Tapete para sala: como escolher o ideal para seu ambiente?

Tapete para sala: como escolher o ideal para seu ambiente? Riva Incorporadora

Saiba como escolher o tapete para sala ideal considerando materiais, estilos e cores. Transforme seu ambiente com conforto e beleza!

O tapete para sala é um elemento que faz toda a diferença na decoração. Além de agregar charme e personalidade ao local, ele traz mais conforto e aconchego. 

No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, pode ser difícil escolher o modelo certo para a sua casa ou apartamento. Por esse motivo, preparamos este conteúdo para mostrar o que é preciso considerar para acertar nesse item. 

Falaremos sobre o material, o estilo, a cor, o tamanho e o formato. Se você deseja transformar a sua sala, continue a leitura e descubra como ter o tapete perfeito para o seu ambiente!

Quais são as vantagens de ter um tapete na sala? 

Antes de nos aprofundarmos nas dicas para escolher o tapete ideal para a sua sala, é importante destacar os seus benefícios. Um dos principais é que essa peça, além de contribuir com a estética, é uma ótima aliada quando se quer oferecer mais conforto aos moradores e convidados.

O tapete cria uma sensação de aconchego, principalmente quando se trata de pisos frios, como cerâmica ou porcelanato. Além disso, quando bem escolhido, pode servir como um ponto focal na decoração da sala, complementando o estilo do ambiente. 

Agora que conhecemos os benefícios, vamos descobrir como escolher o melhor tapete para você!

Como escolher o melhor tapete para a sua sala? 

Existem várias considerações que devem ser feitas antes de comprar um tapete para sala, afinal, é necessário harmonizá-lo com a decoração do ambiente. A partir de agora, vamos abordar alguns aspectos que ajudam a tomar a decisão certa.

Material e estilo do tapete para sala

O primeiro ponto a se considerar é o material, pois essas peças podem ser feitas com as mais diversas matérias-primas. Confira, a seguir, algumas das mais populares:

  • : tapetes de lã são macios, duráveis e têm propriedades isolantes. Eles são ideais para ambientes com clima mais frio, pois ajudam a manter o local aquecido. Além disso, o material é resistente a manchas e tem boa durabilidade;
  • Algodão: já os de algodão são leves, fáceis de limpar e uma ótima alternativa para quem busca um tapete para sala antialérgico. Eles também são uma opção mais acessível em comparação com outros materiais. No entanto, podem ser menos duráveis e menos resistentes a manchas;
  • Sintéticos: materiais sintéticos, como poliéster e nylon, são populares para tapetes de sala. Eles também são duráveis, resistentes a manchas e com ampla variedade de estilos e cores disponíveis. Além disso, os materiais sintéticos são mais acessíveis em comparação com os naturais, como a lã;
  • Sisal ou juta: os tapetes para sala de sisal ou juta têm uma textura natural e são ideais para ambientes com decoração mais rústica. Eles são feitos a partir de fibras vegetais, o que lhes confere um aspecto orgânico. No entanto, é preciso ter atenção, pois esses materiais podem ser mais difíceis de limpar.

Outro fator que precisa ser considerado para uma boa escolha é o estilo, sendo os listados abaixo alguns dos mais comuns:

  • Persas: famosos pela sua qualidade artesanal e padrões emaranhados, eles são feitos à mão e podem adicionar um toque de elegância e sofisticação à sala. Os tapetes persas geralmente apresentam cores ricas e desenhos tradicionais;
  • Orientais: são semelhantes aos persas em termos de qualidade artesanal e desenhos detalhados. Porém, eles vêm de diferentes regiões, como a Turquia, China e Índia, variando desde os mais tradicionais até os contemporâneos;
  • Modernos: já o tapete para sala moderno é conhecido por seus padrões abstratos, geométricos, cores vibrantes ou estampas mais arrojadas. Sendo assim, são ideais para salas com decoração contemporânea e minimalista;
  • Vintage: ideal para quem busca adicionar um toque de nostalgia e personalidade à sala, os tapetes vintage têm um charme único, podendo ser encontrados em diferentes tipos e materiais.
Sala Conquista Jardim Guadalupe Direcional 2

Sala do apartamento decorado — Empreendimento Conquista Jardim Quadalupe, da Direcional.

Cor do tapete para sala 

A cor do tapete é outro fator importante, pois pode influenciar na atmosfera da sala e definir o tom geral da decoração. Para fazer a escolha correta, considere os seguintes pontos:

  • Paleta de cores: leve em conta as cores predominantes na sala. Assim, se o ambiente já tem cores vivas e marcantes, opte por um tapete de cor neutra para equilibrar. Por outro lado, se a sala for mais minimalista, um tapete com estampas e cores vibrantes poderá adicionar um toque de personalidade;
  • Cores claras: peças de cores claras, como branco, bege e cinza, tendem a fazer o ambiente parecer mais amplo e luminoso. Por isso, são uma ótima opção para salas menores ou com pouca iluminação natural;
  • Cores escuras: tapetes de cores escuras, como marrom, preto e azul-marinho, adicionam elegância e sofisticação à sala. No entanto, eles podem fazer o espaço parecer menor, então leve em conta o tamanho do seu cômodo ao escolher essa opção.
  • Contraste: se você deseja criar um ponto focal ou adicionar um toque de ousadia à sala, escolha um tapete que contraste com a cor do piso ou dos móveis. Por exemplo, um tapete de cor vibrante em um ambiente neutro pode criar um impacto visual interessante;
  • Estampas: os tapetes com estampas podem adicionar personalidade e estilo à sala. Dessa forma, ao escolher um tapete estampado, leve em conta o restante da decoração e certifique-se de que as estampas harmonizem com os outros elementos;
  • Manutenção: além de todos os detalhes mencionados, considere também a facilidade de manutenção ao escolher a cor do tapete. Cores mais escuras, por exemplo, tendem a disfarçar melhor alguma marca de sujeira, enquanto cores claras podem exigir uma limpeza mais frequente.
Dorm Conquista Vert Direcional

Quarto do apartamento decorado — Empreendimento Conquista Vert, da Direcional.

Tamanho e formato do tapete para sala

Por fim, não deixe de ter atenção ao tamanho e ao formato, pois são aspectos indispensáveis no momento de escolher o tapete para sala ideal. Sendo assim, antes de comprar, deve-se medir a área em que o item será colocado, avaliando o espaço disponível para os móveis. 

É importante escolher um tapete que seja grande o suficiente para acomodar todos os móveis e passar uma sensação de unidade. Em relação ao formato, os retangulares são os mais comuns e se adaptam facilmente a diferentes tipos de ambiente. No entanto, há excelentes opções de tapetes para sala redondos ou quadrados.

Escolha o tapete perfeito para a sua decoração

Escolher adequadamente o tapete para sala é uma decisão importante na decoração do ambiente. Um item bem escolhido pode transformar o local, por isso é necessário considerar os diversos aspectos na busca por uma composição harmônica e confortável.
Lembre-se de que essa peça deve refletir o seu estilo pessoal e combinar com os demais elementos decorativos. Aproveite que você já sabe como definir o tapete para a sua sala e entenda também como montar uma decoração de quarto de casal encantadora!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas