Consultar a restituição da Receita Federal: passo a passo

Consultar a restituição da Receita Federal: passo a passo Riva Incorporadora

Para quem paga o Imposto de Renda (IR), é muito importante saber como consultar a restituição da Receita Federal e ter o retorno do dinheiro declarado do ano anterior.

Aliás, muitos trabalhadores não sabem que têm direito à restituição, ainda que o acesso seja realizado por meio de uma simples busca no site da Receita Federal.

Além disso, o retorno desse dinheiro se dá por meio de lotes e existe prioridade na hora do pagamento, o que também confunde muita gente quando o assunto são prazos e datas.

Pensando nisso, a Direcional preparou este texto para que você entenda tudo sobre o processo e saiba como consultar a restituição da Receita Federal de maneira simples. Confira a seguir e boa leitura!

Afinal, o que é a restituição de Imposto de Renda da Receita Federal?

Antes de mostrar como você pode consultar a restituição da Receita Federal, vamos explicar o que ela é e como funciona.

Em primeiro lugar, a pessoa que tem rendimentos anuais superiores a R$ 28.559,70 teve que pagar o Imposto de Renda em 2022. O IR funciona como um encontro de contas entre suas despesas e créditos com a União.

Ou seja, após o Governo Federal conferir todo o seu balanço financeiro do ano anterior à declaração, ele pode informar que ainda existe algum imposto ou tributo a pagar ou te restituir uma parte, caso entenda que você pagou além do montante adequado.

Então, se você possui rendimentos acima do valor informado acima, a sua declaração precisa ser feita. Isso porque, caso você não faça, haverá a aplicação de multas e o seu CPF fica pendente de regularização.

Vamos supor que pensou em um planejamento financeiro para a aquisição de um imóvel e quer fazer um empréstimo. Isso é impossível com essa pendência.

Outra vantagem de pagar o IR é a possibilidade de ver parte do dinheiro restituído. Isso acontece porque existem deduções no imposto pago.

Vamos explicar de uma maneira simples: ao fazer a declaração, a Receita Federal calcula o imposto apropriado para os ganhos daquele cidadão.

No entanto, muitos trabalhadores já pagam impostos diretamente na folha de pagamento, o chamado imposto retido na fonte.

Soma-se a isso as despesas dedutíveis, isto é, os gastos cotidianos que podem ser declarados. Para isso, é necessário apresentar provas de que houve essas despesas.

Por exemplo, custos com saúde e educação, pensão alimentícia e previdência privada se encaixam nessa categoria de despesas.

consultar a restituição da Receita Federal

Portanto, a restituição da Receita Federal se refere ao processo de devolução de valores pagos a mais na declaração do Imposto de Renda.

Contudo, o Governo não paga todo mundo de uma vez porque isso gera uma despesa muito grande para os cofres públicos.

Diante disso, a Receita Federal divulga um calendário anual com os lotes de restituição. Continue lendo o texto para saber mais!

Quem tem direito à restituição da Receita Federal?

O principal critério para definir quem tem direito à restituição se refere à data de envio da declaração. Isso significa que a pessoa que entregou primeiro pode receber o valor antes.

Vale salientar que a Receita Federal faz a devolução por meio de lotes. Contudo, existem pessoas que têm prioridade. De acordo com a lei, podem receber antes:

  • Pessoas idosas (acima de 60 anos);
  • Pessoas com deficiência mental, física ou doenças graves;
  • Contribuintes que têm o magistério como principal fonte de renda.

Após esses casos, a data de envio da declaração continua sendo o critério para o pagamento.

Outra forma importante de saber se você tem direito à devolução é consultar a restituição da Receita Federal no site. Confira a seguir como fazer isso.

Consultar a restituição da Receita Federal: tutorial

Como já mencionamos, muitas pessoas desconhecem que podem verificar como receber a devolução do Imposto de Renda pela internet.

Com esse dinheiro, os trabalhadores podem organizar suas finanças, ter um maior controle financeiro ou, até mesmo, pagar dívidas.

Há duas formas de consultar a restituição da Receita Federal: pelo site do órgão ou por meio do aplicativo Pessoa Física no celular. Confira como fazer a seguir.

Pelo computador

Para consultar a restituição da Receita Federal pelo computador, siga estes passos:

  1. Acesse o site: Abra o navegador de sua preferência e entre na página Consulta Restituições IRPF;
  2. Em seguida, informe o seu CPF, ano de nascimento e o ano referente à restituição (no nosso caso, 2022). Digite os caracteres e clique em “Consultar”.

Caso todos os dados estejam corretos, o site mostra se você tem direito à devolução.

Consultar a restituição da Receita Federal pelo smartphone ou tablet

Se deseja consultar a restituição da Receita Federal pelo celular ou tablet, é bastante simples:

  1. Baixe o aplicativo Pessoa Física na Google Play Store (para usuários do Android) ou na App Store (para usuários do iOS);
  2. Abra o aplicativo, clique no menu superior no canto esquerdo e selecione a opção “Consulta Restituição”;
  3. Informe seu CPF e o ano referente à restituição. Logo após, toque em “Consultar” e veja as informações disponíveis.

Calendário da restituição da Receita Federal em 2022

Viu como é simples consultar a restituição da Receita Federal? No entanto, é muito importante se atentar ao prazo dos lotes para poder ter acesso ao dinheiro.

Sendo assim, a Receita Federal define anualmente o calendário para o pagamento da restituição. Então, veja na imagem abaixo as datas para o ano de 2022:

consultar a restituição da Receita Federal

O que fazer com o dinheiro da restituição do Imposto de Renda?

Muitas pessoas ficam ansiosas com a possibilidade de receber o dinheiro da restituição do Imposto de Renda, mas o que fazer com ele?

Em primeiro lugar, você pode pagar suas dívidas. Ficar no vermelho compromete todas as suas finanças, então, esse dinheiro pode solucionar esse problema.

Você também pode abater parcelas de um empréstimo. Alguns se baseiam no sistema de amortização constante, o que significa que as parcelas diminuem ao longo do tempo. Isso pode ajudar no seu orçamento!

Além disso, já pensou que essa quantia pode ser a chance para dar entrada em um imóvel? Aliás, muitos trabalhadores juntam dinheiro e utilizam a restituição também para isso.

Mas saiba que existem casos em que os imóveis financiados precisam constar na declaração do IR. Veja aqui como declarar imóvel financiado no Imposto de Renda.

Aprendeu como consultar a restituição da Receita Federal? Que tal usar o valor para adquirir o seu Direcional?

Viu como é simples como consultar a restituição da Receita Federal? Então, se estiver em busca de financiar um imóvel com esse dinheiro, você precisa conhecer a Direcional.

Somos uma empresa que trabalha há mais de 40 anos com o objetivo de facilitar o sonho da casa própria. Para isso, oferecemos atendimento personalizado com todo o respeito e qualidade que você merece.

Encontre seu apartamento agora mesmo! E se quiser ler mais conteúdos como este, continue acessando o Blog da Direcional.

Consultar restituição Receita Federal

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas