Habitação de interesse social: conheça o que é e suas características

Habitação de interesse social: conheça o que é e suas características Riva Incorporadora

Embora o termo Habitação de Interesse Social não seja tão conhecido pela população, projetos como o Minha Casa Minha Vida são amplamente utilizados por milhões de famílias brasileiras. Portanto, saiba mais sobre esse conceito neste post!

A Habitação de Interesse Social (HIS) foi criada com o propósito de diminuir o déficit habitacional do Brasil e se tornou um elemento essencial para o desenvolvimento da construção civil.

Portanto, o objetivo desse projeto é proporcionar moradia para a população com dificuldades de comprar um imóvel por mecanismos tradicionais do mercado ou que não possui condições de contratar serviços profissionais na área.

Mas você sabe como essa solução surgiu e como ela funciona no Brasil? Continue a leitura deste conteúdo e confira quais pontos caracterizam uma ação de Habitação de Interesse Social. 

Afinal, o que é habitação de interesse social?

Os programas de Habitação de Interesse Social visam facilitar o acesso à moradia adequada e serviços públicos para a população de baixa renda, ao mesmo tempo em que promovem a ocupação urbana planejada e reduzem a desigualdade social.

Então, para alcançar esses objetivos, o governo oferece suporte aos municípios e estados na elaboração de planos locais de habitação.

Isso também ajuda a reduzir o déficit habitacional e minimizar os impactos ambientais resultantes de ocupações irregulares e habitações precárias em áreas de risco.

Quem pode ter habitação de interesse social?

Os programas de Habitação de Interesse Social têm como objetivo facilitar o acesso à habitação digna, regular e com serviços públicos para famílias com renda mensal de até R$8 mil em áreas urbanas ou rurais.

Dessa forma, esses programas ajudam a reduzir as desigualdades sociais e promovem a ocupação urbana planejada.

Sendo assim, confira abaixo alguns exemplos de produtos e projetos que fazem parte do escopo nacional:

  • Minha Casa Minha Vida – Recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) – Construção de empreendimentos;
  • Minha Casa Minha Vida – Entidades;
  • Programa Nacional de Habitação Rural – Recursos do Orçamento Geral da União (OGU) – MCMV.

Entenda como surgiu a proposta

Família feliz em novo lar. Imagem ilustrativa para texto habitação de interesse social.

A Habitação de Interesse Social (HIS) tem sua origem relacionada ao aumento da urbanização e a crescente demanda por moradias acessíveis.

Alguns pesquisadores consideram que as vilas e cidades operárias do século XIX foram precursoras da habitação social, enquanto outros veem seu surgimento no período entre guerras europeias, durante a consolidação do modernismo.

No Brasil, o interesse do governo federal na construção de HIS iniciou-se por volta da década de 30, impulsionado pela industrialização do país.

Antes disso, as opções de moradia para a população migrante eram limitadas a vilas operárias e moradias de aluguel.

Então, desde 2005, o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) busca democratizar o acesso à habitação digna e sustentável, bem como articular e apoiar a atuação das instituições do setor.

Sendo assim, um dos resultados desse sistema é o programa Minha Casa Minha Vida, criado em 2009, que se tornou uma das iniciativas mais conhecidas de HIS no Brasil.

O BNH, criado em 1964, encomendou projetos de arquitetos modernos, como Attilio Corrêa Lima, Carlos Frederico Ferreira e Marcial Fleury de Oliveira. 

Por outro lado, os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) foram responsáveis por subsidiar a construção de moradias acessíveis.

As principais características do projeto

Agora que você já entendeu os objetivos mais importantes desse programa, conheça as principais características de um projeto de Habitação de Interesse Social!

Custos baixos

Considerando que as habitações de interesse social são construídas com o objetivo de oferecer moradia digna e acessível à população de baixa renda, é necessário que as empresas de construção civil adotem medidas para reduzir os custos da obra.

Por isso, é importante selecionar os métodos construtivos mais eficientes e econômicos, bem como elaborar um orçamento eficiente para evitar retrabalhos e falhas. No entanto, não se deve comprometer a qualidade das edificações.

Além disso, todas as habitações precisam atender às normas de desempenho e habitabilidade, como a NBR 15575, que garantem o conforto e a segurança dos moradores.

Unidades compactas

Devido à necessidade de construir unidades residenciais rapidamente e com baixo custo, é comum que elas tenham metragens menores do que as convencionais.

No entanto, é importante que os espaços sejam integrados e funcionais, para compensar a falta de espaço.

Por isso, essas edificações geralmente têm apenas os cômodos essenciais dispostos de maneira a otimizar a funcionalidade, mesmo em um espaço menor.

Sendo assim, encontram-se muitas áreas conjugadas, como sala e cozinha, ou área de serviço e varanda.

Além disso, é normal construir essas residências com espaços modulares, flexíveis e inteligentes, com estruturas pré-fabricadas que reduzem os custos e aceleram a construção.

Planta de casa e miniatura. Imagem ilustrativa para texto habitação de interesse social.

Padronização

A habitação de interesse social apresenta outra característica importante: a padronização das unidades habitacionais.

Isso ocorre porque, ao construir unidades quase idênticas, o processo construtivo se torna mais eficiente com o tempo, permitindo que os profissionais trabalhem com mais agilidade e qualidade.

Além disso, a padronização reduz o tempo e o custo necessários para aprovação dos projetos pelos órgãos locais, uma vez que uma única planta baixa pode ser para todas as unidades.

Portanto, essa forma de construir também garante que todas as unidades tenham o mesmo tamanho, cômodos, acabamentos e acessórios. O que ajuda a nivelar a qualidade e o custo de cada unidade habitacional.

Obras rápidas

Quanto mais tempo se leva para concluir uma obra, mais cara ela se torna. Por essa razão, deve-se executar os projetos de Habitação de Interesse Social com rapidez, superando as construções convencionais.

Algumas vezes, isso envolve a construção simultânea de várias unidades habitacionais. 

E para agilizar e reduzir os custos da construção, é importante que as empresas adotem soluções tecnológicas e façam uma gestão eficiente, garantindo que cumprirão o cronograma sem ultrapassar o orçamento.

Agora você entende tudo sobre habitação de interesse social!

Como você viu, os projetos de Habitação de Interesse Social buscam ampliar o acesso à moradia de famílias com menor renda na sociedade brasileira.

Para isso, o Governo Federal elabora estratégias para diminuir o custo das obras sem comprometer a qualidade das construções. Além disso, oferece ao público alvo melhores condições de pagamento, incluindo um financiamento mais longo e taxas de juros baixas.

Portanto, se você está planejando comprar um imóvel financiado, a Direcional oferece as melhores opções do mercado.

Nós fazemos questão de oferecer apenas empreendimentos bem localizados, com diversas opções de lazer e projetos que priorizam as melhores práticas de sustentabilidade.

E para obter informações e dicas sobre as diferentes formas de adquirir um imóvel por um preço que cabe no seu bolso, acompanhe o Blog da Direcional!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas