Decoração Industrial: dê um toque urbano e autêntico ao seu lar

Decoração Industrial: dê um toque urbano e autêntico ao seu lar Riva Incorporadora

Decoração industrial, conheça as características marcantes desse estilo

A estética urbana e autêntica da decoração industrial conquista cada vez mais as pessoas, transformando ambientes residenciais em espaços cheios de personalidade. 

Inspirada em antigas fábricas e galpões, a decoração industrial combina elementos brutos e minimalistas, criando ambientes modernos e convidativos.

Que tal descobrir mais sobre esse estilo de decoração que está em alta? Continue a leitura com a gente!

 O que é a decoração industrial?

O estilo de decoração industrial surgiu entre as décadas de 1950 e 1970, em Nova Iorque. Fábricas e galpões foram desocupados e abandonados e, com isso, grupos de pessoas começaram a ocupar os espaços como moradia. 

A proposta desse estilo de decoração é valorizar o espaço e incluir elementos clássicos, com materiais e acabamentos rústicos.

Agora que você já sabe como surgiu o conceito da decoração industrial, vamos detalhar os elementos essenciais que caracterizam esse estilo.

O que caracteriza a decoração industrial?

A decoração industrial se distancia da decoração clássica, que prioriza peças e formas delicadas. A tendência busca criar ambientes com elementos rústicos, valorizando texturas e materiais brutos.

Conheça as características:

Materiais rústicos

Materiais brutos, como madeira, metal, concreto e tijolos expostos, são bem característicos do estilo de decoração industrial.

Decoração industrial com materiais rústicos na cozinha
Decoração industrial com materiais rústicos na cozinha

Cores

Por ser uma decoração com estilo rústico, as cores predominantes são tons de cinza, marrom, cobre, bege, preto e branco. É muito comum a utilização de pisos e paredes com cimento queimado.

Explore cores vibrantes e crie um ambiente único

Na decoração industrial, as cores primárias e secundárias podem ser incluídas para criar contrastes vibrantes, destacar elementos específicos ou adicionar um toque de personalidade ao ambiente.

Decoração industrial na sala com cores vibrantes
Decoração industrial na sala com cores vibrantes

Iluminação no estilo industrial

A iluminação é característica que se destaca na decoração industrial. 

Luminárias de metal ou pendentes, spots direcionáveis e trilhos de luz com tons quentes, proporcionam ao espaço um ar mais aconchegante com toque vintage.

A luminosidade natural também é um traço marcante da decoração e deve ser aproveitada ao máximo, pois valoriza as características do estilo industrial, como os tijolos aparentes e o concreto.

Decoração industrial em uma cozinha, com luminárias de metal
Decoração industrial em uma cozinha, com luminárias de metal

Móveis e itens de decoração

Sofás de couro e de cores neutras, eletrodomésticos e utensílios de inox, bancos de metal, prateleiras abertas e móveis com acabamento em ferro, aço e madeira são característicos da decoração industrial. 

Além dos itens citados, se destacam: tapetes de fibra, cortinas de tecido pesado, puffs de tecidos rústicos, almofadas coloridas, quadros, plantas e vasos.

Decoração industrial em um escritório home office, com móveis de madeira
Decoração industrial em um escritório home office, com móveis de madeira

Espaços amplos e integrados

A integração dos ambientes no estilo de decoração industrial amplia o espaço, otimiza a luz natural e oferece diversas outras vantagens, tornando-a uma solução ideal para diferentes necessidades, proporcionando amplitude e multifuncionalidade. 

O minimalismo está presente neste estilo de decoração, juntando modernidade e personalidade.

Apartamento com espaço integrado da cozinha com a sala, no estilo de decoração industrial
Apartamento com espaço integrado da cozinha com a sala, no estilo de decoração industrial

Inclua a decoração industrial no seu novo apartamento

Entre o clássico e o contemporâneo, a decoração industrial moderna mescla elementos da estética industrial original com toques contemporâneos e materiais de alta qualidade, criando ambientes sofisticados e elegantes.

A decoração pode ser utilizada no apartamento todo ou em ambientes específicos como:

  • Sala;
  • Cozinha;
  • Quarto;
  • Escritório;
  • Banheiro;
  • Áreas externas.

Explore o estilo de decoração industrial e crie um espaço que seja a sua cara, combinando elementos tradicionais com toques contemporâneos.

Esperamos que as dicas para a decoração do apartamento dos seus sonhos tenham sido úteis! Agora, que tal compartilhar o post nas suas redes sociais e ajudar outras pessoas a encontrarem a inspiração que elas precisam?

Para mais dicas de decoração, acesse o blog da Direcional e fique por dentro das novidades.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas