Como limpar o nome? Passo a passo para regularizar suas dívidas

Como limpar o nome? Passo a passo para regularizar suas dívidas Riva Incorporadora

Como limpar o nome depois de acumular dívidas? Confira o passo a passo e fique livre de qualquer complicação financeira!

Se você deixou algumas dívidas se acumularem, certamente, pergunta-se com frequência como limpar o nome. Ter o crédito negativado é uma consequência da inadimplência do pagamento e pode acontecer com qualquer pessoa. O importante mesmo é conhecer algumas dicas para regularizar a situação.

Seja por problemas financeiros, imprevistos ou falta de atenção, é possível ter o nome enviado a um órgão de proteção ao crédito. Por esse motivo, saber como solucionar esse tipo de situação é importante para qualquer pessoa que deseja ter acesso a serviços bancários e facilidades financeiras.

Neste artigo, fique por dentro de como regularizar o seu crédito, com quanto tempo limpa o nome sujo e quais cuidados tomar diante dessa situação.

Como saber se seu nome está “sujo”?

“Nome sujo” é o termo utilizado para falar que o seu crédito no mercado está comprometido. Isto é, a maioria das empresas não concederá serviços à prestação, desde empréstimo até o parcelamento no crediário, pois esse problema indica que o seu perfil apresenta inadimplências no pagamento e dívidas em aberto.

Sendo assim, os credores têm receio de que você não consiga pagar as novas despesas em dia enquanto não quitar as antigas. Por isso, aguardam até que toda a situação esteja devidamente regularizada.

Mas, afinal, como saber se o nome está limpo ou sujo? Para tirar a dúvida, vale a pena seguir algumas dicas. Confira!

Verifique nos principais órgãos de proteção ao crédito

Ao acessar os sites ou os aplicativos do Serasa Experian ou do SPC Brasil e fazer uma consulta do seu CPF, é possível ver se a sua situação está regular ou irregular.

Confira regularmente o Score de crédito

O Score é uma pontuação que descreve o quanto você paga as contas em dia. Portanto, se estiver baixa, é sinal de que pode ter algum atraso significativo ou frequente no seu histórico.

Fique de olho em notificações de cobranças

As empresas entram em contato com o cliente ou contratam terceirizados para cobrar o pagamento de dívidas em atraso. Por isso, é importante acompanhar atentamente as notificações ou ligações no número de contato.

Quais são as consequências de estar com o CPF negativado?

Ter o CPF negativado, ou seja, comprometido com alguma dívida não paga, pode ser prejudicial. O problema é ainda maior ao passar por etapas de análise de crédito de organizações para a contratação de serviços ou atividades com o seu nome.

Conheça algumas consequências negativas de ficar com o nome sujo!

Restrições para abrir contas bancárias

Diversos bancos não oferecem oportunidades para a abertura de alguns tipos de conta para pessoas com o CPF negativado. A atividade só pode ser realizada após ter uma iniciativa que ofereça mais confiança ao mercado, como limpar o nome no SPC ou no Serasa.

Possibilidade de ação judicial

A depender do caráter da dívida, as empresas podem entrar com ação judicial devido à ausência de pagamento. Responder a esse tipo de processo pode gerar custos adicionais, estresse e uma série de complicações.

Restrições no mercado de trabalho

O mercado de trabalho também pode fechar algumas portas para quem não tem o nome limpo. Além de ser um tabu para a sociedade, restrições no crédito podem comprometer algumas atividades profissionais. Por isso, pode ser mais difícil encontrar emprego em determinadas profissões.

Dificuldade em obter empréstimos, financiamentos e cartões de crédito

As chances de ter o financiamento reprovado ao ter o CPF negativado também são altas. O mesmo vale para pedir um cartão de crédito ou tentar fazer um empréstimo.

Como limpar o nome? Passo a passo

O processo para limpar o nome pode levar um certo tempo, a depender da sua situação financeira. Por esse motivo, é fundamental contar com um bom plano para regularizar o CPF à medida que as finanças permitem, a fim de evitar novas dívidas ou complicações no orçamento.

Para saber como limpar o nome da melhor maneira e com equilíbrio nas finanças, confira alguns passos essenciais!

Negocie as dívidas com os credores

A primeira etapa na regularização do seu nome no mercado é a negociação das dívidas. É importante entrar em contato com as empresas que você está em débito para conversar sobre as possibilidades de quitação.

Diversos credores oferecem condições especiais ou descontos nos juros para facilitar o pagamento das dívidas. Por essa razão, responda aos e-mails, mensagens ou ligações para ter acesso a essas oportunidades.

Outra opção é tomar a iniciativa de entrar em contato com a empresa, dialogar sobre a dívida, verificar a possibilidade de parcelamento das despesas e apresentar as suas propostas. Desse modo, é possível encontrar soluções que se encaixam no seu orçamento.

Regularize as pendências conforme a negociação

Ao fechar um acordo para pagar as dívidas, é fundamental manter com o pagamento em dia para a regularização das pendências. Nesse momento, é importante redobrar a atenção com o controle financeiro para cumprir com os prazos e valores combinados, sem deixar que novas contas se atrasem ou fiquem de lado.

Obtenha os comprovantes de pagamento

Um hábito importante para a vida financeira é guardar os comprovantes de todos os pagamentos que você realiza. Desse modo, caso ocorra algum imprevisto, erro no sistema ou inconsistência de dados, é possível apresentar o documento para assegurar que a sua parte do acordo foi cumprida.

Em casos de negociação de dívidas, esse é um cuidado indispensável. Com isso, você pode enviar os comprovantes sempre que forem solicitados e garantir que o seu nome seja limpo após a finalização do pagamento.

Solicite a baixa da dívida 

Após finalizar a sua parte do acordo e pagar todo o valor, você pode entrar em contato com o credor para solicitar a baixa da dívida. Esse é um processo importante para agilizar a atualização dos sistemas de proteção ao crédito e ter o seu nome limpo rapidamente.

Nesse momento, os comprovantes de pagamento podem ser solicitados. Por essa razão, é importante guardá-los em uma pasta para facilitar o acesso e o envio. Com isso, você se vê longe das dívidas de forma muito mais rápida e organizada.

Aguarde a atualização dos dados 

Depois disso, é só esperar até que o sistema seja atualizado. Os credores têm até 5 dias úteis para retirar o seu nome dos órgãos de proteção ao crédito a partir do pagamento da dívida.

Dessa forma, se após esse período, ainda houver restrição de crédito, é necessário entrar em contato novamente com a empresa para solicitar a baixa da dívida e a regularização do seu nome.

Como evitar novas dívidas?

Depois de saber como limpar o nome no Serasa ou no SPC, nada melhor do que evitar novas dívidas para não ter que enfrentar esses desafios. Para isso, realizar um bom planejamento financeiro e controle do orçamento faz toda a diferença.

Contar com ajuda externa para quitar os débitos e não acumular novos também pode ser útil. O apoio da família, uma renda extra ou um aumento no salário são exemplos de recursos que podem impactar as finanças positivamente.

No entanto, é totalmente compreensível que saber como limpar o nome não é uma tarefa simples e nem sempre esse processo será rápido. Por esse motivo, faça o que estiver à sua disposição e, aos poucos, garanta uma boa organização financeira para ter mais tranquilidade e oportunidades.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas