Como escolher a melhor cama de casal para apartamento?

Como escolher a melhor cama de casal para apartamento? Riva Incorporadora

Decidir pela melhor cama de casal requer atenção a fatores como espaço disponível no quarto, tamanho, modelo e funcionalidades da cama. Entenda!

Escolher a cama de casal pode ser uma das tarefas mais complicadas na decoração do quarto. Afinal, é o móvel mais importante do cômodo e tem que ser escolhido conforme o espaço disponível, que em alguns casos não é tão amplo. 

Uma boa decisão não apenas influencia no ambiente, mas também na qualidade de sono e de vida dos proprietários. Por isso, vale a pena conferir os modelos mais comuns e as melhores dicas para comprar a cama de casal ideal!

Quais são as diferenças entre as camas de casal?

As diferenças entre as camas de casal estão, principalmente, no padrão do tamanho apresentado em cada modelo. No entanto, também existem características únicas em cada categoria, e vale a pena conhecer mais sobre elas. Confira!

Cama-padrão de casal

Também conhecida como cama de casal convencional, esse modelo tem medidas-padrão que variam conforme o país. 

No Brasil, o tamanho costuma ser, geralmente, de 138 centímetros de largura por 188 centímetros de comprimento. É o modelo mais comum também pela estatura brasileira, que se acomoda confortavelmente nesse formato.

Ainda, conta com maior variedade de acessórios e enxoval, por ser a medida tradicional. Por isso, é uma alternativa interessante para incluir na lista de casamento.

Cama de casal queen

Enquanto isso, a cama de casal queen é um pouco maior do que a tradicional. Suas medidas variam, mas geralmente são de 158 centímetros de largura por 198 centímetros de comprimento. 

Assim, consegue oferecer mais espaço para o casal dormir confortavelmente, com um tamanho moderado. 

É ideal para quem deseja otimizar a posição dos móveis sem comprometer a qualidade. Assim, pode alinhar com outros elementos do quarto.

Cama de casal king

A cama de casal king é a maior opção em termos de tamanho. Suas medidas-padrão costumam ser em torno de 193 centímetros de largura por 203 centímetros de comprimento. Esse modelo proporciona ainda mais espaço para o casal, sendo ideal para quem gosta de ter mais conforto ao dormir.

No entanto, seu valor costuma ser mais elevado, não estando entre as primeiras opções para quem está montando uma lista de compras para apartamento novo, por exemplo.

Cama de casal box

Para diferenciar os principais tipos de cama de casal, também vale a pena destacar os acessórios e formatos, como a box.

Trata-se de um modelo que tem uma estrutura de madeira ou metal, combinada com um colchão específico para esse tipo de base. Ela é uma opção popular devido à praticidade e ao conforto que proporciona, por conta da altura e dos colchões adaptados.

Cama de casal com cabeceira

Enquanto isso, também há a cabeceira, um componente adicional para o móvel, que pode ser fixado na estrutura ou na parede atrás dela. Além de fornecer suporte e conforto para as costas, esse elemento adiciona estilo e design ao quarto. 

Você pode encontrar diferentes modelos de cabeceiras, desde as tradicionais até as mais criativas e baratas

Cama de casal com baú

Esse tipo de cama de casal tem um compartimento de armazenamento embutido na base, que pode ser acessado erguendo o colchão.

O baú costuma ser uma opção atrativa para otimizar espaço, dispensando a necessidade de organizar um guarda-roupa independente, por exemplo. Também é ideal para guardar roupas de cama, travesseiros extras ou outros itens que não são usados com frequência.

Como escolher a melhor cama de casal? 

Para escolher a melhor cama de casal para o seu apartamento, existem alguns critérios que vale a pena considerar. Confira!

Tamanho da cama de casal

O tamanho da cama de casal deve ser proporcional ao espaço disponível no quarto. Em apartamentos, geralmente é necessário optar por tamanhos um pouco menores, para garantir espaço suficiente para circulação e outros móveis. 

Nesse caso, além dos tamanhos-padrão, também existem opções intermediárias, como a cama de casal tamanho “casal estendido”, que tem medidas entre a padrão e a queen.

Junto do modelo, também é importante considerar a altura. Opções maiores podem facilitar a entrada e saída. Por outro lado, camas mais baixas podem ser mais acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. 

Colchão da cama de casal

O colchão é um componente fundamental para o bem-estar do casal. Afinal, escolher uma alternativa confortável e de qualidade é essencial para uma boa noite de sono. Como as camas, também existem diferentes tipos e modelos, com variados níveis de firmeza e tecnologias específicas.

Assim, vale considerar as características de cada opção, avaliando também suas preferências. Colchões mais firmes proporcionam um suporte maior para a coluna e podem ser indicados para pessoas com problemas.

Enquanto isso, colchões menos firmes podem ser mais confortáveis para quem prefere uma superfície mais macia.

Além disso, existem colchões com inovações para melhorar a qualidade do sono e a saúde, como espumas viscoelásticas, camadas de gel para reduzir o calor ou com molas ensacadas.

Também é importante destacar as opções antialérgicas, projetadas para evitar ácaros e outros alérgenos. 

Estilo da cama de casal

Ainda, antes de escolher a sua cama de casal, vale considerar o estilo que cada uma oferece, com vários modelos, cores e variações.

Sua decisão deve avaliar as preferências e a decoração do quarto, sendo indicado que combine com a paleta de cores da casa, se você priorizar harmonia. Nesse caso, você pode optar por camas de madeira maciça, para um visual clássico e elegante em tons terrosos, ou alternativas estofadas, mais confortáveis e coloridas.

Existem modelos modernos, minimalistas e contemporâneos, com cores neutras ou personalizadas, e vale a pena procurar aqueles que atendem ao estilo da sua decoração.

cama de casal

Qual a melhor cama de casal?

A melhor cama de casal é aquela que combina com as suas necessidades e personalidade. Afinal, é importante ser confortável para o seu uso diário. Nesse caso, vale conhecer as suas prioridades e entender qual o tamanho, formato e modelo que melhor podem te atender.

Além disso, é essencial encontrar a alternativa que combine com seu estilo. Para isso, confira ideias de decoração para quarto de casal e descubra o que te interessa mais!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas