5 dicas para comprar seu apartamento na praia

5 dicas para comprar seu apartamento na praia Riva Incorporadora

O sonho de comprar apartamento na praia ficará mais palpável com estas dicas que preparamos para você. Confira!

Está pensando em comprar um apartamento na praia? Então existem algumas dicas que podem ajudar você nessa jornada! Há muitos motivos para realizar esse investimento, desde ter um imóvel de lazer até planos para obter retorno financeiro.

No entanto, atingir esses objetivos será mais difícil sem saber por onde começar a negociar. Pensando nisso, separamos as 5 melhores recomendações para ajudar na compra do seu tão desejado apartamento no litoral. Confira as dicas abaixo!

5 dicas para comprar seu apartamento na praia 

Se comprar um apartamento na praia é um objetivo seu, um dos primeiros passos para atingi-lo é sanar possíveis dúvidas e conferir dicas para encontrar o imóvel ideal e aproveitar com a família.

Acompanhe 5 sugestões que serão fundamentais nesse processo!

1. Conheça o local do apartamento

Conferir a localização do apartamento é uma etapa crucial antes de comprar um imóvel na praia. Afinal, o local pode influenciar a sua experiência, qualidade de vida e até mesmo o potencial de valorização do empreendimento. 

Nesse caso, vale a pena conferir alguns pontos importantes. Por exemplo, verifique a distância do local até a praia mais próxima, um dos elementos que mais influenciam no valor da propriedade.

Além disso, é essencial conhecer a infraestrutura e a segurança do local, como estabelecimentos próximos e informações da região.

Essa análise é essencial para comprar um apartamento na praia, porque uma boa localidade não apenas traz mais proteção para a sua família, como também proporciona mais lazer e comodidade.

Assim, priorize uma região de fácil acesso, com segurança ao redor, e pesquise as opções de entretenimento próximas para tornar a experiência mais agradável.

2. Fale com especialistas

Se você está com dúvidas para comprar ou alugar um apartamento na praia, vale a pena falar com especialistas sobre o assunto. Eles têm conhecimentos mais detalhados sobre o mercado imobiliário local e podem ajudar com informações valiosas sobre cada alternativa.

Por isso, considere consultar corretores e especialistas locais, como engenheiros e arquitetos. Eles poderão dar uma opinião concreta sobre o imóvel que você deseja comprar e sobre as áreas mais valorizadas, bairros em crescimento e as indicações que podem não ser tão interessantes para fazer negócio.

Não deixe de conversar também com moradores locais, especialmente residentes do mesmo condomínio, por exemplo. Dessa forma, você poderá conhecer aspectos como infraestrutura da região, clima e outros pontos importantes para ter uma estadia segura e confortável.

3. Calcule as despesas

Ter um apartamento na praia pode ser um sonho, mas também é um investimento e, como tal, demanda uma série de despesas que você precisa considerar antes da compra.

Além do preço do imóvel, que pode ser considerável, também existem outros custos relacionados, como o valor do condomínio e contas básicas, como energia, água e gás. Ainda, ao concretizar a compra, precisará atentar para os impostos associados à propriedade e considerar algumas despesas para ter maior segurança, como contratar um seguro.

Também é importante avaliar fatores sazonais, como períodos de alta temporada e baixa temporada, que podem influenciar nos gastos na região, especialmente no segmento comercial.

Todas essas despesas podem impactar seu orçamento futuro e vale a pena colocá-las na ponta do lápis antes de fechar a compra. Inclusive, é válido conferir propostas que sejam atrativas para os custos, por exemplo, condomínios com gastos incluídos.

4. Não deixe de negociar

Se você deseja comprar um apartamento na praia com as melhores condições, é essencial colocar sua habilidade de negociação em prática. Antes de qualquer oferta, pesquise os valores de mercado e entenda qual a valorização real do seu imóvel. 

Além disso, verifique o estado da propriedade e se existem problemas que você precisará consertar no futuro. Esses critérios ajudarão a realizar uma proposta de compra mais sólida e vantajosa para o seu bolso.

No entanto, para uma negociação bem-sucedida, também vale demonstrar flexibilidade ao considerar outras propostas (se elas forem atrativas para você). Analise, por exemplo, diferentes condições de pagamento, como a possibilidade de parcelamento ou mesmo de comprar sem entrada

Se não der certo na primeira tentativa, não desanime e continue tentando conversar com a corretora, construtora ou com o proprietário. Podem ser necessárias várias rodadas até chegar ao melhor valor.

5. Saiba qual é o seu perfil

A última dica para comprar o apartamento na praia dos seus sonhos é conhecer o seu perfil de comprador. Afinal, o imóvel ideal é aquele que atende às suas necessidades, e você só conseguirá encontrá-lo se entender o que está procurando.

Nesse caso, considere se o apartamento é para uso familiar, individual, compartilhado com amigos ou para fins de investimento. Também avalie seu orçamento disponível e o quanto está disposto a gastar na compra, para não apenas ter um negócio tranquilo, mas também se sentir satisfeito com os resultados.

Conhecer bem seu perfil, objetivos e planejamento ajudará a direcionar suas escolhas e encontrar um apartamento na praia que seja perfeito para suas necessidades.

Encontre seu apartamento na praia

Encontrar o apartamento na praia perfeito é possível, desde que você faça uma pesquisa detalhada, conheça seus objetivos e procure a ajuda de alguns especialistas. 

Dessa forma, poderá ter a melhor experiência para você e sua família, encontrando o imóvel ideal na melhor localidade! 

E que tal conhecer os empreendimentos da Direcional na praia? O Empreendimento Praia do Futuro — em Fortaleza, Ceará — tem apartamentos com 2 ou 3 dormitórios, em uma localização privilegiada, com vista para o mar e pertinho da Praia do Futuro. 

apartamento na praia, estilo dunas

Varanda do Estilo Dunas, empreendimento da Direcional no Ceará.

Também em Fortaleza, o empreendimento Estilo Dunas fica bem próximo da praia e dos maiores shoppings da cidade. São apartamentos com 2 e 3 dormitórios, varanda e vista para a Praia do Futuro. Além disso, o Estilo Dunas conta com opções de lazer para toda a família, como espaço kids, espaço gourmet, bicicletário e muito mais.

Gostou do artigo? Aproveite e confira também qual é a melhor opção: comprar ou alugar imóvel?

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas