As melhores formas de fazer uma decoração de aniversário simples: confira dicas!

As melhores formas de fazer uma decoração de aniversário simples: confira dicas! Riva Incorporadora

É big, é big, é big! Se você está buscando ideias de como fazer uma decoração de aniversário simples para a sua festa, este é o artigo certo.

Muitas vezes, quando pensamos em fazer uma festa de aniversário, um dos dilemas é fazer uma festa simples, mas bonita e especial.

Afinal, mesmo quando não organizamos uma super festa, a ocasião merece que a comemoração esteja à altura da importância dessa data.

Por isso, a Direcional decidiu escrever este artigo, no qual você vai poder conferir algumas dicas de decoração de aniversário simples.

Assim, confira todas as ideias sugeridas nesta publicação e faça uma festa de aniversário linda e sem gastar muito.

Boa leitura!

Como fazer uma festa simples?

Aniversários são momentos extremamente especiais, não é mesmo? Afinal de contas, é o marco de mais um ano de vida completado.

Dessa forma, vale a pena comemorar essa data tão importante junto com os familiares e amigos. 

No entanto, nem sempre queremos ou podemos fazer uma festa grande, com toda a pompa possível. Ao contrário, tem vezes em que uma festa simples se torna ainda mais especial.

Mas como fazer uma decoração de aniversário simples e bonita? A resposta é positiva, pois há várias formas legais de preparar uma festa linda, com decorações que você pode fazer.

Além de ajudar a economizar, preparar a decoração da festa pode ser uma maneira de se divertir antes mesmo de o evento começar.

Isso porque, você pode se reunir com a família, ou com quem preferir, para produzir sua própria decoração. Com certeza, esse momento vai gerar belas recordações.

Assim, o que acha de ver algumas dicas para fazer uma festa simples e barata? Para isso, leia as sugestões a seguir.

mesa rosa com bolo e flores. Imagem ilustrativa para texto decoração de aniversário simples.

Cortina de papel crepom

Fazer cortinas de papel crepom é bem barato e pode dar um charme muito bonito ao ambiente da sua festa.

Por ser um produto de baixo custo, você pode escolher várias cores e fazer uma cortina de arco-íris, ou então escolher tonalidades diferentes da cor que acompanha o tema da festa.

Além disso, é possível usar a cortina de papel crepom para fazer o fundo da mesa de doces ou então um lindo painel para fotos.

Para isso, basta cortar algumas tiras longas de papel crepom e prendê-las em uma fita ou barbante. Depois disso, é só fixá-la na parede e ver o resultado. 

Decoração para as cadeiras com papel crepom

Utilizando ainda o mesmo material da dica anterior, você pode fazer uma decoração de aniversário simples para as cadeiras da festa.

Para isso, é possível usar papel crepom cortado em pequenas tiras e unidos uns aos outros, em uma espécie de “espanador”.

Depois disso, é só colocar nos encostos das cadeiras e ver o ambiente ficar colorido. Lembrando que você tem a liberdade de escolher as cores que mais combinam com a festa.

Pompom de lã

A lã é outro material fácil de achar e com uma infinidade de cores disponíveis no mercado. Dessa forma, é possível fazer uma decoração de aniversário simples com esse material.

Assim, você pode cortar algumas tiras de lã e uni-las, formando pompons do tamanho que achar melhor.

Com eles prontos, basta juntá-los com um barbante, fazendo um tipo de corrente com eles, e escolher a parede ideal para colocá-los.

Uma ideia legal para usar os pompons de lã é prendê-los na parte da frente da mesa do bolo, trazendo cor e fofura para essa parte importante da festa.

Pessoa fazendo um pompom de lã azul. Imagem ilustrativa para texto decoração de aniversário simples.

Talheres coloridos

Sabe os talheres que você tem aí na sua casa? Aqueles que são usados no dia a dia? Pois bem, eles também podem ajudar a compor a decoração da festa.

Para isso, você só precisa ter alguma tinta disponível e talheres de metal. Com esses materiais reunidos, é só partir para a ação.

Pegue cada talher e mergulhe uma parte do cabo na tinta, para que eles ganhem cor. Ao colocá-los nas mesas, você terá um efeito colorido muito bonito.

Desse modo, sugerimos que, se o tema da festa permitir, você escolha algumas cores variadas, para que o efeito fique mais divertido.

Cartas de baralho

Cartas de baralho podem ser ótimas para uma festa com tema de cassino. E o mais legal é que, em muitos casos, esse item já está disponível em nossas casas.

Assim, é só você soltar a imaginação e compor decorações divertidas com as cartas, por exemplo, um “lustre” pendurado no teto.

Para isso, escolha uma linha discreta com diversos tamanhos e amarre as cartas. Em seguida, escolha um cantinho e comece a pendurá-las no teto.

Ao final, você verá um resultado bem bonito, com as cartas do baralho suspensas no ar, como se fosse um lustre. Vai ficar show!

Varal de fotos

Uma forma muito especial de comemorar o aniversário de alguém é relembrar momentos marcantes vividos juntos com o aniversariante.

Além de bonito, poder revisitar os momentos mais importantes da vida dessa pessoa costuma ser muito emocionante.

E o melhor de tudo é que você pode inserir as lembranças na decoração da festa de modo simples e sem gastar muito.

Para isso, coloque algumas fitas ou barbantes em uma parede e, logo após, prenda fotos especiais nesse varal que você terá criado.

Para ficar mais estiloso, você pode colocar as fotos de modo irregular, prendendo umas direcionadas a um lado e outras viradas para outro. 

Viu como é possível fazer uma decoração de aniversário simples e barata? Mas se você quiser ir além e produzir outros itens ornamentais, veja as dicas do próximo tópico.

DIY: Ideias de decoração de aniversário simples e fáceis de fazer

No tópico anterior, você conferiu algumas ideias incríveis de decoração, as quais não exigem basicamente nenhum esforço para produzir.

A partir de agora, vamos apresentar algumas dicas um pouco mais elaboradas, mas ainda simples, que você poderá fazer por conta própria. Vamos lá!

Flores de papel

As flores de papel são elementos decorativos extremamente lindos, que dão um ar deslumbrante ao ambiente da festa.

Apesar de exigirem mais esforço, não são difíceis de fazer. Você só precisa ter atenção e seguir alguns passos para que as flores fiquem bem bonitas.

Para que elas tenham camadas, você deve fazer pétalas de diferentes tamanhos, com a aparência de plantas reais, que nascem a partir de um miolo e se desenvolvem até as pétalas grandes.

Inclusive, o papel para formar o miolo pode ser cortado em pequenos pedaços, para lembrar a aparência real.

Depois de prontas, você pode escolher entre colocá-las na parede, pendurá-las no teto ou usá-las como arranjos nas mesas.

Barquinhos de papel para colocar doces

Para fazer uma decoração de aniversário simples e diferente, você pode construir barquinhos de papel para colocar balas e outros doces.

Desse modo, você foge dos tradicionais suportes para doces, e ainda surpreende seus convidados com uma decoração diferenciada.

Para isso, escolha uma folha de papel mais grossa, para evitar que os barquinhos não tenham a firmeza ideal.

Depois disso, é só colocá-los nas mesas dos convidados ou no cantinho dos doces e deixar que todos se deliciem e se divirtam.

Arco de balões

Os arcos de balões são velhos conhecidos de todos. Isso porque, não é de hoje que as pessoas usam esse recurso para decorar suas festas.

Mas por que não diferenciar, criando um arco desconstruído? Acredite, fica muito estiloso.

Assim, você vai precisar escolher balões com as cores da sua festa e uni-los em um barbante. 

Em seguida, comece prendendo o arco na parte alta de uma parede e conduza-o até o chão, formando algo parecido com uma cascata.

Seja sua festa simples ou mais elegante, pode apostar que o arco desconstruído de balões dará um charme e tanto para a decoração.

arco de balões coloridos.

Mesas compostas por caixas de feira

No caso das caixas de feira, você não vai precisar de muita habilidade manual, mas sim de bastante criatividade.

Isso porque, é possível criar uma mesa de bolo sensacional, usando caixas de diferentes tamanhos.

Assim, pegue algumas caixas de madeira e coloque umas na vertical e outras na horizontal. Além disso, escolha plantas ou balões para compor o ambiente.

Se você quiser uma aparência menos rústica, é possível lixar as caixas e pintá-las com verniz.

Seja como for, essa é uma forma de criar uma decoração de aniversário simples e muito estilosa.

Ideias não faltam. Mas o que fazer para decorar uma festa de aniversário infantil? No próximo tópico, falaremos sobre isso.

Decoração de aniversário simples para crianças

As festas infantis são muito divertidas. Assim, é possível investir nas cores e fazer uma decoração alegre, bem como são as crianças.

Por isso, para decorar um aniversário infantil, você pode partir de um tema escolhido pela criança e, a partir disso, usar a criatividade.

Balões são sempre muito bem-vindos, pois deixam o ambiente colorido. Além disso, você pode usá-los de diferentes maneiras.

Por exemplo, é possível enchê-los com gás e deixá-los flutuar ou então fazer com que eles fiquem grudados no teto.

Outra forma de fazer uma decoração de aniversário simples com balões é criar flores. Para o miolo, use um balão menor e, para fazer as pétalas, coloque balões maiores.

Você pode, ainda, usar os brinquedos da criança e fazer uma festa temática. Utilize bonecas, carrinhos e o que mais considerar interessante. Os brinquedos infantis podem ficar bem bonitos nas mesas de bolo e doces. 

Outra ideia é fazer um bolo falso de EVA. Assim, é possível criar um bolo em camadas, com cores vibrantes e itens decorativos que deixem o seu bolo fake mais lindo.

Como crianças adoram um ambiente mais lúdico, aposte em formas geométricas e em imagens no formato de animais.

Com isso, você pode fazer um painel colorido, usando círculos, triângulos, quadrados, ou então recortar borboletas, ursinhos e outros bichinhos. Fica muito fofo!

A verdade é que ideias não faltam quando o assunto é decoração de festa infantil. Por isso, use a imaginação e permita que a criança participe das ideias.

Mas e se a festa for de adulto? Neste caso, a decoração pode ser adaptada e, mesmo assim, ficar linda e divertida. Veja mais sobre isso a seguir.

balões e fitas em aniversário infantil.

Decoração de aniversário simples para adultos

Se engana quem pensa que festas de aniversário para adultos devem ser simples ao extremo. Isso significa que é possível fazer uma decoração e deixá-la incrível.

Talvez você já não se interesse pelo excesso de cores, comum nas festas das crianças. Porém, é possível usar alguns tons mais sóbrios.

Por exemplo, dourado, preto, prata, branco e os famosos tons pastéis ficam ótimos em uma decoração de aniversário simples para adultos.

Assim, você pode usar balões com essas cores e fazer um belo arco perto da mesa de bolo ou em um painel para fotos.

Também é possível investir em decoração para os drinks. Para isso, que tal decorar copos ou canudinhos com pedaços de fruta?

Você também pode usar luzinhas, de modo a conseguir um efeito mais que especial em um ambiente mais escuro.

Um aniversário com tema de boteco é outra ideia muito legal. Para isso, as já mencionadas caixas de feira podem ser interessantes.

Além disso, para festas de aniversário de adultos, mesas com estrutura de metal e arranjos de flores ficam extremamente elegantes e são muito simples de organizar.

Portanto, veja que festas de aniversário de adultos não precisam ser monótonas. Com uma bela decoração, o evento pode ser extremamente especial.

Faça sua decoração de forma prática e criativa

Agora você tem várias opções de decoração de aniversário simples, seja para crianças ou adultos.

Portanto, basta soltar a imaginação e deixar sua criatividade tomar conta. Com certeza, sua festa vai ser linda.

E não se preocupe com o espaço disponível para a festa. Por exemplo, se você vai comprar um imóvel pequeno e acha que não poderá fazer lindas festas, está enganado.

Afinal, usando os elementos certos, você poderá criar ambientes muito charmosos para sua comemoração de aniversário.

Quer conferir mais dicas de decoração? Para isso, confira outros artigos publicados no Blog da Direcional.

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas