Churrasqueira para apartamento: qual é a opção ideal?

Churrasqueira para apartamento: qual é a opção ideal? Riva Incorporadora

Elétrica, a gás ou a carvão: há diversos modelos de churrasqueira para apartamento disponíveis. Confira os prós e contras de cada um!

Se você não dispensa momentos de lazer e comida com a família, vale a pena encontrar a churrasqueira para apartamento ideal. Os modelos disponíveis são pensados exatamente para cada preferência e situação.

Neste artigo, conheça mais sobre as principais opções de churrasqueira para apartamento e confira dicas de como encontrar a alternativa perfeita para o seu lar!

Por que ter uma churrasqueira no apartamento? 

A churrasqueira para apartamento é uma opção excelente para quem não conta com um espaço externo, mas deseja ter uma área especial de lazer. 

Apesar de algumas pessoas acreditarem ser inviável ter esse item em um apê, existe, sim, a possibilidade de investir em um modelo que combine com o ambiente. 

Além de ser conveniente e prática para as refeições, uma churrasqueira no apartamento permite aproveitar momentos de lazer com amigos e familiares.

Qual é a churrasqueira ideal para apartamento?

Escolher a churrasqueira ideal para um apartamento depende de diversos fatores, como o espaço disponível, as preferências pessoais e o dimensionamento elétrico do imóvel. Portanto, confira os prós e contras das principais alternativas com base na realidade de cada ambiente!

Churrasqueira elétrica para apartamento

O modelo elétrico é a opção mais popular de churrasqueira para apartamento por sua versatilidade e praticidade. É fácil de limpar, pois não produz muita fumaça nem deixa resíduos de cinzas, e seu funcionamento é simples, bastando conectá-la na tomada.

Como a churrasqueira elétrica não produz a fumaça e o sabor defumado característicos dos modelos a carvão e a gás, se você aprecia esses elementos, pode considerar isso uma desvantagem dessa categoria. 

Por outro lado, os modelos mais recentes contam com controles de temperatura ajustáveis, trazendo mais segurança para o seu churrasco, e a ausência de fogo aberto reduz os riscos de acidentes.

Pequenas e portáteis, as churrasqueiras elétricas combinam com qualquer espaço na sua cozinha, como a bancada, o fogão ou o cantinho do café.

Lembrando que é muito importante verificar o dimensionamento elétrico do imóvel para saber se o modelo de churrasqueira escolhido pode ser utilizado sem causar problemas na infraestrutura de energia do seu apê.

Churrasqueira a gás para apartamento

A churrasqueira a gás também é uma opção moderna para quem deseja investir em modelos para apartamento. Ela traz um controle preciso da temperatura, sendo ideal para cozinhar diferentes tipos de alimentos, desde carnes até vegetais, por exemplo.

Esses modelos tendem a ser mais caros que os elétricos, por exemplo, considerando a manutenção e o abastecimento de gás. 

Porém, aquecem rapidamente e oferecem a conveniência de ligar e desligar o gás quando necessário, sem a necessidade de esperar o carvão acender ou a eletricidade aquecer as grelhas. 

O fator limpeza também é uma vantagem dessa opção, pois a churrasqueira a gás não produz cinzas. 

Para instalação, é necessário que o apartamento já possua a infraestrutura (um ponto de acesso disponível) além de atender as instruções do manual.

Lembrando que, para esse caso, é importante entrar em contato com a construtora para que ela verifique se poderá disponibilizar a infraestrutura que permita a instalação da churrasqueira a gás.

Churrasqueira a carvão para apartamento

A churrasqueira tradicional para apartamento funciona com carvão. Muitos acreditam que esse modelo é reservado somente para casas, mas existem formatos adaptados para locais menores.

Para quem gosta do preparo convencional da carne, ela entrega alimentos com um sabor defumado autêntico, além de trazer uma atmosfera agradável para o apartamento, pois envolve os costumes tradicionais de acender o carvão e preparar o fogo, reunindo a família em uma típica experiência de churrasco.

Esses formatos também são populares, com uma variedade de modelos disponíveis no mercado e maior facilidade de encontrar o ideal.

No entanto, é importante considerar que o uso de carvão produz fumaça e odores que podem ser um problema em apartamentos, especialmente se não houver uma ventilação adequada e uma boa divisão dos ambientes. Portanto, considere as regras do condomínio em relação a isso antes de optar por esse modelo.

Vale mencionar que a limpeza e a manutenção dessa churrasqueira para apartamento exigem a retirada das cinzas antes de usar novamente.

Outro ponto de atenção, assim como na churrasqueira a gás, é preciso verificar se o imóvel possui infraestrutura disponível para a instalação. O ideal é que seja instalada nas coberturas e áreas privativas caso o condomínio autorize.

Onde colocar a churrasqueira no apartamento? 

Após escolher a churrasqueira que atende às suas necessidades e a infraestrutura do imóvel, é possível colocá-la no melhor ambiente do seu apartamento. 

Em coberturas ou apartamentos com áreas privativas, por exemplo, existe a possibilidade de usar o espaço, especialmente para modelos a carvão. 

Já quem mora em apartamento com varanda também consegue aproveitar esse local para instalar uma churrasqueira maior.

Para uma churrasqueira elétrica pequena ou a gás um cantinho gourmet na sala pode ser ideal. Também vale a pena investir em uma decoração apropriada para o ambiente, colocando móveis confortáveis ao redor para sua família e amigos se aconchegarem.

Adicione também uma iluminação adequada para conseguir fazer um churrasco em qualquer momento e pense no espaço de armazenamento dos principais itens de cozinha.

Móveis modulados ou planejados podem ajudar nesse quesito, trazendo um design sofisticado, mas sem comprometer a praticidade para o uso da churrasqueira.

Quando investir em uma churrasqueira para apartamento?

Se você deseja reunir a família e os amigos para uma experiência agradável, vale a pena investir em uma churrasqueira para apartamento! 

Neste texto, você descobriu que existem diversos modelos disponíveis para combinar com as suas necessidades, além da possibilidade de planejar seu espaço de maneira aconchegante e personalizada.

Já está pronto(a) para adquirir uma churrasqueira elétrica, a gás ou a carvão? Pois saiba que é possível escolher o imóvel perfeito para instalar qualquer um desses modelos e muito mais! Conheça todas as vantagens de um apartamento garden e tenha sua própria área externa! 

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas