Como escolher box para banheiro pequeno? Saiba o que levar em consideração

Como escolher box para banheiro pequeno? Saiba o que levar em consideração Riva Incorporadora

O box para banheiro pequeno precisa ser prático e bonito, ao mesmo tempo. Descubra como encontrar a solução!

Escolher um box para banheiro pequeno costuma gerar muitas dúvidas entre os proprietários. A gente sabe que quando as opções são múltiplas, a dificuldade pode até parecer maior. Além de beleza, também é preciso adicionar praticidade e funcionalidade ao local.

Trata-se de uma etapa que exige planejamento para que seja possível optar pelos melhores materiais para um apartamento pequeno. Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a não errar em sua escolha.

Se você anda se perguntando sobre o assunto e deseja descobrir a melhor forma de escolher box para banheiro pequeno, mergulhe nesta leitura, que vamos apresentar diferentes dicas para ajudar. Não perca!

Quais são os tipos de boxes para banheiro pequeno?

Existem diferentes tipos de boxes para banheiro, sendo preciso escolher o mais adequado aos ambientes menores. Em geral, os modelos com portas de abertura para frente podem atrapalhar a funcionalidade de um espaço pequeno.

Na prática, o box pode ser dividido por forma e tipo. Separamos os modelos mais usuais para banheiros pequenos. Confira!

Box deslizante

Os modelos mais versáteis costumam ser os deslizantes, uma vez que permitem que o banheiro se torne mais organizado. Além disso, é possível ganhar o máximo de espaço que o ambiente permitir, já que ele não exige de um ângulo de abertura.

Esse tipo de box, geralmente, é composto por duas portas de vidro, e percorre o trilho por meio do auxílio de roldanas. Muitas pessoas optam por instalar esse modelo do chão ao teto para que o ambiente fique moderno, mas para esse caso, é ideal que tenha uma circulação de ar interna, como janela ou exaustor.

Box sanfonado

Mais uma boa opção é o box sanfonado, que funciona como uma porta articulada. Esse modelo é formado por diversas folhas de vidros que ficam agrupados quando abrem, sendo também uma alternativa relevante aos banheiros pequenos.

O box sanfonado é capaz de proporcionar mais espaço interno e pode ser instalado em ambientes que não têm espaço para os modelos mais tradicionais, como o de correr.

Box ângulo

Para alguns banheiros, o box ângulo é uma alternativa para otimizar o espaço, pois eles são colocados no canto do banheiro, com instalação de portas formando um ângulo de 90 graus.

Box com divisória

O box com divisória costuma ser cada vez mais usado em projetos modernos. Esse modelo conta com somente uma divisória, que pode ser de vidro, cobogó ou madeira, por exemplo, e delimita o espaço do box. Essa é mais uma excelente maneira para economizar espaço no ambiente, já que ele não apresenta sistema de portas.

Como escolher box para banheiro pequeno?

Agora que você já conhece os principais tipos de boxes que existem, vamos apresentar, a seguir, mais algumas dicas de como fazer a opção mais adequada para um ambiente pequeno.

Material

As opções mais usadas costumam ser as de acrílico e de vidro. Em geral, os de acrílico são mais leves e simples, sendo usados para substituir o vidro no fechamento das portas, especialmente, porque apresentam um preço mais acessível. Esse modelo pode ter acabamento em alumínio, natural ou pintado.

Contudo, o box de vidro costuma ser o mais recomendado para ambientes pequenos. Isso porque realçam a iluminação e dão a impressão de um ambiente leve e arejado, pois sua transparência ajuda a não restringir o ambiente.

Local e tamanho

O tamanho do box e o local em que ele deve ser instalado precisam ser pensados para não atrapalhar a funcionalidade do banheiro, uma vez que existem outros itens que devem ser colocados no local.

Por essa razão, o ideal é que o box escolhido não seja muito grande para não interferir na circulação e nem atrapalhar a instalação da mobília do banheiro. Leve em consideração, também, a decoração do apartamento e os itens que serão colocados no ambiente, como vasos ou quadros.

O que levar em consideração?

No momento de escolher um box para banheiro pequeno, é preciso levar em consideração que cada elemento de design deve ser funcional de alguma maneira, e ter um propósito. Dessa maneira, é possível criar um ambiente que economize espaço.

O box é um elemento fundamental para o banheiro, especialmente, no caso de locais compactos — motivo pelo qual ele deve receber uma atenção ainda maior, já que nenhum banheiro é completo sem a beleza de um box.

Independente do seu tamanho, considere que o box transmite ao espaço aconchego e sofisticação, sendo capaz de transformar o ambiente e torná-lo mais convidativo e bonito. Assim, o principal objetivo deve ser instalar uma peça bonita, sem comprometer as características práticas.

Como planejar?

Para planejar o box para banheiro pequeno, é possível contar com a ajuda de um profissional especializado, como um designer de interiores, ou procurar por referências de modelos na internet e em revistas para usar como inspiração.

No momento do planejamento, é importante ter em mente que o fato de o banheiro ser pequeno não quer dizer que ele não pode passar a impressão de ser maior. Afinal, existem diferentes técnicas que ajudam a apresentar a mesma elegância de um banheiro maior, como ao escolher um modelo adequado de box.

Como realizar a limpeza do box?

Por fim, agora que você já sabe como escolher um box para banheiro pequeno, vamos apresentar algumas dicas sobre como realizar a sua limpeza para que ele continue bem cuidado após a instalação.

No caso de box de vidro, é possível usar uma solução de água morna, sabão, bicarbonato de sódio e vinagre. Basta reunir todos os itens, misturá-los e utilizar uma esponja macia para esfregar bem toda a sua superfície. Após aplicar a mistura, aguarde por volta de 10 minutos e, então, basta enxaguar e secar o vidro com um pano.

Mais uma alternativa para remover marcas de gordura corporal e outras sujeiras do box é usar um produto limpa vidros. Nesse caso, não é preciso preparar a solução, pois é necessário apenas espirrar o limpador diretamente no vidro e, por fim, utilizar uma flanela macia para esfregar.

Como vimos, existem diversas opções de box para banheiro pequeno que agradam a diferentes gostos. É possível optar por um modelo que combina com a decoração do apartamento, está dentro das tendências e que também é capaz de tornar o ambiente funcional e bonito.

Se você gostou das orientações que apresentamos neste post, continue a visita no blog e descubra 5 dicas para decorar o banheiro em apartamentos pequenos!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas