Financiamento direto com a construtora: entenda como funciona e os benefícios

Financiamento direto com a construtora: entenda como funciona e os benefícios Riva Incorporadora

Negociar diretamente com a construtora pode ser uma ótima alternativa para quem deseja evitar empréstimos de longo prazo com os bancos. Saiba mais!

O financiamento direto com a construtora pode ser uma opção com mais facilidade para quem deseja realizar o sonho da casa própria.

No entanto, muita gente não conhece essa alternativa. Isso é normal, visto que a maioria das pessoas associa comprar um imóvel com o crédito imobiliário na forma de financiamento bancário.

Além disso, é natural ter receio na hora de fazer um investimento que exige um alto nível de compromisso. Por isso, é importante que você saiba as vantagens dessa forma de adquirir uma casa ou apartamento.

Então, a Direcional preparou este texto para sanar todas as suas dúvidas sobre o financiamento direto com a construtora. Continue a leitura para saber mais!

Como funciona o financiamento direto com a construtora?

O financiamento direto com a construtora envolve uma negociação entre o comprador e a empresa responsável pela construção da casa ou apartamento.

Assim, as duas partes assinam um contrato de financiamento, no qual se constam as taxas de juros da operação e as condições gerais.

Como em outros tipos de financiamento imobiliário, o cliente paga o empréstimo referente ao valor do empreendimento. A diferença desse caso é que a pessoa paga diretamente para quem construiu.

Também vale salientar que as regras exigidas pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) não se aplicam a esse tipo de financiamento. Portanto, você não pode utilizar o saldo do FGTS para amortização das parcelas, que possuem juros maiores.

Por outro lado, as construtoras costumam ser mais flexíveis que os bancos e instituições financeiras, com prazos menores para que o comprador quite a dívida.

Profissional trabalhando na obra. Imagem ilustrativa para texto financiamento direto com a construtora.

É possível fazer simulação em um financiamento com a construtora?

Na hora de comprar um imóvel, é possível fazer uma simulação para verificar como ficarão as parcelas de acordo com as condições fixadas pela construtora.

Aliás, essa é uma etapa vital para que você analise se a compra faz sentido para a sua realidade. Então, peça a empresa que realize essa simulação e negocie os valores.

Logo após essa etapa, a construtora realiza uma análise de crédito e a consulta no Serasa. A Direcional, por exemplo, costuma aprovar clientes com dívidas de até R$ 3 mil, enquanto os bancos não realizam financiamento para pessoas com essa restrição.

Leia também: Posso fazer financiamento com nome sujo?

É bom saber que a empresa pode exigir documentos, como holerite ou extrato bancário, para comprovar a sua capacidade de se comprometer com o pagamento.

As vantagens de fazer um financiamento direto com a construtora

Antes de tudo, entenda que as regras para o financiamento variam de acordo com a construtora, pois se trata de uma negociação direta. 

Assim, é essencial buscar empresas idôneas e de referência no mercado. Você pode fazer pesquisas nos órgãos públicos de defesa do consumidor, no Cartório de Registro de Imóveis e na Junta Comercial sobre a construtora e seus empreendimentos.

Com isso em mente, vamos listar agora os principais benefícios de comprar um apartamento financiado direto com a construtora. Confira!

Flexibilidade

Na hora de realizar o financiamento direto com a construtora, você vai se deparar com algumas exigências. Mas normalmente as empresas costumam ser mais flexíveis que os bancos.

Por exemplo, a construtora aceita um comprometimento de renda de até 40%, enquanto no financiamento bancário esse limite chega a apenas 30%.

Além disso, os prazos para quitação da dívida costumam ser menores, sendo ideal para quem não deseja comprometer as finanças por um longo período de tempo. Normalmente, esse período consiste no da construção da obra acrescido de 10 anos de financiamento.

Negociação sem intermediários

Na hora de fazer o financiamento por meio do banco ou instituição financeira, você deve se preparar para o excesso de burocracia, documentação e, principalmente, ter muita paciência com prazos.

Assim, se você busca uma negociação sem intermediários e que diminui as questões burocráticas, o financiamento direto com a construtora surge como uma excelente opção.

Aprovação de crédito mais prática

No financiamento imobiliário tradicional, a aprovação de crédito passa pela exigência de inúmeros documentos, dificultando que pessoas autônomas comprovem renda.

Diante disso, o financiamento direto com a construtora também costuma exigir documentos comprobatórios de renda, mas de forma mais branda e acessível do que as instituições financeiras.

Imóveis novos

Uma das principais vantagens de realizar um financiamento direto com a construtora é a possibilidade de adquirir apenas imóveis novos ou apartamentos na planta.

Com isso, você não tem que se preocupar com problemas estruturais, elétricos e hidráulicos que podem ocorrer em imóveis antigos.

Soma-se também o fato de que você terá bem menos papelada para se preocupar, afinal, não precisará fazer transferência de imóvel do antigo proprietário para o seu nome, por exemplo.

Prédios recém construídos. Imagem ilustrativa para texto financiamento direto com a construtora.

Boas oportunidades e valorização do imóvel

Muitas empresas oferecem benefícios para quem busca fazer a negociação com elas, como descontos e ofertas promocionais para os compradores.

Outro aspecto importante se refere à valorização do imóvel, que tende a crescer com o passar dos anos. Ao comprar um imóvel novo, você potencializa ainda mais essa vantagem.

Contudo, vale salientar que isso depende de uma série de fatores, como: localização, autoridade da construtora, qualidade do imóvel, dentre outros. Portanto, analise com bastante cuidado antes de investir na sua casa ou apartamento próprio.

Em busca de um imóvel? A Direcional pode te ajudar! 

Agora que você já sabe como funciona o financiamento direto com a construtora e todos os seus benefícios, está na hora de conhecer a Direcional.

Com uma história de mais de 40 anos, construímos empreendimentos de qualidade, com ótimas condições de financiamento para quem busca realizar o sonho da casa própria.

Por isso, já entregamos mais de 180 mil unidades e temos imóveis em 13 estados e no Distrito Federal. Então, encontre seu apartamento na Direcional e torne esse sonho realidade!

Caso tenha dúvidas e queira saber mais sobre financiamento de imóveis, acesse o Blog da Direcional e veja todos os nossos artigos sobre o tema.

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas