Você conhece o significado das cores no Ano Novo? Confira tudo e se prepare!

Você conhece o significado das cores no Ano Novo? Confira tudo e se prepare! Riva Incorporadora

Quer saber mais sobre o significado das cores no Ano Novo para se preparar da melhor maneira para as festas? Então confira este artigo da Direcional!

O significado das cores no Ano Novo costuma ser uma busca de muitas pessoas quando se aproxima a virada do ano. 

Isso porque, tanto para quem acredita em tradições populares quanto quem quer atrair boas coisas, a prática garante, no mínimo, um belo look pro réveillon!

Além disso, assim como o uso das cores na decoração podem ter diferentes sentidos, conhecer o significado delas irá te ajudar a escolher a que mais combina com você e com as suas expectativas para o ano que vai começar.

Por isso, é importante saber usá-las ao seu favor para não cair no erro de optar por uma única cor e tornar tudo monótono, ou exagerar demais com excesso de informações.

Por isso, acompanhe com a gente o artigo exclusivo que a Direcional preparou e saiba tudo sobre o significado das cores para o Ano Novo. Boa leitura!

Cores, tradições e superstições no Réveillon brasileiro

Antes de entender o significado das principais cores, merece atenção outras práticas que também fazem parte das crenças e tradições em várias partes do Brasil.

A primeira delas vem de raízes africanas, e consiste em pular sete ondas e fazer um pedido ou agradecimento em cada salto para o ano seguinte.

Para quem busca fartura e prosperidade, é costume comer romã ou lentilha no último dia do ano. Isso porque a tradição diz que estes alimentos podem trazer muita sorte.

Com os romãs, a pessoa deve preservar 7 sementes, que serão guardadas na carteira até o Dia de Reis, em 6 de janeiro. Por sua vez, a simpatia com a lentilha orienta comer sete garfadas dela do alto de uma cadeira, mesa ou no degrau de uma escada.

Outra prática que envolve alimentos é comer 12 uvas, uma por vez, a cada badalada que o relógio der à meia-noite e fazer sempre um pedido. Cada uva corresponde a um mês do ano e a tradição tem origem espanhola.

Por último, brindar com champanhe é uma forma de celebrar e atrair riqueza. O que pode ser uma excelente opção para quem pensa em comprar um imóvel, trocar de carro ou até mesmo quitar uma dívida maior.

mesa enfeitada para ano novo.

O significado das cores para usar no Ano Novo

Agora que conhecemos outras tradições, que tal entender o que significa cada uma das cores mais usadas durante o Réveillon? 

Para isso, é importante lembrar que você pode combinar tons, texturas e não é necessário o uso de uma única cor.

Outro aspecto importante é que você deve entender o significado das cores na decoração. Portanto, o uso delas não se aplica apenas às peças de roupa, ok?

Inclusive, alguns estudiosos se dedicam a levantar os benefícios das cores no organismo humano, especialmente nas questões relativas ao bem-estar físico e mental.

Nesse sentido, se elas podem atrair elementos diferentes, que tal escolhê-las de modo a trazer diversas coisas boas para o seu Ano Novo, não é mesmo?

Então, confira conosco alguns significados das cores tradicionais do Ano Novo!

Branco

A cor clássica da maioria das festas de virada de ano abre essa lista e não poderia ser diferente. Isso porque, entre todos os significados das cores para o Ano Novo, o branco é o que mais traz sentimentos bons e energias positivas.

Por isso, o branco é associado com a verdade, sinceridade, transmitindo a ideia de pureza e calma. Ele ainda pode indicar esperança em dias melhores e maior saúde mental e física.

Sobretudo, muitas pessoas relacionam a cor branca com a paz de espírito, com a pomba branca simbolizando a paz universal entre as pessoas.

Verde

Já o verde simboliza tanto equilíbrio quanto sorte, vigor, renovação, fertilidade e perseverança. Essa cor tem relação forte com a natureza e os seus elementos.

Seja em tons mais claros ou intensos, o verde costuma ser a escolha de quem deseja ter proteção e contentamento com cada coisa na vida.

Inclusive, a cor verde pode ajudar a trazer à tona uma reflexão sobre a felicidade, atualmente tão calcada nos elementos materiais e passageiros da vida.

Azul

Por sua vez, o azul representa, dentro do significado das cores do Ano Novo, um alto poder de comunicação, fidelidade, lealdade e seriedade. 

Ou seja, é uma opção interessante para quem deseja restabelecer laços familiares, de amizade ou lidar com assuntos mais sérios. Além disso, o azul também significa amabilidade e paciência.

Portanto, você pode apostar nesta cor se está em busca de retomar o diálogo com um parente ou amigo com quem teve um atrito.

Ela também é uma cor interessante para quem deseja transmitir esses sentimentos na decoração da casa ou do apartamento.

Amarelo: muito mais do que a cor do dinheiro

Por ser uma cor muito vibrante e forte, o amarelo costuma representar a alegria de viver, a inteligência e a possibilidade de aprender o tempo todo.

Além disso, entre o significado das cores do Ano Novo, o amarelo é o que simboliza as amizades verdadeiras e também atrai prosperidade.

Inclusive, há uma tradição que muitas pessoas seguem de usar uma peça íntima de tons amarelos na virada do ano com o intuito de atrair mais dinheiro para a conta bancária.

Falando nisso, quer saber como ajustar suas finanças para o próximo ano? Confira o artigo da Direcional sobre os princípios da educação financeira e como aplicá-los!

Lilás e Roxo: o significado das cores no Ano Novo

Tanto o lilás quanto o roxo possuem sentidos que remetem à intuição e transformação das energias negativas em positivas. 

Em outras palavras, as duas cores se relacionam com a inspiração e o poder de cura através dos nossos pensamentos.

No caso do lilás, ele é capaz de auxiliar na cura mental, física e emocional, enquanto o roxo pode contribuir para minimizar situações de depressão e trazer dias mais ensolarados para quem escolhe esta cor.

Por isso, uma das plantas que as pessoas mais gostam de cultivar é a lavanda. Afinal, a sua cor emana todas essas sensações e ainda possui um cheiro maravilhoso que se espalha pelo ambiente.

Laranja

O laranja está vinculado ao otimismo, entusiasmo e generosidade. Isso porque a cor é a alternativa ideal para quem busca um maior calor afetivo, proximidade nas relações de trabalho ou pessoais e também vitalidade.

Além disso, a cor também estimula a criatividade e a mudança, dois aspectos cruciais para nos mantermos motivados e com novas metas na vida.

Para algumas pessoas, a mudança pode vir na compra de um novo apartamento por meio de um financiamento imobiliário, enquanto para outras pode ser começar um novo curso na faculdade.

De toda forma, cada mudança pode gerar uma nova e excitante conquista!

significado das cores ano novo 2 2 Você conhece o significado das cores no Ano Novo? Confira tudo e se prepare!

Vermelho: a cor da intensidade

Tudo que se relaciona com o vermelho costuma indicar coragem, energia e uma explosão intensa de sentimentos. 

Ou seja, para falar do significado das cores do Ano Novo a partir do vermelho, é necessário pensar em quem busca desafios e paixões.

Do tom mais vibrante ao mais suave, o vermelho traz à tona sensações de afeto e faz com que as pessoas se sintam com mais disposição para encarar o novo ano que inicia.

Além disso, esta cor oferece uma vantagem: na decoração de Natal, é bastante comum vermos adereços com tons vermelhos, o que contribui para uma maior economia na hora de decorar o ambiente para o Ano Novo!

Rosa

O rosa é a cor do amor próprio e da autoestima. Isso porque ele mistura todos os significados do branco e do vermelho, e traduz estes sentimentos em algo mais romântico, carinhoso e terno.

Além disso, o rosa passa uma ideia de suavidade. Então, invista nele se você busca encarar as coisas de forma mais leve no Ano Novo que se inicia.

Sendo assim, o uso do rosa é indicado para quem quer começar o próximo ano curtindo um novo amor ou deseja melhorar o relacionamento afetivo com seu parceiro.

Prateado e Dourado

A cor prata ou o dourado são sempre associadas ao que é moderno, luxuoso e elegante. Por isso, boa parte dos artigos tecnológicos, como computadores e celulares, apresentam esses tons.

No entanto, é preciso um maior cuidado no uso delas, uma vez que as duas cores costumam funcionar melhor em acessórios ou como complemento de uma roupa ou calçado.

Usar dourado ou prateado é desejar para o próximo ano muito sucesso e qualidade em tudo!

Preto

Por fim, mas não menos importante, o preto é uma cor que transmite a ideia de sobriedade, estando constantemente associado ao luto.

Mesmo que possa parecer estranho, o uso do preto no Réveillon não tem nada de negativo ou coisas ruins. Isso porque a cor simboliza características como respeito e dignidade.

De acordo com a crença, ela é uma excelente opção para representar o fim de um ciclo e o início de uma vida diferente.

Além disso, vamos combinar que o preto combina com tudo, não é mesmo? Portanto, peças com essas cores são ótimas apostas para quem não quer errar!

O que é melhor: combinar as cores no Ano Novo ou apostar em uma única cor?

Após conhecer o significado das principais cores para usar no Ano Novo, pode surgir a dúvida: vale a pena apostar em uma cor só ou criar combinações entre elas?

Pois a resposta depende da preferência e estilo de cada pessoa. Ou seja, é possível apostar tanto na criatividade quanto em looks mais clássicos e ainda assim se destacar nas festas de fim de ano.

Separamos a seguir algumas dicas essenciais para quem deseja apostar em um único tom ou quem quer arriscar com várias cores.

Como combinar cores diferentes?

Uma das formas mais simples de combinar cores diferentes é utilizando o círculo cromático como referência.

círculo cromático ilustrativo.

Se você não quer deixar tudo com a mesma cor, você pode apostar em visuais harmônicos de cores “vizinhas” ao tom que você deseja. Por exemplo, rosa e vermelho.

Você também pode apostar em uma paleta de cores complementares, ou seja, do extremo oposto. Nesse sentido, azul e laranja são ótimas opções.

Inclusive, vale ressaltar que isso também serve tanto para as roupas que você pretende usar quanto para a decoração do espaço no Ano Novo.

Tom único: a beleza está nos detalhes

Tão importante quanto conhecer o significado das cores do Ano Novo é saber que a atenção aos detalhes faz toda a diferença.

Portanto, se você prefere não arriscar na combinação das cores e prefere investir num look de uma única cor, você pode apostar em alguns acessórios de outros tons que chamem atenção.

Assim, não dá pra errar com acessórios de tons prata e dourado, afinal são clássicos e combinam com tudo.

Outra dica é utilizar uma cor que faça parte de você naturalmente. Por exemplo, se você tem olhos azuis, pode usar um brinco ou maquiagem que destaque essa característica.

Isso também se aplica à decoração como um todo. Assim, um colorido papel de parede em uma cozinha monocromática pode encantar os convidados de sua festa de Ano Novo.

Comemore o Ano Novo com a cor certa para você!

Com a nossa explicação sobre o significado das cores, você pode iniciar o novo ano que se aproxima com o pé direito. Aliás, já pensou em começar esse novo ciclo conquistando o sonho do imóvel próprio?

Para isso, você pode contar com a Direcional, uma construtora que possui mais de 40 anos de experiência na área de moradias populares e acessíveis para os brasileiros.

Com atuação em 13 estados do Brasil, oferecemos empreendimentos de qualidade, localizados nas melhores regiões em condomínios modernos e funcionais.

Portanto, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores. Em breve, você estará segurando as chaves do seu imóvel em suas mãos!

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então, confira o Blog da Direcional para ler outros artigos sobre decoração e tirar todas as suas dúvidas!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas