Descubra como tornar uma casa segura para idosos

Descubra como tornar uma casa segura para idosos Riva Incorporadora

Conheça os principais passos para transformar sua casa em um ambiente seguro e acolhedor para as pessoas de mais idade

À medida que envelhecemos, nossas necessidades de segurança e conforto podem mudar e, para proporcionar uma casa segura e acolhedora para os idosos em sua família, é importante fazer algumas adaptações.

Neste artigo, vamos explorar algumas dicas essenciais para tornar o seu lar um espaço seguro e agradável para a terceira idade. Boa leitura! 

Iluminação Adequada

Uma casa bem iluminada é essencial para evitar acidentes. Portanto, certifique-se de manter uma ótima luminosidade em corredores, escadas e áreas de circulação, priorizando o uso de lâmpadas LED, que proporcionam maior claridade e segurança.

Considere também a instalação de sensores de movimento para acender automaticamente as luzes em ambientes de uso frequente durante a noite.

Elimine os possíveis obstáculos

Um passo importante para garantir uma casa segura para os idosos é eliminar qualquer obstáculo que possa representar um risco de queda.

Por isso, verifique se os tapetes estão firmes e fixados no chão ou considere a substituição por pisos antiderrapantes

Outro ponto importante para criar um ambiente seguro para as pessoas idosas é retirar móveis e objetos de decoração desnecessários que possam dificultar a circulação.

Adapte os cômodos da casa

Pequenas adaptações e mudanças podem fazer toda a diferença na qualidade de vida e segurança dos nossos entes queridos.

Quando se trata de banheiros, invista em barras de apoio ao redor do vaso sanitário e no boxe para auxiliar na hora do banho. 

No quarto é importante se certificar que a cama esteja em uma altura adequada para facilitar o acesso e, caso necessário, coloque um corrimão ao lado do leito para auxiliar na hora de se levantar ou deitar.

Uma casa segura para a terceira idade

Investir tempo e esforço para transformar o seu lar em um verdadeiro refúgio seguro e acolhedor para os membros mais experientes da família é um gesto de amor e cuidado que vale a pena.

É importante lembrar que cada residência é única e pode precisar de adaptações específicas para atender as necessidades da pessoa idosa. 

Por isso, esteja sempre atento(a) às particularidades de sua casa e não hesite em buscar a orientação de profissionais especializados, se necessário.

Agora que você conhece as maneiras de tornar seu ambiente protegido e confortável para os idosos, aproveite para conferir nosso e-book sobre como criar um ambiente seguro para as crianças.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas