Como organizar guarda-roupa? Confira como é simples!

Como organizar guarda-roupa? Confira como é simples! Riva Incorporadora

Se você está em busca de como organizar guarda-roupa, chegou ao post certo! Confira as nossas dicas para otimizar o seu tempo!

Pode parecer bobo, mas muitas vezes perdemos horas com atividades rotineiras. Por isso, é importante saber como organizar o guarda-roupa para poupar tempo.

Inclusive, muitas pessoas já ficam com preguiça só de pensar nessa atividade, pois imaginam ter que lidar com a bagunça e a dor de cabeça para manter o móvel organizado.

Mas pense um pouco: na hora de comprar um imóvel, você não imagina com antecedência como irá utilizar cada espaço e onde colocar cada um dos seus pertences? 

Da mesma forma, é necessário ter um planejamento e organização eficientes para um guarda-roupa.

Para te ajudar com isso, vamos te mostrar como organizar o seu guarda-roupa e, mais importante, como mantê-lo assim de modo que facilite a sua rotina. Confira a seguir e boa leitura!

Como começar a organizar o guarda-roupa

Na hora de começar a organizar o seu guarda-roupa, é muito importante ter um bom planejamento, avaliando todo o espaço disponível e os seus pertences.

Portanto, faça uma triagem de todos os itens que você possui, separando o que é útil, o que pode ser doado e o que você pode jogar fora.

Então, esvazie todo o móvel e faça essa separação dos pertences. Dessa maneira, você não perde tempo na hora de colocar cada um dos itens nas seções de seu guarda-roupa.

Da mesma forma, avalie o espaço disponível do modelo de guarda-roupa que você possui. Obviamente, um tipo de seis portas possui maior capacidade do que um de duas, por exemplo.

Esse planejamento básico fará com que organizar o seu guarda-roupa seja uma tarefa bem mais simples. Confira agora algumas dicas para te ajudar nesta organização!

Separe as peças por categorias

Em primeiro lugar, você deve separar as peças por categorias, afinal, um guarda-roupa abriga muito mais que roupas.

Caso você não tenha feito uma triagem prévia e partiu direto para a organização, esse é o momento de separar os itens que irá manter, doar ou que irão para o lixo.

No entanto, se você já tiver feito essa separação, então pegue os artigos que você irá guardar e divida-os em categorias a partir do seu uso.

Assim, você pode separar roupas, acessórios, documentos de maior importância, calçados, itens decorativos, e assim por diante.

Peças bem organizadas em armário com cores separadas. Imagem ilustrativa para texto como organizar guarda-roupa.

Pense na disposição e o lugar para cada categoria 

Agora que você já separou os seus pertences em categorias, o próximo passo para organizar o seu guarda-roupa consiste em pensar onde vai cada um desses itens.

Antes de tudo, considere colocar os itens de uso diário em locais de fácil acesso, enquanto guarda mais no cantinho aqueles que você usa com menor frequência.

Desse modo, suas roupas do cotidiano, como a do trabalho ou o seu pijama, podem ficar em gavetas ou cabides específicos.

Por outro lado, os itens de decoração do Ano Novo podem ficar escondidos no fundo do guarda-roupa sem problemas, tendo em vista que você só irá usá-los uma vez por ano.

Como você já os dividiu de acordo com a categoria, será bem mais fácil guardá-los!

Escolha um padrão que faça sentido 

Organizar um guarda-roupa envolve a escolha de um padrão que faça sentido, seja ele a cor, o tipo de material ou até mesmo o uso diário do item.

Geralmente, as pessoas costumam separar com base no uso, pois é muito difícil alguém possuir uma infinidade de peças da mesma cor.

No entanto, é possível criar padrões menos rígidos. Por exemplo, na hora de guardar camisas, você pode separar camisetas básicas das mais formais.

Vale ressaltar que isso serve para todos os seus pertences. Então, considere um padrão que faça sentido com a sua realidade e tente organizar o seu guarda-roupa de acordo com a sua escolha!

Reserve um local para peças de estação 

O Brasil é um país que possui um verão bastante intenso, então é comum possuirmos um guarda-roupa com roupas mais leves e fresquinhas.

Entretanto, existem regiões onde o frio costuma ser bem mais presente. Neste caso, o normal é organizar um guarda-roupa com casacos e gorros nas gavetas mais importantes.

Portanto, considere o clima de sua região e reserve um espaço para peças de estação. Se você mora em um ambiente frio, não há necessidade de colocar as roupas para o verão nas gavetas mais usadas e vice-versa.

Caso você more em um lugar que possui mudanças bruscas de temperatura, como São Paulo, tente dividir as peças de forma equilibrada no seu móvel.

Como manter o guarda-roupa organizado? 

Até agora você viu dicas simples para organizar o seu guarda-roupa, mas o verdadeiro desafio consiste em mantê-lo dessa forma e evitar a bagunça.

Uma das formas mais fáceis envolve incluir essa atividade na lista de tarefas domésticas, incorporando-a na rotina e garantindo que nunca tenha acúmulo de itens desnecessários no seu móvel.

Além disso, separamos outras dicas para ajudar na manutenção da organização de seu guarda-roupa. Continue lendo para descobrir quais são!

O desapego é a melhor estratégia

Ao contrário do que muitos pensam, um guarda-roupa organizado não é aquele que possui muitos itens, mas sim o que tem todos os itens necessários.

Então, é muito importante que você avalie de tempos em tempos a utilidade dos seus pertences e doe aqueles que não costumam ter uso.

Para que você quer manter certas roupas e acessórios que nunca utiliza? Ou então acumular diversos objetos que podem ter mais serventia para outras pessoas?

Dessa forma, você contribui para a felicidade de outros indivíduos e mantém um espaço organizado dentro de sua casa, sem acumular bens materiais de forma desnecessária.

Mulher conferindo peças na hora de como organizar guarda-roupa.

Use caixas organizadoras

Uma das formas de organizar o seu guarda-roupa e mantê-lo assim engloba o uso de caixas organizadoras, pequenos recipientes que acomodam itens pequenos.

Elas podem servir para guardar artigos, como cosméticos, maquiagem, acessórios, bijuterias, lenços, echarpes, gravatas, e até mesmo itens maiores, como lençóis e toalhas.

Dessa forma, você tem à sua disposição pequenos compartimentos que garantem que seus itens não fiquem soltos e se percam dentro do seu móvel.

De modo geral, essas caixas são de plástico, mas também há modelos feitos de material sintético e de tecido, conferindo um ar mais sofisticado para o seu guarda-roupa.

Cuidado ao dispor os sapatos 

Para guardar os seus calçados, o ideal é ter um móvel próprio, como uma sapateira. No entanto, muitas pessoas preferem guardar os sapatos dentro do guarda-roupa.

Assim, é importante criar hábitos que garantam uma maior organização do espaço e que contribuem até mesmo para ter um calçado mais duradouro.

Diante disso, antes de guardar o seu sapato no guarda-roupa, certifique-se de que ele está limpo e coloque-o nos compartimentos inferiores do móvel.

Logo, reserve este lugar apenas para os sapatos e chinelos. Dessa forma, você não terá problemas e irá saber exatamente onde eles se encontram.

Isso também contribui de forma significativa para manter o seu guarda-roupa organizado, tendo em vista que os seus calçados irão ficar sempre no mesmo lugar.

Dobre as peças corretamente

Por último, a melhor forma de organizar o seu guarda-roupa e contribuir para que ele continue assim é ter cuidado com o manejo de suas roupas.

Portanto, dobre todas as peças com cuidado e guarde-as no lugar apropriado. Se você costuma jogar tudo dentro das gavetas, está perdendo espaço útil e, em breve, tudo irá ficar uma verdadeira bagunça.

Além disso, você corre o risco de abrir uma gaveta e suas roupas caírem no chão. E não há nada mais chato que ter que lavar novamente uma blusa que estava limpa ou acabar tendo uma mancha na roupa.

Isso também influencia na vida útil do móvel, pois colocar muitas roupas de todo jeito na gaveta pode criar um peso desnecessário na gaveta, que irá apresentar problemas devido ao mau uso.

Viu como não é difícil organizar o guarda-roupa?

Não há nada complicado em organizar e manter o seu guarda-roupa arrumado, não é mesmo? Apenas basta ter força de vontade e incorporar essa atividade na rotina diária.

Inclusive, possuir força de vontade é super importante para que a gente estabeleça metas e conquiste sonhos, como o de ter um apartamento próprio.

Para isso, você pode contar com a Direcional, uma empresa que possui mais de 40 anos de atuação na construção de empreendimentos populares.

Com atuação em 13 estados brasileiros, a Direcional se dedica em criar apartamentos com projetos modernos, de qualidade e com ótima localização.

Além disso, também entendemos que a moradia popular deve ser acessível. Assim, construímos empreendimentos para diferentes perfis com diversas condições de financiamento.

Para saber o que a Direcional preparou para você, entre em contato e fale com um de nossos consultores. Em breve, você estará com a chave de seu novo apartamento em mãos!

Também não esqueça de conferir o Blog da Direcional para ter acesso a outros conteúdos exclusivos. Até a próxima!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas