beneficiar da valorização do imóvel, resultando em um investimento promissor a longo prazo. 

Confira as principais vantagens!

Personalização

Optar por um imóvel na planta oferece a vantagem de poder escolher alguns aspectos do espaço, como materiais, acabamentos e, em alguns casos, a própria planta do apartamento. Isso garante que seu novo lar seja moldado de acordo com suas preferências.

Flexibilidade financeira

A compra de um apartamento na planta, muitas vezes, envolve um fluxo de pagamento mais flexível. Isso ajuda a aliviar o peso financeiro, permitindo que você organize melhor suas finanças e planeje a quitação das parcelas ao longo do período de construção.

Escolha das melhores unidades

Ao comprar na planta, você tem a chance de encontrar seu apartamento entre uma variedade de unidades disponíveis, selecionando aquela que melhor se adequa às suas necessidades, como tamanho, orientação solar e vista.

Menor taxa de condomínio inicial

Iniciar sua jornada como proprietário de um imóvel na planta também pode significar uma taxa de condomínio inicialmente menor. Isso ocorre porque as despesas de manutenção só começam a ser aplicadas após a conclusão do empreendimento.

Modernidade das instalações

Um projeto recentemente desenvolvido traz o que há de mais atual no ramo da arquitetura e construção civil. Com isso, você pode se beneficiar de instalações modernas e totalmente novas, o que significa menos gastos com reparos e reformas a curto prazo.

Maior planejamento da mudança

Com o tempo de construção do seu novo lar, é possível fazer um melhor planejamento da mudança. Isso envolve a organização das finanças para arcar com a mobília e a decoração, parte essencial para ofertar beleza e conforto ao imóvel.

Gostou das vantagens? Então, vamos descobrir como realizar o financiamento do seu imóvel na planta. 

É possível o financiamento de um imóvel na planta?

São inúmeros os benefícios de adquirir um imóvel na planta. A valorização é um deles! Imagine comprar um imóvel e, quando finalmente for o momento da entrega das chaves, ele ter um valor maior do que o negociado inicialmente? Com a compra de imóveis na planta isso é algo que pode ocorrer. 

Além disso, se você não tem como pagar o apartamento na planta à vista, é possível pagar 20% do valor total como entrada e, após a entrega das chaves, realizar o financiamento do restante do valor do imóvel. 

Ou seja, o financiamento na planta ocorre em duas etapas. A primeira delas, como mencionado, é a entrada do imóvel e o pagamento da taxa de evolução de obra. 

Já a segunda parte é o pós-obra e a obtenção das autorizações legais para habitação — este é o momento de solicitar o financiamento do valor restante do imóvel. Nesse ponto, você pode optar por utilizar recursos próprios, como FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), ou buscar auxílio bancário.

No caso do financiamento com a agência bancária escolhida e a conclusão dos trâmites, você assina o contrato de financiamento e efetua o pagamento das parcelas mensais conforme as condições acordadas.

A opção mencionada é a melhor, pois não é possível o financiamento de imóveis em fase de construção. No entanto, isso não impede de financiar direto com a construtora e obter o seu apartamento do jeito que você sempre sonhou. Basta dar a entrada, esperar a documentação de conclusão da obra e a entrega das chaves para dar andamento na segunda etapa. 

No caso do financiamento direto com a construtora, são garantidas facilidades e menos burocracia. Ela é mais flexível e garante acompanhamento ao longo de todas as etapas da compra do imóvel na planta, desde a simulação de crédito até a análise das melhores condições de pagamento disponibilizadas a você. 

Dicas importantes para comprar um apartamento na planta e conseguir o financiamento 

Deu a entrada em um apartamento na planta, seu imóvel foi entregue e agora quer financiar o restante? Confira nossas dicas para conseguir o seu financiamento sem ter que se preocupar:

  • Faça simulações de crédito: elas são imprescindíveis para ter uma visão clara de como as parcelas do financiamento se encaixam em seu orçamento mensal;
  • Separe a documentação necessária: prepare os documentos necessários para agilizar o processo, como comprovantes de renda, RG, CPF, comprovante de residência e o que mais for exigido durante o processo;
  • Mantenha as finanças em ordem: tome cuidado com dívidas e empréstimos desnecessários. Manter suas economias em ordem vai assegurar que as parcelas sejam perfeitamente gerenciáveis, permitindo que você alcance sua meta com tranquilidade e não tenha o financiamento negado;
  • Escolha uma construtora de confiança: conheça a instituição que realizará a obra. É de suma importância procurar os precedentes da construtora que prestará o serviço e checar suas credenciais. A Direcional, por exemplo, é um nome que inspira segurança, garantindo a entrega do seu imóvel exatamente como prometido, no tempo desejado.

Apartamento na planta: um sonho que pode virar realidade

Comprar um apartamento na planta é possível. Se você chegou até aqui, já tem informações que provam que seu sonho do imóvel próprio pode virar realidade. Lembrando que você pode dar a entrada e financiar o restante do valor, escolhendo a opção de crédito que melhor se adeque ao seu perfil. 

Tudo pronto para dar o primeiro passo? Se você quer saber mais sobre este assunto, não deixe de entrar em contato com a Direcional para esclarecer as suas dúvidas!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas