Conheça os benefícios de andar de bicicleta e se prepare para começar a pedalar!

Conheça os benefícios de andar de bicicleta e se prepare para começar a pedalar! Riva Incorporadora

Os benefícios de andar de bicicleta refletem no corpo e na mente, além de ser um meio de transporte econômico. Leia nosso artigo para saber mais!

Seja como meio de transporte ou simplesmente para o lazer, a prática do ciclismo conquista muitas pessoas. Afinal, andar de bicicleta traz muitos benefícios para a saúde física e mental.

Inclusive, várias pessoas incorporam essa atividade na rotina diária, se preocupando com os espaços para andar de bicicleta antes de comprar um imóvel ou de se mudar para uma nova região.

Diante disso, vamos listar neste artigo os principais benefícios de andar de bicicleta para que você tenha momentos mais saudáveis e com maior qualidade de vida. Confira!

Quer começar a andar de bicicleta? Conheça os equipamentos de proteção!

Além dos benefícios, é importante saber quais equipamentos você deve conhecer antes de começar a andar de bicicleta. Afinal, a segurança previne acidentes sérios.

Portanto, você deve utilizar:

  • Capacete: esse é o item mais importante, pois evita lesões na cabeça. Por isso, atente-se para o tamanho e escolha um modelo que se ajuste perfeitamente;
  • Luvas, joelheira e cotoveleira: além de oferecer conforto, esses itens também ajudam a minimizar impactos causados por acidentes;
  • Luzes de sinalização: esses acessórios auxiliam que outras pessoas vejam você andando de bicicleta ao sair de sua casa ou apartamento à noite;
  • Retrovisores: itens cruciais para quem deseja pedalar em lugares com grande fluxo de veículos, permitindo uma melhor visualização das ruas e avenidas.

pessoa com luva andando de bicicleta. Imagem ilustrativa para texto benefício de andar de bicicleta.

6 benefícios de andar de bicicleta

Com o acúmulo de trabalho e tarefas domésticas na rotina, pode parecer impossível tirar tempo para andar de bicicleta, ainda que essa atividade traga diversos benefícios.

No entanto, você pode incorporá-la de forma natural e saudável, sem precisar abrir mão de seus compromissos diários. Além disso, você pode também encaixá-la nos seus momentos livres.

Essa atividade ajuda em diversos aspectos, melhorando a sua qualidade de vida de forma significativa. A seguir, confira alguns benefícios de andar de bicicleta:

É um importante exercício físico

Andar de bicicleta é uma atividade física simples que ajuda a combater o sedentarismo e, com poucos minutos de pedalada, traz diversos benefícios para o organismo como um todo.

Assim, ao praticar esse exercício, se acelera o metabolismo, o que contribui para um emagrecimento saudável, sem precisar recorrer a dietas e remédios para isso.

Além disso, o esforço feito durante essa atividade ajuda na tonificação dos músculos e no fortalecimento das articulações do corpo.

Proporciona uma melhor saúde mental

Os benefícios de andar de bicicleta não se restringem apenas ao aspecto físicos, tendo em vista que também contribuem para uma melhor saúde mental.

Como se sabe, realizar atividades físicas promove a liberação de hormônios importantes, como a ocitocina, endorfina e serotonina.

Essas substâncias químicas proporcionam sensações de prazer e felicidade no cérebro humano, melhorando a autoestima e ajudando a combater problemas como a depressão.

Contribui para a mobilidade urbana

Nos principais centros urbanos, há uma constante preocupação com a mobilidade urbana, especialmente porque há um grande acúmulo de veículos nos últimos anos.

Assim, andar de bicicleta oferece uma alternativa de locomoção que contribui para que haja menos engarrafamentos e um trânsito com melhor fluxo.

Diante disso, muitas cidades têm criado ciclofaixas para facilitar o transporte dos ciclistas nas principais ruas e avenidas. 

É um meio de transporte mais barato

Um dos grandes benefícios de andar de bicicleta é que essa atividade é, sem dúvidas, bem mais barata que as outras opções de transporte existentes, como carro ou ônibus.

Inclusive, com os crescentes aumentos dos preços dos combustíveis, muitas pessoas passaram a pedalar e só utilizam o veículo próprio em ocasiões específicas.

Além disso, pedalar é uma alternativa para quem quer fazer uma atividade física, mas não quer gastar dinheiro com academia!

Introduz um hábito saudável na rotina

No mundo atual, muitas pessoas não têm tempo para hobbies. Nesse sentido, andar de bicicleta traz o melhor dos dois mundos, pois é uma atividade divertida e saudável.

Vale ressaltar que pedalar não precisa ser uma atividade cotidiana, até mesmo porque muitas pessoas não têm tempo durante a semana para fazer exercícios físicos.

Contudo, é possível uma horinha do fim de semana para andar de bicicleta e espairecer um pouco. Dessa maneira, você mantém um hobby bacana e que traz diversos benefícios para a sua saúde!

amigos conferindo os benefícios de andar de bicicleta.

Estimula a socialização

Um dos maiores benefícios de andar de bicicleta é que não precisa ser uma atividade solitária. Na verdade, é muito raro pedalar e não encontrar alguém durante o trajeto.

Portanto, essa prática ajuda na socialização, pois você constantemente encontrará pessoas e, com isso, se sentirá parte do mundo à sua volta.

Por fim, você também pode chamar familiares e amigos para pedalar com você. Essa é uma ótima forma de aprofundar os vínculos e criar novas memórias com as pessoas queridas!

Como a estrutura pode fazer a diferença na hora de andar de bicicleta

Apesar de todos os benefícios de andar de bicicleta, muita gente desiste da atividade porque os espaços públicos das cidades brasileiras não estão preparados para o ciclismo.

Por isso, é importante saber se a estrutura física da região onde você mora oferece o apoio necessário para essa atividade, seja com faixas de ciclismo ou distribuição de bicicletários.

Falando nisso, a Direcional constrói empreendimentos em condomínios nas principais cidades brasileiras que possuem amplos espaços coletivos e estacionamentos de bicicletas.

Como exemplo, citamos o Reserva Jardim Sapopemba, o Conquista Jardim Guadalupe e o Uno Residencial, que ficam em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente.

bicicletário em empreendimento Direcional.
Bicicletário no empreendimento Conquista Jardim Guadalupe (RJ).

Nesses condomínios, é possível até mesmo começar um sistema de compartilhamento de bicicletas entre os moradores, o chamado bike sharing.

Quer saber como ter a oportunidade de morar em um condomínio da Direcional? Então, entre em contato com um de nossos consultores e saiba como financiar seu apartamento próprio!

Também não esqueça de conferir o Blog da Direcional para ler outros conteúdos como esse e tirar suas dúvidas sobre os nossos empreendimentos!

CTA Do nosso canteiro Direcional para o seu canto 1 1 Conheça os benefícios de andar de bicicleta e se prepare para começar a pedalar!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas