Conheça o estilo Urban Jungle e deixe sua casa aconchegante e mais verde!

Conheça o estilo Urban Jungle e deixe sua casa aconchegante e mais verde! Riva Incorporadora

Você já ouviu falar no Urban Jungle? Conheça esse estilo de decoração no nosso artigo e confira algumas dicas para decorar o seu lar!

Se você quer adotar um estilo com muitas plantas para o seu apartamento, então precisa conhecer o Urban Jungle.

Esse modo contemporâneo de decoração surgiu da necessidade dos moradores de grandes cidades de transformar seus apartamentos em um verdadeiro oásis no meio do caos, resgatando elementos naturais.

Inclusive, ao comprar um imóvel, muitas pessoas se preocupam em criar um espaço com plantinhas, podendo descansar do dia a dia corrido em um lugar que mantém o contato com a natureza.

Portanto, se você tem um perfil despojado e está em busca de um estilo de decoração charmoso, chegou ao artigo certo. Continue lendo para saber como decorar a sua casa com o Urban Jungle!

Afinal, o que é o Urban Jungle? 

Urban Jungle se traduz para o português como “selva urbana” e diz respeito a um tipo de decoração que introduz plantas variadas em todos os ambientes do apartamento.

Com isso, cria-se uma atmosfera tranquila e natural, características opostas às grandes cidades, como São Paulo, megalópole conhecida como uma “selva de concreto”.

Assim, essa tendência de decoração visa aumentar o contato da natureza, apostando em espaços verdes, e proporcionando muito aconchego e bem-estar aos moradores.

Um detalhe bacana desse estilo é que ele permite uma adaptação dos diferentes perfis, servindo tanto para quem cuida de plantas há bastante tempo quanto para quem nunca explorou essa possibilidade.

Se você se enquadra no último perfil, continue lendo nosso artigo! Mais à frente, vamos dar algumas dicas de como transformar o seu lar com esse modelo de decoração!

Plantas penduradas em sala com decoração na parede. Imagem ilustrativa para texto urban jungle.

Origem da tendência 

Nos lares brasileiros, é bastante comum que as pessoas cultivem plantas em casa. Afinal, é uma prática que faz parte de nossa herança cultural e histórica.

Contudo, essa não é a realidade de outros lugares do mundo, especialmente com o surgimento das grandes metrópoles.

Diante disso, arquitetos e decoradores viram a necessidade do uso das plantas na decoração. Então, em 2017, o Urban Jungle virou uma forte tendência que tomou conta do mundo.

Assim, surgiu o estilo que tem como objetivo transformar apartamentos em verdadeiros jardins, dando um toque natural para espaços tomados pelo concreto.

Aliás, vale ressaltar que você pode incorporar o Urban Jungle no seu apartamento, mesmo que more no Rio de Janeiro ou em Manaus, cidades conhecidas pelo contato com a natureza.

Principais características

O estilo Urban Jungle se caracteriza por ser casual, com uma combinação de plantas que parece, à primeira vista, até um pouco aleatória e bagunçada.

Assim, o morador pode utilizar diversos tamanhos e tipos de plantas para apartamento, construindo espaços que as use como divisórias para os cômodos.

Por isso, é crucial que se privilegie a iluminação natural na hora de se pensar os cômodos, tendo em vista que isso é essencial para a vida das suas plantinhas.

Além disso, a tendência também dá preferência aos materiais naturais, como madeira, palha, cerâmica, e outros elementos que se associam com o ambiente externo.

Com tudo isso em mente, avalie os espaços de sua casa e invista nessa decoração com as dicas que vamos apresentar a seguir!

Como aplicar a decoração Urban Jungle na sua casa

Uma das grandes vantagens do Urban Jungle é a ausência de regras. Ao contrário, a sua essência considera a personalidade do lar e dos seus moradores.

Afinal, são esses elementos pessoais que trazem memória e afeto, as quais dão ao ambiente um visual único e aconchegante.

No entanto, considere alguns elementos básicos além das plantas na hora de implementar o estilo, como cores que remetem à natureza nas paredes, pisos e objetos decorativos.

Para maximizar a iluminação de seu apartamento, saiba que aberturas generosas com vidro banham os locais com luz natural, trazendo vida ao espaço e a quem o habita. 

Nesse estilo, cortinas se fazem praticamente desnecessárias. Afinal, queremos o máximo de luz natural possível dentro dos espaços.

A seguir, vamos apresentar algumas dicas para você aplicar o Urban Jungle no seu apartamento de modo bem-sucedido.

Escolha espécies adequadas para o ambiente

Independente se você mora em casa ou apartamento, sabe que existem plantas adequadas para cada ambiente, afinal, há espécies que necessitam de cuidados constantes enquanto outras são mais resistentes.

Diante disso, selecione as espécies de acordo com o cômodo escolhido, assim como o tipo de planta e o tamanho dela.

Uma das grandes vantagens do Urban Jungle são as possibilidades, pois você pode colocar suas plantas em vasos no chão ou suspensos, sobre móveis, penduradas na parede ou no teto. 

Outra dica importante: misture diferentes tipos de plantas e vasos, combinando tamanhos, formas e cores. Isso colabora para trazer ao espaço a atmosfera jovem e despojada do estilo.

Logo mais, vamos aprofundar um pouco sobre as plantas para você saber quais são as mais apropriadas para apartamentos.

móvel com várias plantas. Imagem ilustrativa para texto urban jungle.

Aposte em jardim vertical 

O jardim vertical é uma ótima solução para quem deseja ter o Urban Jungle no seu apartamento, mas não possui muito espaço disponível.

A principal característica do jardim vertical é a sua versatilidade, visto que serve tanto para espaços internos como externos.

Assim, você pode pendurar diversos tipos de plantas no corredor de seu apartamento, criando uma espécie de túnel verde no local.

Na cozinha, por sua vez, uma ideia legal é colocar plantas que também podem servir de tempero, criando um ambiente com ingredientes frescos e bastante perfumados.

Na varanda ou sacada, você pode colocar espécies que florescem. Assim, você cria um espaço delicado para que as pessoas de fora também possam apreciar.

Pense em uma decoração complementar 

As cores são mais que bem-vindas. Afinal, elas remetem à natureza, viva e colorida. 

Assim, dê preferência para cores mais suaves, como areia e caramelo, para paredes, piso e objetos maiores. Para criar ambientes mais intimistas, verde escuro e terracota combinam muito bem.

Inclusive, se você não tem tempo para cuidar de plantas, você também pode investir em elementos complementares que remetem ao natural, como um papel de parede com temática floral.

Outra dica é adquirir quadros com paisagens, além de pedras e fontes de água, que também são elementos complementares que se associam com a natureza.

Móveis feitos de materiais naturais

Para trazer aconchego e conforto ao espaço, invista em móveis confortáveis, como sofás de madeira com tecido macio e estofado fofo.

Um detalhe bastante interessante é utilizar a decoração com paletes, que são bastante versáteis e podem ser usados como painéis, estantes e mesas de centro.

Além disso, almofadas e puffs são muito bem-vindos, ainda mais quando são coloridos. As cores desses elementos podem trazer estampas étnicas e naturais que combinam com as plantas de seu lar.

Estilo Urban Jungle: conheça as plantas ideais para ter em um apartamento

Certamente, as plantas fazem mais do que apenas trazer cor e deixar o ambiente mais bonito. 

Elas purificam o ar e fazem o ambiente parecer maior, pois o nosso cérebro as associa, inconscientemente, com natureza e espaços abertos.

Nós sabemos, contudo, que um apartamento certamente não é o habitat natural das plantas. Inclusive, algumas podem ter dificuldade para sobreviver nesse ambiente, principalmente pela falta de sol.

Portanto, de nada adianta querer ter uma decoração no estilo Urban Jungle e selecionar plantas que não se adaptam a apartamentos.

Existem algumas espécies, porém, que se desenvolvem muito bem em uma vida em um apartamento. 

Essas são as plantas de meia-sombra, acostumadas com pouca incidência solar, pois, na natureza, elas costumam ficar abaixo de plantas maiores, protegidas do sol.

Antes de tudo, saiba que há plantas tóxicas para seres humanos e animais domésticos. Portanto, é importante pesquisar antes de selecioná-las.

Sendo assim, conheça alguns exemplos das melhores plantas para apartamentos.

Zamioculca 

Uma planta ornamental de tons verdes chamativos, a Zamioculca é bastante resistente. Por necessitar de pouco sol e pouca água, ela se adapta muito bem à rotina de quem mora em apartamento e dispõe de pouco tempo.

Apenas tenha em mente que você deve regá-la uma vez por semana. Caso contrário, as folhas da planta começam a ficar amareladas, o que indica excesso de sol ou de água.

Além disso, a Zamioculca é uma espécie tóxica. Portanto, cultive-a em espaços onde não há circulação de crianças e animais.

zamioculca em vaso ao lado de uma cama.

Areca Bambu

Essa planta, da família das palmeiras, destaca-se por sua capacidade de purificar o ar, uma boa pedida para nós que vivemos em grandes centros urbanos

Apesar de ser uma planta tropical, a Areca Bambu prefere luz indireta por boa parte do dia. Assim, você deve colocá-la no sol direto apenas pela manhã ou no fim da tarde.

É importante que você controle o crescimento dessa espécie, pois ela pode chegar a ter até 3 metros. Contudo, o tamanho do vaso limita que ela chegue a essa altura.

Jiboia

Uma belíssima trepadeira com folhas em formato de coração, essa espécie é uma parente próxima da samambaia e continuamente ganha espaço nos lares de muitos brasileiros.

A Jiboia gosta muito de umidade, o que a torna perfeita para ser colocada no banheiro, aprimorando assim o estilo Urban Jungle nos diversos cômodos. 

Por se tratar de uma trepadeira, dê preferência a lugares altos. Contudo, faça a poda da ponteira dos ramos mais altos a cada 6 meses, caso não queira que ela cresça demais.

Além disso, regue-a de duas a três vezes por semana. No que diz respeito à manutenção, você pode podar galhos mal formados e folhas amareladas na primavera.

Plantas suculentas

Essa planta é ideal para apartamentos, por pertencer ao grupo das suculentas, espécies com a característica marcante de terem folhas grossas para armazenar mais água.

A característica justifica-se pelo fato de ser proveniente de regiões desérticas, o que significa que não necessita de regas frequentemente. 

No caso de uma suculenta de meia-sombra, a espécie também não necessita de muito sol. Regue-a uma vez por semana.

vaso com várias suculentas.

Clorofito

Essa espécie apresenta o melhor dos dois mundos: adapta-se muito bem a ambientes com luz solar, assim como a ambientes com pouca luz.

Um grande diferencial é que essa planta é indicada para quem sofre com alergias, pois tem a capacidade de absorver partículas de poeira e alérgenos do ar. 

Além disso, é uma planta bastante popular e acessível. Isso significa que você pode encontrá-la no mercado por R$ 3,00.

Outro aspecto interessante é que essa planta não necessita de grandes cuidados no que diz respeito ao adubo. Para regá-la, basta ver se o solo está seco.

Entendendo quais são as principais dicas do estilo Urban Jungle e sabendo quais são as plantas ideais para se ter em um apartamento, fica fácil criar sua própria floresta urbana dentro de casa.

Explore o estilo Urban Jungle em um imóvel Direcional

Com nossas dicas, você poderá implementar a tendência do Urban Jungle em seu lar e ter um ambiente charmoso, colorido e com bastante contato com a natureza.

Por isso, é importante morar em um apartamento onde você consiga explorar essas possibilidades de decoração. Sendo assim, conte com a Direcional!

Nossos imóveis são amplos, bem planejados e modernos. Desse modo, você terá um apartamento que atende às suas necessidades de forma prática e eficiente.

E o melhor de tudo: a Direcional se preocupa com a sustentabilidade nos seus canteiros de obras. Esse é um de nossos diferenciais, pois acreditamos que a tecnologia deve ser voltada para ajudar as pessoas!

Portanto, encontre seu apartamento com a Direcional, uma empresa que trabalha há mais de 40 anos aproximando milhares de brasileiros da conquista da casa própria. E não esqueça de conferir o Blog da Direcional para ler outros artigos sobre decoração.

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas