Como saber se meu nome está sujo? Confira como é fácil acompanhar

Como saber se meu nome está sujo? Confira como é fácil acompanhar Riva Incorporadora

Alguma vez você já se perguntou: “como saber se meu nome está sujo?”. Essa dúvida é comum pois, embora seja um problema bastante recorrente no Brasil (infelizmente), muitos não sabem como verificar a existência de dívidas ligadas aos respectivos CPFs. Por isso, elaboramos este post completo com tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Ficar negativado é um medo de grande parte dos brasileiros. Por isso, muitos se fazem a seguinte pergunta: “como saber se meu nome está sujo?”. 

Dizer que o nome de alguém “está sujo” é a maneira popular de se referir a alguém que comprou algo e não pagou. Ou seja, a pessoa não honrou o compromisso com o pagamento e, consequentemente, ficou com o nome negativado.

Quando isso acontece, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) de quem está nessa situação fica inscrito em um banco de dados de restrição ao crédito, como a Serasa e o SPC.

A consequência disso é que esse fato será levado em consideração durante a realização de uma análise de crédito, como é comum em instituições financeiras, por exemplo.

Entenda o processo até ter o CPF negativado

Embora ficar negativado seja um problema enfrentado por muitas pessoas, ele não surge da noite para o dia. Na verdade, há um tempo relativamente longo entre o atraso de uma dívida e a introdução do nome do devedor nas instituições de proteção ao crédito.

Então, todo esse processo envolve, pelo menos, as 4 seguintes etapas:

  1. Atraso de uma conta;
  2. Cobrança do débito pelo credor;
  3. Informe de que o nome será negativado;
  4. O nome passa, enfim, a estar negativado.

Portanto, é comum que essas quatro etapas demorem meses para serem concluídas. 

Então, isso mostra que, em alguns casos, a culpa também é da má organização financeira de quem está com o nome sujo, já que existe um tempo considerável e alguns avisos para que a circunstância seja regularizada.

Por outro lado, alguns nomes são negativados por real incapacidade de lidar com uma dívida que não estava programada. Ou até imprevistos na vida pessoal e profissional de uma pessoa.

Infelizmente, em ambos os casos, as desvantagens de estar nessa situação são as mesmas.

Como saber se meu está sujo?

Um dos motivos de muitas pessoas terem dúvidas sobre como verificar se meu nome está sujo vem do fato de que um nome não fica negativado em um órgão público específico, e sim em instituições de proteção ao crédito, como a Serasa, o SPC e o SCPC.

Isso pode gerar uma série de questionamentos, pois cada instituição segue um modelo de consulta próprio. 

Mas, não se preocupe. Confira abaixo como verificar um CPF negativado em cada um desses bancos de dados!

Serasa

A Serasa é uma empresa privada referência em análises e informações para decisões de crédito. Uma das principais do Brasil quando o assunto é nome sujo.

Então, para fazer uma consulta no banco de dados desta instituição, você pode seguir o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site da Serasa;
  2. Clique em “Consultar CPF”;
  3. Cadastre-se;
  4. Se já possuir o cadastro, basta entrar com seu login e senha;
  5. Clique em “Meu CPF” e verifique se há alguma pendência.

SPC

SPC é a sigla para Serviço de Proteção ao Crédito. Trata-se de um banco de dados pertencente ao sistema CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), que reúne informações sobre o comércio de todo o Brasil.

O SPC também é um sistema muito utilizado para registrar CPFs que não honram as dívidas.

Sendo assim, para consultar a sua situação no SPC, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o portal do consumidor do SPC;
  2. Cadastre-se ou, se já for cadastrado, realize o acesso com o seu CPF;
  3. Clique em “Consulte seu CPF”, para expandir as informações;
  4. Selecione “Ver detalhes”;
  5. Veja se há alguma pendência em seu nome na aba “Registros no SPC”.

Além disso, na tela inicial da plataforma, você poderá conferir o seu score de crédito gratuitamente. Essa é uma informação muito utilizada por instituições financeiras para liberação de crédito.

SCPC

O banco de dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é o mais antigo do Brasil, fundado em 1955. Atualmente, ele é administrado pela empresa Boa Vista Serviços e também é possível realizar a consulta gratuitamente. 

Para isso, cumpra as etapas abaixo:

  1. Acesse o site Consumidor Positivo;
  2. Insira seu CPF e clique em “Consultar grátis”;
  3. Caso você ainda não seja cadastrado na plataforma, terá que fazer um cadastro;
  4. Em seguida, clique em “Dívidas” e saiba se há alguma pendência no seu nome.

Contudo, o SCPC apresenta um diferencial interessante: ele permite que você crie um cadastro positivo.

Isso significa que você poderá registrar pagamentos, e não apenas ficar marcado por suas dívidas. Então, esses registros podem te ajudar a obter crédito em instituições financeiras, para fazer um financiamento e comprar um apartamento, por exemplo.

mulher conferindo dívidas no computador. Imagem ilustrativa para texto como saber se meu nome esta sujo .

Quais os principais problemas em ficar com o nome sujo?

Muitos de nós já nos perguntamos: “como saber se meu nome está sujo?”. Afinal, esse é um problema que pode atrapalhar bastante os nossos planejamentos financeiros.

Isso porque, além da nossa imagem ser prejudicada, vários outros serviços se tornam inacessíveis.

Então, veja alguns dos principais problemas enfrentados por quem está com o nome sujo:

  • Restrição de crédito: será mais difícil vender, comprar ou conseguir crédito. Isso quer dizer que você terá mais dificuldade em abrir uma conta corrente, obter um novo cartão de crédito, conseguir um empréstimo ou qualquer tipo de financiamento para sair do aluguel, entre outros serviços;
  • Multas e juros: estar com o nome sujo significa ter uma dívida em aberto. Quanto mais tempo se passar, maior serão os juros e as multas em cima desses valores não pagos;
  • Suspensão de serviços: além das multas e dos juros não acumulados, não pagar uma dívida pode significar cortes nos respectivos serviços deixados em aberto. Os principais são: água, luz, telefone, plano de saúde e internet.

Agora você sabe como acompanhar qualquer inadimplência

Se você precisava entender como saber se meu nome está sujo, neste post você pôde conferir várias maneiras de realizar esse processo.

Caso você tenha encontrado alguma pendência relacionada ao seu CPF, é importante saber que retirar o seu nome de uma das listas de proteção ao crédito pode ser uma tarefa rápida ou demorada, dependendo de como você escolheu pagar sua dívida.

Portanto, a melhor maneira de evitar esse tipo de problema é se organizar financeiramente e manter um bom score. Isso inclui o pagamento de suas contas em dia e a utilização de serviços que permitam que você registre essas informações, como o Cadastro Positivo.

E se você está pensando em comprar um apartamento, mas está com o nome negativado, descubra agora se é possível fazer um financiamento com o nome sujo!

O conteúdo foi útil? Continue acompanhando o Blog da Direcional. Até a próxima!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas