Casa inteligente: vantagens e dicas para montar a sua

Casa inteligente: vantagens e dicas para montar a sua Riva Incorporadora

A casa inteligente facilita as tarefas do dia a dia no seu lar. Confira as vantagens e como começar agora mesmo a automatizar sua casa!

Com rotinas cada vez mais dinâmicas e a necessidade de agilizar tarefas do dia a dia, ter uma casa inteligente tem se tornado o foco de muitas pessoas. Nesse conceito, é possível ter diversos dispositivos para automatizar a iluminação, o uso de eletrodomésticos e até reforçar a segurança do seu lar.

Confira, neste artigo, quais as vantagens de uma casa inteligente e algumas ideias acessíveis e práticas para começar a montar a sua!

Qual é o conceito de casa inteligente?

A palavra-chave quando pensamos em casas inteligentes é a automação, ou seja, o uso de sistemas e tecnologia da informação para diminuir o esforço humano em determinadas ações. Portanto, a casa inteligente nada mais é do que um ambiente que dispõe de vários dispositivos que automatizam tarefas que tradicionalmente são feitas pelo esforço humano.

Com os dispositivos inteligentes, você pode controlar e tornar automáticas várias tarefas cotidianas, como acender e apagar luzes e programar uma cafeteira para ter o café pronto assim que acordar. Isso torna o seu tempo em casa mais livre para o seu lazer e descanso, com muita praticidade e modernidade.

Quais são as vantagens de uma casa inteligente?

Ter uma casa inteligente traz muitas vantagens para o seu dia a dia, a começar pelo conforto, já que os dispositivos permitem controlar remotamente alguns sistemas, como a iluminação do apartamento e equipamentos de som, ventilação e refrigeração.

Outro ponto muito atrativo das casas inteligentes é a economia que elas podem gerar nas despesas do lar, pois existem várias ideias sustentáveis que podem ser aplicadas. É possível programar os equipamentos para ligarem apenas quando necessário, o que evita desperdícios. 

Além disso, existem dispositivos que informam o gasto de energia na casa para que você tenha maior controle.

Também é possível ter mais flexibilidade e praticidade, controlando equipamentos mesmo quando você está ausente, por meio de aplicativos de celular, ou, ainda, programar toda uma série de rotinas para tarefas, como ligar a máquina de lavar roupa ou regar o gramado em determinados dias e horários.

A segurança também é um dos benefícios mais valorizados nas casas inteligentes, pois existem possibilidades de reforçar a proteção do seu lar com câmeras, sensores, fechaduras inteligentes e sistemas conectados que enviam alertas para o seu celular.

Por fim, a casa inteligente ainda tem a vantagem de oferecer inúmeras possibilidades para que você mesmo desenvolva novos processos e ideias de automação em casa, já que cada vez mais dispositivos inteligentes têm sido lançados e isso tende a se expandir.

casa inteligente1 Casa inteligente: vantagens e dicas para montar a sua

Como montar uma casa inteligente?

As possibilidades em uma casa inteligente são muitas, e é claro que existem instalações mais complexas, que podem ser planejadas desde o momento em que um apartamento é decorado, exigindo o trabalho de especialistas que estruturam e aplicam os sistemas, mas também existem maneiras simples e acessíveis de ir montando sua casa inteligente gradualmente.

Isso é possível graças ao aumento do lançamento de produtos conectados e inteligentes, que desempenham funções específicas para o controle de equipamentos ou eletrodomésticos com funções comuns, mas que estão preparados para serem controlados remotamente.

Pensando nisso, conheça, a seguir, o que é necessário para uma casa inteligente prática e acessível!

Rede Wi-Fi de qualidade

O primeiro passo para montar a sua casa inteligente é ter uma rede Wi-Fi de qualidade, pois os dispositivos dependem dessa conectividade para se integrarem. Tanto eletrodomésticos, quanto dispositivos inteligentes e os aplicativos de celular que comandam as ações remotamente precisam da rede de internet. E, quanto melhor ela for, mais eficiente será o desempenho da sua casa inteligente.

Tomadas inteligentes

As tomadas inteligentes são superúteis na hora de montar sua casa inteligente. À primeira vista, elas são uma espécie de benjamin com pinos para ligar na tomada na parede e espaço para conectar a tomada de eletrodomésticos e outros equipamentos.

A diferença é que elas se conectam via Wi-Fi ao seu smartphone e, por meio do aplicativo específico da marca da tomada que você comprar, ela consegue controlar até mesmo aparelhos que não são inteligentes. Assim, você consegue controlar remotamente equipamentos que você já tem, sem a necessidade de investir em nada novo.

Simplificadamente, funciona assim: você conecta na tomada inteligente o aparelho que quer controlar e configura ele no aplicativo da tomada, no qual você terá diversas opções para ligar, desligar e programar rotinas de uso desse aparelho. 

Em alguns casos, é possível até mesmo ativar os equipamentos por voz e você pode, inclusive, acessar os aparelhos quando não está em casa, basta estar com seu celular conectado à internet e usar o app.

Iluminação inteligente

Tornar a iluminação da sua casa inteligente pode ser mais simples do que você imagina. Isso porque existem lâmpadas inteligentes acessíveis e supersimples de usar. Basta conectá-las no próprio bocal normal das lâmpadas da casa e acessar suas configurações no aplicativo que a marca oferece. 

Já pensou chegar em casa e acender a luz antes de entrar, sem ficar esbarrando no escuro? Ou acender as luzes de LED do quarto no meio da noite sem ter que se levantar da cama? A iluminação inteligente proporciona toda essa praticidade e ainda permite controlar a intensidade da luz e até mesmo a cor do LED, dependendo do modelo de lâmpada que você escolher.

Fechadura inteligente

Se você vive perdendo as chaves de casa, a fechadura inteligente pode acabar com o problema. Esse sistema dispensa o uso de chaves e pode ser controlado com um sensor de presença, biometria ou via aplicativo de smartphone. Assim, ao chegar em casa, a sua porta abre usando uma dessas opções, de acordo com a fechadura que você instalar. Nos casos em que a fechadura é controlada por app, você pode até mesmo abrir ou trancar a porta remotamente.

casa inteligente2 Casa inteligente: vantagens e dicas para montar a sua

Câmeras de segurança inteligentes

As câmeras também são um reforço para a segurança do seu lar. Elas podem ser instaladas normalmente em pontos estratégicos da casa e você consegue acessar as imagens direto do celular, mover a câmera para outras direções e algumas opções têm até sensores de movimento e reconhecimento facial de quem estiver por perto.

Hub de controle

O hub inteligente é um dispositivo que centraliza o controle dos equipamentos da sua casa, como ar-condicionado, TV, persianas automáticas, aparelhos de som e muitos outros. 

O que ele faz é, de certa forma, clonar as funções do controle remoto de cada aparelho e deixar todos acessíveis num aplicativo para o seu smartphone. Assim, é possível controlar tudo a um toque da mão ou, ainda por voz, caso o hub tenha essa funcionalidade.

Aplicativo de controle

Já deu para notar que a maior parte dos dispositivos inteligentes têm seus próprios aplicativos para acesso remoto às funções, certo? Entretanto, fica muito mais fácil unificar todos os dispositivos em apenas um app, e é isso o que faz o aplicativo de controle, funcionando de maneira similar ao hub, dispensando o aparelhinho. 

Mas vale lembrar que, nesse caso, é preciso que os aparelhos conectados ao app já sejam inteligentes ou estejam ligados a uma tomada inteligente para serem identificados. 

Assistente de voz

Os assistentes de voz são alguns dos aparelhos inteligentes mais conhecidos e suas possibilidades são inúmeras. Dispositivos como Alexa, Echo Dot e Google Assistente conseguem se conectar ao seu smartphone, permitindo que você controle tudo com comandos de voz

Tocar músicas, pedir informações, ligar ou desligar aparelhos fica muito mais fácil com esses assistentes, além de ser superdivertido fazer todas essas solicitações como se você estivesse conversando com alguém.

casa inteligente3 Casa inteligente: vantagens e dicas para montar a sua

Facilite sua rotina com a casa inteligente de maneira simples e acessível!

Ter sua casa inteligente não é um sonho impossível, afinal existem muitas maneiras acessíveis e simples de incluir dispositivos e aparelhos que podem ser controlados remotamente por você, seja em um aplicativo ou via comandos de voz.

Uma boa conexão Wi-Fi é essencial para integrar dispositivos e sistemas, como a iluminação, tomadas ou fechaduras inteligentes, além dos hubs, aplicativos e assistentes de voz, que agilizam pequenas tarefas e ainda podem reforçar a segurança da sua casa.

A Direcional apoia que você tenha todo o conforto no seu novo lar. Acompanhe nossas redes sociais e confira dicas e informações, é só acessar nossas páginas no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter. Até a próxima!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas