Economia de água

Economia de água Riva Incorporadora

Além de contribuir para o seu bolso, a economia de água é importante para garantir o futuro das próximas gerações. Leia o texto e saiba como evitar o desperdício na sua casa.

Você já parou para pensar em como o seu consumo pode impactar toda a sociedade ao seu redor? E como ações das mais simples podem contribuir para reduzir alguns problemas graves? E sobre economia de água? Você sabe como esse é um tema fundamental, certo?

Atualmente, é importantíssimo ter conhecimento sobre o assunto para contribuir com um mundo melhor e para o seu bolso. Continue a leitura deste texto para saber os principais pontos sobre o tema.

Qual é a importância da economia de água?

A preocupação com o gasto exagerado de água no mundo é constante. Mas, no Brasil, esse é um tema que deve ter ainda mais espaço. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros têm um consumo médio de água de 30 litros acima da média mundial recomendada.

Além disso, o mesmo estudo mostra também que existe um desperdício prévio de água. Ao todo, 40% da água é desperdiçada da sua entrada ao sistema de distribuição até a chegada ao consumidor final. Começar a olhar o assunto com mais cautela é, portanto, fundamental para o nosso futuro como sociedade.

Como economizar água na prática?

Se assustou com todo esse desperdício? O que acha, então, de conferir algumas dicas para economizar água na prática e fazer a sua parte para ajudar não apenas o meio ambiente, mas aliviar o seu bolso também? Confira!

  • Tome banhos mais curtos: essa é uma dica fundamental para o seu dia a dia, não passando mais de cinco minutos dentro do chuveiro. Além disso, feche o chuveiro sempre que possível;
  • Feche a torneira ao escovar os dentes e fazer a barba: deixar a água correndo nesses momentos pode ser bastante prejudicial também;
  • Feche a torneira enquanto ensaboa a louça: outro exemplo essencial, já que essa é uma prática diária e muito recorrente em qualquer residência, ajudando a reduzir bastante o impacto. Outra dica pode ser limpar a louça antes de lavar, isso pode economizar bastante água;
  • Atente para possíveis vazamentos: a manutenção é outra causa muito comum do desperdício e ficar de olho nessa questão pode ser fundamental, como verificar se há goteira saindo do ar-condicionado ou se as torneiras foram fechadas corretamente;
  • Reutilize a água liberada pela máquina de lavar: em vez de devolver ao sistema, que já sabemos que vai entrar em um outro ciclo de desperdício, essa opção pode ser a mais econômica. E lave a roupa com menos frequência por economizar água ao acumular as roupas em poucas lavagens;
  • Regue suas plantas à noite para evitar evaporação: e lembre-se de não utilizar mangueiras, já que elas são responsáveis por grande desperdício, opte sempre que possível por baldes ou panos úmidos;
  • Mantenha a caixa-d’água sempre fechada para evitar a evaporação: uma prática que ajuda não apenas a reduzir o desperdício, mas também evitar a contaminação da água que está ali ou mesmo facilite a reprodução de mosquitos da dengue, por exemplo;
  • Colete a água da chuva: ela pode servir para regar as plantas ou lavar o chão de forma inteligente;
  • Instale redutores de vazão de água nas torneiras e chuveiros: esses dispositivos podem diminuir o fluxo de água e proporcionar uma economia maior;
  • Utilize a descarga de forma consciente: a cada acionamento de 6 segundos, são gastos cerca de 10 a 14 litros de água;
  • Não use o vaso sanitário como lixeira: jogue o papel higiênico, algodão ou qualquer outro resíduo no lixo, evitando um fluxo maior de água pela descarga.

Viu? Não é tão complexo investir nessas pequenas práticas, não é mesmo?

Como isso pode ajudar a reduzir sua conta?

A lógica é simples: quanto mais consciente for o seu consumo de água, menores são as chances de que a sua conta ao final do mês seja mais alta. Reduzir essas pequenas práticas ao longo de cada dia pode ajudar a ter valores muito menores na sua conta de água.

Como conscientizar as pessoas ao seu redor?

O primeiro passo para conscientizar as pessoas ao seu redor é mostrar, na prática, o impacto de cada uma das ações de cada um no contexto mais amplo. Apenas uma descarga pode gerar 10 a 14 litros de água sendo desperdiçados, por exemplo. Um impacto enorme para toda a sociedade.

Mas quando a conversa começa a se tornar mais difícil, nada melhor do que mostrar exemplos do que deve ser feito para reduzir o impacto no bolso. Ou seja, a economia de água ajuda a reduzir a conta ao final do mês, representando uma série de benefícios e vantagens no futuro.

A economia de água é, portanto, um trabalho que deve ser feito diariamente, cuidando dos mínimos detalhes para garantir que o desperdício seja reduzido. Afinal, se trata de uma prática que contribui não apenas para o meio ambiente, mas também para diminuir as suas despesas mensais.

Mas não é apenas com a economia de água que você deve se preocupar. O que acha, então, de entender também o que pode ser feito para reduzir a sua conta de luz?

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas