Brinquedoteca pequena: conheça mais sobre o espaço e seus benefícios

Brinquedoteca pequena: conheça mais sobre o espaço e seus benefícios Riva Incorporadora

Ao pensar em comprar um imóvel em um condomínio, é comum buscar opções que ofereçam comodidade, como uma brinquedoteca pequena. 

Isso porque, além de ser um espaço  importante para o desenvolvimento infantil, os pais podem cuidar de outras tarefas, enquanto os pequenos se distraem nesse ambiente. 

Por isso, a Direcional preparou este artigo para te mostrar qual a importância desse espaço, assim como todas as vantagens de uma brinquedoteca no condomínio.

Boa leitura!

Afinal, o que é uma brinquedoteca?

A brinquedoteca é um espaço que está cada vez mais presente em escolas e até mesmo condomínios. Esse local destina-se às crianças, para que elas possam brincar e aprender de forma lúdica.

Dessa forma, a dinâmica nesse ambiente é mais divertida, já que as crianças podem acessar livremente livros, jogos e brinquedos.

Sendo assim, é importante que uma família tenha ao seu dispor uma brinquedoteca pequena, para que a criança possa se desenvolver de forma natural e agradável, sem perder a essência do que é realmente ser criança. 

No próximo tópico, vamos destacar a importância desse ambiente. Continue acompanhando.

Entenda a importância de uma brinquedoteca pequena

De uns tempos para cá, tem se tornado normal as crianças permanecerem mais tempo dentro de casa, principalmente depois que passamos pela pandemia da Covid-19.

Com isso, elas estiveram afastadas dos espaços de convivência social e recreação, o que é prejudicial para o desenvolvimento delas.

Assim, ter uma brinquedoteca pequena por perto é muito importante para acessar facilmente um ambiente destinado à recreação e ao desenvolvimento das crianças.

O melhor de morar em um condomínio com brinquedoteca é que, dessa forma, não é necessário que as crianças saiam do espaço residencial.

Ao estarem na brinquedoteca, podem brincar com objetos que não envolvem telas, como celulares ou tablets, contribuindo para que elas utilizem mais a imaginação.

Além disso, esse espaço estimula o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e psicológico dos pequenos.

Também podemos citar o benefício de poder realizar atividades em grupo, mesmo que seja uma brinquedoteca pequena, ajudando a criança a desenvolver habilidades sociais.

brinquedoteca pequena
Brinquedoteca do Reserva Direcional Limão

As vantagens da brinquedoteca em condomínio

Diante da sua importância, é fácil perceber que esse espaço oferece muitas vantagens. Desde a comodidade até a segurança de saber que seu filho não está longe de casa, vale destacar os benefícios de morar em um condomínio com brinquedoteca pequena.

Confira alguns deles a seguir.

Total segurança 

É comum que os pais tenham receio de deixar as crianças brincando fora de casa, principalmente quando estão fora do campo de visão deles. 

Por isso, contar com uma brinquedoteca pequena em condomínio é uma ótima maneira de permitir que possam sair da residência para se divertir, mas com segurança.

Afinal, elas estarão dentro das dependências do prédio, monitorado pelas câmeras e em um local em que será fácil localizá-las. 

No que diz respeito à segurança, podemos dizer que ela se estende às brincadeiras, pois os objetos que compõem esse espaço precisam seguir regras. Os brinquedos costumam ser emborrachados e sem pontas para evitar acidentes.

Estímulo para várias brincadeiras

Mesmo em uma brinquedoteca pequena, é possível realizar diversas brincadeiras que vão além do uso da tecnologia. Assim, as crianças podem usar a imaginação com os brinquedos disponíveis, bem como criar jogos entre elas.

Assim, jogos de cartas, peças de montar,  pular corda e muitas outras atividades lúdicas e importantes podem ser realizadas dentro desse espaço.

brinquedoteca pequena (2)
Brinquedoteca do Reserva do Horizonte

Socialização com outras crianças

Esse é outro grande benefício de morar em um condomínio com brinquedoteca. Afinal, seu filho ou filha poderá interagir com as crianças da vizinhança.

É importante lembrar que, nessa fase da vida, é fundamental que elas possam socializar, pois estão experimentando suas primeiras interações sociais.

Sendo assim, na brinquedoteca pequena, elas poderão aprender a compartilhar, lidar com frustrações, respeitar os outros e muito mais.

Comodidade

Sabemos que a rotina da maioria das pessoas é bastante agitada. Por isso, contar com um espaço em que as crianças possam brincar sem precisar ir longe é crucial.

Dessa forma, você não precisará pegar o carro para levar seu filho ou filha sempre à praças e parques fora do condomínio.

Além disso, nesse ambiente os pais podem ter um momento de brincadeiras com as crianças. Aliás, nesse aspecto, não será necessário fazer bagunça em casa, de modo que você não precisará destinar tempo para arrumar tudo ao terminar a brincadeira.

Auxilia no desenvolvimento e aprendizagem 

Na infância, as brincadeiras representam muito mais do que simples momentos divertidos, pois elas contribuem para o desenvolvimento dos pequenos.

Portanto, em uma brinquedoteca, as crianças podem se expressar, imaginar, se movimentar, interagir, ou seja, se desenvolver por completo.

Aspectos motores, afetivos, emocionais e muitos outros são estimulados nesses ambientes. Dessa forma, esse é um espaço primordial para o crescimento saudável.

Com tantas vantagens, é possível ver a importância de viver em um local que tenha esse ambiente, não é mesmo? A seguir, confira o que não pode faltar em uma brinquedoteca.

O que não pode faltar em uma brinquedoteca pequena? 

Mesmo sendo uma brinquedoteca pequena, alguns itens não podem faltar para que as crianças possam brincar e se desenvolver.

Assim, separamos uma lista com alguns elementos indispensáveis nesse espaço. Confira abaixo!

  • Cantinho de leitura;
  • Mesa de atividades;
  • Nichos, estantes e prateleiras;
  • Caixas com brinquedos seguros;
  • Materiais de desenho, como folhas e giz de cera;
  • Almofadas;
  • Jogos de montar;
  • Jogos de tabuleiro;
  • Jogos de memória;
  • Ursos e bonecos de tecido;
  • Corda para pular.

Repare como é grande a lista de itens para compor uma brinquedoteca pequena. Assim, ao se decidir por um imóvel em condomínio com esse espaço, é importante observar o ambiente e, caso necessário, sugerir melhorias.

brinquedoteca pequena (3)
Brinquedoteca do Conquista Jardim Amaralina

Busque um empreendimento com brinquedoteca! 

Se você faz questão de morar em um condomínio que tenha, pelo menos, uma brinquedoteca pequena, saiba que a Direcional oferece diversos empreendimentos que possuem espaços ideais para a diversão de toda a família. 

Um deles é o Condomínio Reserva Urban Clube, localizado na Vila Guilherme, em São Paulo (SP).

Nele, você encontrará uma estrutura completa para promover seu bem-estar. Por isso, acesse nosso site e confira mais informações.

Se gostou deste conteúdo, leia outros artigos do Blog da Direcional.

CTA Direcional.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas