Quais as melhores plantas para quarto? Descubra agora ótimas dicas de espécies para o ambiente

Quais as melhores plantas para quarto? Descubra agora ótimas dicas de espécies para o ambiente Riva Incorporadora

Entender quais as melhores plantas para quarto é o primeiro passo para começar a cultivar uma espécie e mantê-la sempre bonita. Saiba mais a seguir!

Você sabia que escolher plantas para quarto pode ir muito além da estética? Há algum tempo atrás, existia uma percepção de que essa não era uma prática saudável. 

Porém, sabe-se que diversas espécies de plantas possuem propriedades terapêuticas e modificam o ar do ambiente de forma positiva para a nossa saúde.

Por isso, neste conteúdo você vai conferir quais plantas ter no quarto, como organizá-las e de que maneira elas podem contribuir para que você tenha mais qualidade de vida.

Boa leitura!

Como decorar o quarto com plantas?

Existem várias opções de decoração com plantas no quarto para quem quer utilizar mais elementos naturais e trazer uma sensação maior de leveza a esse ambiente. 

Portanto, uma das formas mais comuns de começar é colocando plantas menores em cima de mesas e bancadas. Dessa forma, você vai se acostumando com os cuidados necessários e adaptando sua rotina.

Então, pode instalar prateleiras especialmente para novos vasos, que vão dar um toque a mais para o cômodo. Nesse caso, espécies pendentes, como samambaias, são ótimas opções.

Além disso, se o seu quarto tem um canto mal utilizado, é possível criar uma “esquina” de plantas. Para isso, escolha diferentes tamanhos, cores e formatos posicionando-as em níveis diferentes com a ajuda de banquinhos, mesas e outros apoios.

Parte de um quarto com cama, móvel e plantas em vasos. Imagem ilustrativa para texto plantas para quarto.

Quais são as melhores plantas para quarto?

Como você viu, existem diversas maneiras de utilizar as plantas para quarto em sua decoração. Portanto, para te ajudar, separamos algumas opções de espécies que combinam muito com esse ambiente e que não demandam cuidados complicados.

Acompanhe!

Espada-de-São-Jorge

A Espada-de-São-Jorge é uma ótima opção para quem tem uma rotina mais corrida e não tem tanto tempo disponível para cuidar das plantas. Ela pode ser regada a cada 20 dias e você terá apenas que retirar as folhas antigas quando necessário.

Além disso, ela é uma das plantas que não precisam de sol com muita intensidade, apenas luz indireta. Por isso, é adequada para os quartos menos iluminados. Contudo, é bom lembrar que essa espécie é tóxica para animais domésticos.

Hera

A Hera é uma das plantas pendentes ideais para se colocar em prateleiras altas, já que suas folhas em formatos similares a estrelas crescem para baixo. Ainda, essa espécie contribui com a prevenção a mofo e no controle de crises alérgicas.

Também é ideal que receba luz indireta e sem solos encharcados, demandando regas moderadas.

Babosa

A babosa também recebe o nome de Aloe Vera e trata-se de uma planta reconhecida pelos seus diversos benefícios terapêuticos. Isso porque suas folhas grossas e firmes contêm um gel hidratante repleto de vitaminas.

Além disso, ela conta com um grande potencial de produzir oxigênio e, por isso, é uma das plantas para quarto que mais proporcionam o bem-estar. 

Essa é uma espécie que não demanda cuidados complicados e nem de regas frequentes, até uma vez na semana é suficiente. Por outro lado, ela precisa de muita luz solar.

Dinheiro em penca

O dinheiro em penca é outra opção de espécie pendente ideal para complementar a decoração do seu quarto. 

Além de ficarem bonitas em prateleiras e outros apoios elevados, é possível prendê-la no teto por meio de ganchos e diversas opções de suportes adequados.

Para quem se interessa por Feng Shui, essa planta é conhecida por trazer prosperidade, especialmente em relação ao trabalho.

Então, para que ela cresça bela e saudável o recomendado é um ambiente úmido e com sombra total.

As plantas para quarto trazem benefícios para o sono?

Além de enfeitarem o ambiente de uma forma especial, uma ampla variedade de plantas domésticas comuns são capazes de melhorar a qualidade do nosso sono

Isso é possível devido a algumas propriedades que purificam o ar e proporcionam aromas específicos.

Então, confira algumas plantas que melhoram o sono para você colocar no seu quarto!

Lavanda (Lavandula angustifolia)

O aroma doce da lavanda pode reduzir o estresse, as dores de cabeça e ajudar a controlar a ansiedade e a insônia. Por isso, é uma ótima opção de plantas para quarto. 

Assim, se você optar por ter um vaso dessa erva roxa, posicione-o em um local com sol pleno, longe de animais de estimação. Utilize um solo leve, arenoso, bem hidratado e não regue excessivamente.

Pote com lavanda em plantas para quarto.

Gardênia (Gardenia Jasminoides)

Ao levar em consideração os efeitos terapêuticos de uma espécie na hora de decidir quais plantas ter no quarto, a gardênia se destaca por apresentar um aroma que pode melhorar a qualidade do seu sono. 

Isso acontece porque um composto chamado crocetina, presente na gardênia, é capaz de diminuir os despertamentos ao longo da noite

Os cuidados com essa planta são simples. Ela precisa de sombra parcial, água média e solo rico em húmus. Contudo, apresenta sinais de toxicidade para animais domésticos.

Areca-bambu (Dypsis lutescens)

A areca-bambu é uma espécie muito utilizada em decorações de interiores. Porém, muitas pessoas não sabem de sua capacidade especial de purificar o ar reduzindo as concentrações de CO2 no ambiente.

Por isso, trata-se de uma das plantas para quarto mais indicadas para quem sofre com rinite alérgica, bronquite, asma e outras doenças respiratórias.

Para cultivá-la, escolha um local com luminosidade entre o sol total e a sombra parcial. A quantidade de água necessária é moderada e não há com o que se preocupar em relação aos gatos e cachorros.

Decore seu imóvel Direcional com as plantas certas!

É possível utilizar as plantas para quarto de inúmeras maneiras, desde vasos menores sobre mesas e bancadas até espécies maiores no chão ou em prateleiras e apoios elevados. 

Assim, além de enfeitarem o ambiente, algumas plantas possuem propriedades que são capazes de purificar o ar e produzir aromas terapêuticos, melhorando seu sono e proporcionar mais qualidade de vida.

Por isso, ao comprar um imóvel com a Direcional, você poderá decorar todos os quartos com as opções de planta disponíveis neste conteúdo e aproveitar as melhores noites de sono da sua vida!

E para não perder dicas como essa sobre o bem-estar em sua casa, acompanhe o Blog da Direcional!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas