Como é morar em São Lourenço da Mata, em Pernambuco?

Como é morar em São Lourenço da Mata, em Pernambuco? Riva Incorporadora

São Lourenço da Mata (PE) é uma cidade rica em cultura e áreas verdes, além de uma infraestrutura incrível e acolhedora

Uma das cidades mais antigas do Brasil, São Lourenço da Mata (PE) está situada na Região Metropolitana de Recife, unindo a tranquilidade rural à ampla estrutura dos grandes centros urbanos.

O município foi fundado em 1554, mas a emancipação e a denominação São Lourenço da Mata vieram apenas em 13 de junho de 1884, quando o distrito foi elevado à categoria de vila.

Com sua localização estratégica e rica diversidade cultural, a cidade oferece aos moradores e turistas uma experiência única entre tradição e modernidade. Se você gostou da ideia de morar em São Lourenço da Mata, continue a leitura e saiba tudo sobre essa incrível região do nordeste brasileiro!

É bom morar em São Lourenço da Mata?

São Lourenço da Mata é uma cidade com ares de interior, com uma população de 111.249 habitantes, segundo o Censo 2022 — um aumento de 8,12% em comparação com o Censo 2010. 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre “quanto tempo de São Lourenço para Recife?”. Para se ter uma ideia, a cidade está bem próxima da capital de Pernambuco, a 19 km do centro, com acesso pela BR-408. Já a distância entre São Lourenço da Mata e Boa Viagem, Recife, é de cerca de 30km, em torno de 40 minutos de carro.

Desenvolvimento econômico

Com forte influência da Região Metropolitana de Recife, o setor de serviços é o mais representativo em São Lourenço da Mata, seguido pelo setor industrial, que vem apresentando crescimento significativo nos últimos anos.

Infraestrutura de São Lourenço da Mata PE

São Lourenço da Mata conta com uma infraestrutura que proporciona comodidade aos moradores, com ampla rede de comércio e serviços que inclui supermercados, farmácias, agências bancárias, postos de gasolina e muito mais, o que agrega conforto e qualidade de vida para a população, além de contribuir para a valorização de imóveis na cidade.

Quanto ao transporte e à mobilidade, a cidade está em uma posição estratégica em relação à Região Metropolitana do Recife, o que facilita o acesso por meio de rodovias importantes. E toda a cidade conta com linhas de ônibus municipais e intermunicipais, estabelecendo conexões com a capital e outras cidades próximas.

Educação

São Lourenço da Mata tem escolas de ensino fundamental e médio, públicas e particulares. Entre elas está a Escola Técnica Governador Eduardo Campos, a 1ª escola técnica da cidade e a 34ª unidade de ensino profissionalizante do estado de Pernambuco, inaugurada em maio de 2016. 

Além dos cursos técnicos presenciais de Administração e Redes de Computadores, a escola oferece nove cursos na modalidade EAD (Administração, Logística, Recursos Humanos, Multimeios Didáticos, Biblioteca, Segurança do Trabalho, Informática, Secretaria Escolar e Restaurante e Bar).

Saúde e bem-estar

São Lourenço da Mata tem recebido grandes investimentos na saúde, sendo destaque em atenção básica de saúde, ocupando o primeiro lugar na Região Metropolitana de Recife entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, com nota 9,75.

Além das redes de postos de saúde, a cidade conta com o Hospital Maria Vitória, inaugurado em 2001, e o Hospital e Maternidade Petronila Campos, reinaugurado em maio de 2021, com atendimento 24 horas, setor de emergência, bloco cirúrgico, clínica médica e maternidade.

A cidade tem também uma unidade do SESC, que beneficia a população de São Lourenço da Mata e de toda a região com serviços de educação, lazer e cultura, e ações na área de saúde e meio ambiente para pessoas de todas as idades, inclusive, com um trabalho amplo de valorização do idoso.

Cultura e lazer em São Lourenço da Mata

Assim como Igarassu, Pernambuco, São Lourenço da Mata é rica em cultura e lazer. Além disso, a cidade se destaca por suas usinas, igrejas e com uma festa anual que celebra o padroeiro da cidade.

A Igreja Católica Matriz da Luz é a segunda mais antiga do Brasil e homenageia São Lourenço. Erguida inicialmente como capela, em 1621, passou por algumas reformas ao longo dos anos, sem perder as características arquitetônicas do século XVI, que encantam os moradores e os turistas. Já a Casa dos Artesãos concentra a produção do artesanato local, com destaque para as peças produzidas a partir do papel.

Arena Pernambuco

A Arena Pernambuco, estádio construído para a Copa do Mundo de 2014, um dos mais modernos do Brasil, fica em São Lourenço da Mata. O estádio cumpre um papel fundamental na formação de plateia para o esporte nacional, oferecendo um calendário regular de visitação, por meio do Tour na Arena, que promove visitas guiadas por todo o local, especialmente às terças-feiras.

Rua do Rosário

É uma das ruas mais tradicionais de São Lourenço da Mata e ponto de encontro nos fins de semana. Segundo relatos históricos, a Rua do Rosário tem esse nome porque abrigava uma igreja dedicada à Nossa Senhora do Rosário — essa igreja foi demolida em 1927. Além disso, os moradores da cidade costumam dizer que essa rua tem o formato de um rosário.

Mercado Público

Com traços arquitetônicos originais, o Mercado Público abriga comerciantes de vários segmentos. No espaço inaugurado em 1906, é possível encontrar ervas para chás, cereais, frutas, opções para presentes e muito mais.

Estação Ecológica de Tapacurá

A barragem pertence à Universidade Federal Rural de Pernambuco e tem como finalidade as pesquisas em botânica, zoologia e ecologia, e busca desenvolver hábitos de conservação de recursos florestais e da fauna da Mata Atlântica. 

A Estação Ecológica de Tapacurá produz mudas de espécies frutíferas e florestais típicas da Mata Atlântica, como o pau-brasil, pau-de-jangada e ipê, apoiando empresas de reflorestamento e silvicultura.

Festa de São Lourenço Mártir

Assim como todo o estado de Pernambuco, São Lourenço da Mata é repleta de tradições, artesanato e festivais que refletem a diversidade cultural da região. Entre os grandes eventos está a Festa de São Lourenço Mártir, ou Festa de Agosto, que ocorre sempre no início do mês e honra o padroeiro da cidade, São Lourenço Mártir. 

A festa é marcada por celebrações religiosas, como novenas, missas e procissões em devoção ao santo, e culturais, com apresentações de grupos folclóricos, shows de artistas locais e nacionais, feiras de artesanato, barracas de comidas típicas e parque de diversões — tudo na região central da cidade. A geração de emprego e renda neste evento também é um ponto positivo para a cidade e para a região, favorecendo a economia local.

Conheça o empreendimento da Direcional em São Lourenço da Mata

Localizado no bairro Nova Tiúma, o Viva Vida São Lourenço, empreendimento da Direcional em São Lourenço da Mata, é ideal para quem quer viver no apartamento dos sonhos em um local repleto de área verde e, ainda assim, próximo ao centro urbano.

O condomínio une a praticidade, a conveniência e a mobilidade que você e sua família precisam, com áreas verdes que contribuem para o bem-estar e a preservação do meio ambiente. Além disso, diversas opções de comércio e serviços próximos garantem mais comodidade e tranquilidade para seu dia a dia.

O Viva Vida São Lourenço oferece lazer para toda a família, desde espaços para praticar atividades físicas até áreas exclusivas para garantir a diversão das crianças, entre eles:

  • playground;
  • piscina;
  • área de piquenique;
  • salão de festas;
  • churrasqueiras;
  • pet place;
  • espaço de jogos;
  • espaço fitness;
  • redário;
  • bicicletário.
Redário do Viva Vida São Lourenço, empreendimento da Direcional em Pernambuco.

Redário do Viva Vida São Lourenço, empreendimento da Direcional em Pernambuco.

Se você tem 3 anos com carteira assinada, pode usar o saldo do FGTS ou, ainda, se inscrever no Programa Minha Casa, Minha Vida para adquirir o seu apartamento. O programa oferece, também, subsídios para diferentes faixas de renda, além da flexibilidade e da facilidade para você se ajustar às suas condições de pagamento.

São Lourenço da Mata: qualidade de vida para toda a família

Viver em São Lourenço da Mata é estar perto da natureza, apreciando o melhor da cultura do nordeste com o bem-estar oferecido por uma cidade com excelente infraestrutura e lazer para crianças e adultos. E você pode viver neste lugar incrível com o conforto e segurança que sua família merece.

Conheça o Viva Vida São Lourenço, empreendimento da Direcional em São Lourenço da Mata PE, e adquira seu apartamento hoje mesmo!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas