Como declarar o Imposto de Renda pode te ajudar a comprar um imóvel 

Como declarar o Imposto de Renda pode te ajudar a comprar um imóvel  Riva Incorporadora

Descubra como a declaração do Imposto de Renda pode ser utilizada para a aprovação do financiamento imobiliário.

Após encontrar o apartamento ideal e definir o orçamento, a jornada do financiamento imobiliário se inicia. É nesse momento que surge a dúvida: como comprovar renda para garantir a aprovação do crédito?

Uma das maneiras de conseguir a tão sonhada casa própria é declarar o Imposto de Renda, visto que o documento demonstra a sua capacidade financeira. 

Continue a leitura com a gente e confira como funciona a declaração e o que você deve fazer para usá-la na hora de comprar um imóvel. 

Como funciona a comprovação de renda na compra de imóveis?

As maneiras de comprovação de renda para o financiamento de imóveis costumam variar conforme o perfil do comprador ou compradora. O holerite é uma das formas mais simples de fazer tal comprovação, mas é válido apenas para as pessoas que trabalham com carteira assinada.

para trabalhadores informais, a comprovação de renda pode variar de acordo com cada instituição financeira. No caso do financiamento pela Caixa Econômica Federal, por exemplo, existem diferentes formas de fazer a devida comprovação com base nas atividades remuneradas do interessado. Entre elas, por meio da declaração do Imposto de Renda, do extrato bancário, entre outras, conforme detalharemos neste artigo. 

Lembrando que a Caixa é um dos bancos mais procurados do país e que abrange programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida.

Imagem do Viva Vida Rio Amazonas, empreendimento Minha Casa, Minha Vida
Imagem do Viva Vida Rio Amazonas, empreendimento Minha Casa, Minha Vida

Como faço para declarar o Imposto de Renda

A declaração do Imposto de Renda é um documento que resume a renda de um indivíduo ao longo do ano anterior.

Para obter o comprovante do Imposto de Renda que será utilizado para aprovação do financiamento, basta realizar a declaração por meio do aplicativo ou do site da Receita Federal. Esse documento é essencial tanto para profissionais autônomos quanto para aqueles que têm carteira assinada para demonstrar o seu poder de compra do imóvel.

Confira a seguir os documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda:

  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Título de eleitor;
  • Última declaração do Imposto de Renda (se houver);
  • Número da conta e agência bancária para receber restituição do Imposto de Renda;
  • Nome, CPF e data de nascimento de dependentes e cônjuge (se houver).

Além disso, no caso de pessoas com carteira assinada, as empresas em que o contribuinte trabalhou devem enviar os Informes de Rendimentos. Esses documentos devem ter o valor do salário e dos impostos retidos na fonte, além da contribuição para o INSS e dados da empresa, como CNPJ. Quem é aposentado ou aposentada, deve acessar o site da Previdência Social para extrair o informe.

Para os profissionais autônomos, é possível comprovar renda por meio dos contratos de prestação de serviço e recibos de pagamento, além do próprio extrato bancário.

A importância do Imposto de Renda no processo de compra do imóvel 

Realizar o sonho da casa própria é um objetivo que exige planejamento e organização. Nesse processo, a declaração do Imposto de Renda assume um papel fundamental, abrindo portas para a aprovação do financiamento do seu apartamento na planta.

Entenda como a declaração do Imposto de Renda pode te ajudar:

1. Cálculo preciso da capacidade de pagamento:

Com base na renda declarada e nas despesas dedutíveis, os bancos determinam o valor máximo do financiamento que você pode obter, garantindo que o pagamento seja viável dentro do seu orçamento.

2. Histórico financeiro transparente:

A declaração oferece um panorama completo do seu histórico financeiro, revelando a consistência e a estabilidade da sua renda ao longo do tempo. Essa transparência aumenta a confiança do banco na sua capacidade de honrar o compromisso com o financiamento.

3. Agilidade na análise de crédito:

Ter a declaração do Imposto de Renda em dia, junto com toda a documentação necessária, agiliza o processo de análise de crédito, diminuindo o tempo de espera pela resposta do banco.

Aproveitando o período de declaração do Imposto de Renda

O mês de março, época que se inicia o período da declaração anual do Imposto de Renda, apresenta uma oportunidade especial para:

  • Atualização dos dados financeiros:

Ao declarar o Imposto de Renda, você atualiza suas informações financeiras. Isso garante que o banco tenha uma visão precisa da sua situação atual, facilitando a análise do seu pedido de financiamento.

  • Ter a documentação organizada:

Durante a declaração, você reúne documentos como comprovantes de renda, extratos bancários e outros dados financeiros. Ter essa documentação organizada facilita e agiliza a solicitação do financiamento, pois o banco geralmente os solicita durante a análise de crédito.

  • Fazer planejamento financeiro estratégico:

O período da declaração do Imposto de Renda é um momento propício para revisar seu planejamento financeiro a longo prazo, incluindo seus planos para a compra do imóvel. Essa revisão permite que você faça uma análise cuidadosa e estratégica ao solicitar o financiamento imobiliário, aumentando as chances de aprovação.

Perspectiva do imóvel decorado do empreendimento Recanto dos Canários
Perspectiva do imóvel decorado do empreendimento Recanto dos Canários

Com organização, planejamento e a ajuda da declaração do Imposto de Renda, a realização do seu sonho está mais próxima do que você imagina!

Caso tenha qualquer dúvida sobre esse assunto, entre em contato com a gente. Temos um time de especialistas à disposição. 

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas