Tipos de mármore: conheça as diferenças e como escolher a melhor opção

Tipos de mármore: conheça as diferenças e como escolher a melhor opção Riva Incorporadora

Na busca pelo melhor tipo de acabamento para residências, muitas pessoas procuram saber quais são os tipos de mármore disponíveis no mercado e qual seria a opção ideal. Neste conteúdo, você entenderá mais sobre o assunto e poderá fazer a escolha certa!

Os diferentes tipos de mármore garantem sofisticação, elegância e muita versatilidade para quem está elaborando um novo projeto de acabamento para um imóvel.

Tratam-se de peças nobres e resistentes que nunca saem de moda. Por isso, além de proporcionarem conforto e bem-estar aos atuais proprietários, também valorizam a propriedade para vendas futuras.

Pensando nisso, elaboramos este post esclarecendo as diferenças entre as variações dos modelos, tipos de acabamento e qual o melhor mármore para diferentes ambientes.

Boa leitura!

Conheça os principais tipos de mármore e suas características

O mármore é uma rocha produzida a partir da exposição do calcário a altas temperaturas. Por isso, é comum encontrá-lo próximo a vulcões ou em locais que já experienciaram atividades vulcânicas.

Além disso, as demais variedades de minerais e diferenças de temperatura e pressão durante o processo possibilitam o surgimento de tantas cores e texturas diferentes.

Sendo assim, essa origem extremamente natural e imprevisível é o que torna o mármore tão especial e querido por quem está pensando em comprar um imóvel e montá-lo pensando em cada detalhe.

Portanto, conheça os principais tipos de mármore disponíveis no mercado!

Carrara

O mármore Carrara tem origem italiana — mais precisamente da região da Toscana — e é um dos mais escolhidos por quem está construindo ou reformando uma propriedade.

Trata-se de uma rocha nobre e de alta qualidade, cuja principal característica estética é a cor branca com alguns mesclados na superfície.

Além disso, apresenta alta porosidade e, por estar a tanto tempo sem sair de moda, é possível classificá-lo como atemporal.

banheiro revestido com mármores. Imagem ilustrativa para texto tipos de mármore

Piguês

Este é um tipo de mármore com tonalidade branca e pouca presença de veios. Por isso, conta um aspecto condensado que traz exclusividade às peças.

Sendo assim, essa é uma escolha ideal para quem busca dar um toque leve e delicado a ambientes com estilo moderno, clássico, minimalista ou contemporâneo.

Da mesma forma, devido à tonalidade clara do mármore Piguês os ambientes se tornam mais iluminados e com uma sensação de amplitude maior.

parte de banheiro com mármores. Imagem ilustrativa para texto tipos de mármore.

Travertino

As pessoas conhecem o mármore Travertino pela beleza e sofisticação trazidas por essa rocha de cor bege clara. Os tipos mais utilizados no Brasil são de origem italiana, especialmente o Travertino Romano e o Navona.

Esteticamente, as características mais marcantes são as pequenas cavidades e longos veios similares a ramos de folhas.

Por outro lado, o Travertino e Carrara são tipos de mármore porosos e, por isso, ideais para uso interno, com pouco contato com a água.

Este modelo é bastante aplicado nas paredes e pisos das residências, tampos de mesas e bancadas.

casa com mármore.

Calacatta

O mármore Calacatta é mais um dos tipos de mármore que apresenta fundo branco. Contudo, os veios são acinzentados e bem proeminentes em alguns pontos.

O aspecto dinâmico e, ao mesmo tempo tranquilo, faz desta uma escolha comum para banheiros, cozinhas e até para alguns ambientes voltados à saúde.

Portanto, utiliza-se o Calacatta para trazer mais requinte ao ambiente, tanto em espaços residenciais como comerciais.

cozinha com peça de mármore.

Nero

Diferentemente de vários outros tipos de mármore que têm origem na Itália, o Nero é uma rocha espanhola extraída das jazidas da região de Marquina.

Esteticamente, se destaca pelo fundo preto profundo marcado por veios brancos e longos. Uma verdadeira obra de arte natural.

Por isso, esta rocha é considerada exótica e costuma apresentar preços mais elevados, justificados pela maior exclusividade.

Bancada de cozinha preta.

Acabamentos para mármore

Além das diferenças na composição, cores e veios dos tipos de mármore, essas rochas também recebem acabamentos variados que trazem aspectos diferentes às peças, dependendo da escolha.

Sendo assim, as mudanças não são apenas estéticas, mas geram alterações de textura, peso e porosidade.

Então, os acabamentos para mármore mais conhecidos são:

  • Bruto: na verdade representa a ausência de acabamento. Neste caso, instala-se a peça na forma natural, do jeito que é encontrada da natureza;
  • Resinado: este é um método que busca fechar os poros e fissuras da rocha por meio da aplicação de uma resina. Como consequência, obtém-se um aspecto brilhante que combina muito com banheiros e cozinhas;
  • Levigado: o mármore levigado é lixado para apresentar uma aparência semi-polida;
  • Polido: o polimento proporciona ao mármore um aspecto altamente brilhoso, ideal para bancadas e paredes, pois, no piso, aumenta-se as chances de acidentes por ser mais escorregadio;
  • Jateado: o jateamento torna a superfície das peças mais áspera, criando uma aparência mais rústica que combina muito com áreas externas.

Como utilizar mármore nos ambientes?

Os vários tipos de mármore à disposição no mercado fazem com que essas sejam opções muito versáteis. Afinal, é possível utilizá-las como revestimento de pisos e paredes e na construção de bancadas e mesas.

Sendo assim, para o banheiro, cozinha e áreas externas recomenda-se evitar peças muito porosas, pois elas podem absorver a umidade, o que resulta em manchas permanentes. 

Por outro lado, os demais ambientes se dão bem com praticamente todos os tipos de mármore. Tudo depende do gosto pessoal do proprietário e de um bom planejamento decorativo.

Então, se você quiser algo mais rústico, opte por modelos com acabamento bruto, levigado ou jateado. Mas se estiver buscando requinte e sofisticação, dê preferência para finalizações lisas e com mais brilho.

Decore seu imóvel Direcional da melhor forma

Agora você já sabe quais são as diferenças entre os principais tipos de mármore. Além das cores e estilos de veio, cada uma dessas rochas recebe um tipo distinto de acabamento que também altera algumas características como a porosidade e a textura.

Portanto, se estiver pensando em comprar um imóvel e planejá-lo em todos os detalhes, confira as melhores opções do mercado disponíveis na Direcional, uma empresa com mais de 40 anos de experiência no setor imobiliário. 

Dessa forma, poderá adquirir o seu imóvel com praticidade e segurança para aplicar todas as dicas desse post ao seu novo projeto.

Se quiser conferir mais conteúdos como este, continue acompanhando o Blog da Direcional!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas