A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.
Como usar a inteligência artificial na compra de apartamento: profissional explica
- Direcional
- 12/09/2024
- 11 minutos de leitura
Especialista revela como a IA está revolucionando o mercado imobiliário, facilitando o processo da compra e proporcionando novas formas de interação com os clientes.
A inteligência artificial (IA) está transformando o mercado imobiliário de maneira surpreendente, criando novas possibilidades tanto para quem compra quanto para quem vende.
Nesse contexto, Eduardo Mocarzel, superintendente de incorporação da Direcional Engenharia, concedeu uma entrevista exclusiva, na qual compartilha insights valiosos sobre como a IA está revolucionando o setor.
Entenda como essas mudanças impactam o mercado e como você pode aproveitar essa evolução para adquirir a sua casa própria.
O que é IA generativa?
A inteligência artificial generativa é uma tecnologia que utiliza algoritmos avançados para gerar conteúdo, respostas e soluções com base em grandes volumes de dados.
Ao contrário das IAs convencionais, que seguem scripts rígidos, ela é capaz de aprender, adaptar-se e criar novas resoluções com base em padrões identificados.
Um exemplo prático e de sucesso da aplicação da inteligência artificial generativa no setor da construção civil é a Diana, IA do Grupo Direcional. Desde sua implementação ela tem se destacado pela capacidade de oferecer um atendimento personalizado e eficiente aos clientes.
Em julho de 2024, a Diana recebeu 2.945 avaliações, das quais 95,31% foram notas 4 ou 5, refletindo a alta satisfação dos usuários. Esse número é particularmente impressionante quando comparado ao mês de junho, em que foram registradas 898 avaliações positivas.
O aumento de 213% nas avaliações reflete não apenas a eficácia da IA em resolver as questões dos clientes, mas também seu papel fundamental na melhoria da experiência do usuário, impactando positivamente nas vendas da empresa e na recomendação dos compradores.
O impacto da inteligência artificial na compra da casa própria
A inteligência artificial tem se mostrado uma ferramenta poderosa no setor imobiliário, especialmente na compra da casa própria.
Confira a seguir insights exclusivos de Eduardo Mocarzel, superintendente de incorporação, sobre como a IA está facilitando a busca pelo apartamento ideal e transformando a experiência do cliente no Grupo Direcional.
Experiência de compra imersiva e detalhada
Além do chatbot, a Direcional tem investido em outras tecnologias que desempenham papéis fundamentais na transformação da compra de imóveis.
Uma delas é o uso de óculos de realidade virtual em seus stands de vendas, proporcionando uma imersão completa no ambiente dos apartamentos. Eduardo Mocarzel explica que “A realidade virtual tem permitido aos clientes visualizar os decorados e as áreas de lazer, garantindo uma experiência imersiva e mais detalhada para esse momento tão importante.”
Óculos de realidade virtual em um stand da Direcional.
Outra abordagem da empresa para enriquecer a experiência dos compradores são as maquetes virtuais. “Essa solução inovadora garante uma visualização detalhada das áreas de lazer, facilitando que os compradores se imaginem no imóvel de forma mais envolvente e realista”, comenta Mocarzel.
Jornada de compra 100% Digital
Outra inovação que a Direcional trouxe para o mercado foi a compra 100% digital. Esse processo, que foi acelerado pela pandemia, permite que os clientes realizem todas as etapas da aquisição de um imóvel de forma remota.
“Desde a coleta de documentos, análise de crédito até a assinatura do contrato, tudo é feito online”, destaca Mocarzel. “A Direcional foi pioneira nisso, e hoje podemos oferecer um processo totalmente digital para os nossos clientes.”
Essa abordagem tem facilitado a vida de muitos compradores, especialmente aqueles que preferem a praticidade do atendimento online.
Contudo, a empresa continua oferecendo a opção de visitas presenciais aos stands de vendas para clientes que desejam conhecer o decorado físico.
Inteligência artificial no suporte aos corretores
A inteligência artificial (IA) não traz vantagens apenas para os compradores, mas também para os consultores de imóveis.
Segundo Eduardo Mocarzel, a tecnologia desempenha um papel importante na otimização das atividades da equipe de vendas, proporcionando ferramentas que aceleram e aprimoram a eficiência das tarefas. “Estamos desenvolvendo um portal exclusivo para nossos corretores, acessível via celular, e um sistema de copiloto com inteligência artificial que oferece assistência em tempo real”, afirma Mocarzel.
Ele faz uma analogia com a evolução da ciência: “Assim como um cientista de dados ganhou mais força com a introdução do computador, que lhe permitiu utilizar uma base de informações para suporte, acredito que o corretor se tornará muito mais empoderado com uma ferramenta de apoio que complementa seu trabalho, sem substituí-lo.”
Mocarzel também ressalta a necessidade de uma transformação no mercado imobiliário, que historicamente tem priorizado as vendas sem oferecer treinamento aos novos corretores. “O setor é conhecido por trazer consultores para os stands com pouco auxílio, pois o foco é sempre em vender, vender, vender. Queremos mudar essa realidade”, conclui.
Desafios da IA no mercado imobiliário
Com o avanço acelerado da tecnologia, a inteligência artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta indispensável em diversos setores.
Embora a IA ofereça inovações que transformam a experiência do usuário, ela também traz consigo desafios e riscos que precisam ser gerenciados com cuidado.
“No mercado imobiliário, como em qualquer outro setor, a IA também traz desafios. Sempre haverá aqueles que a utilizam para fins negativos. Esse é um problema que vai além do nosso setor, com preocupações globais sobre a segurança dos dados”, alerta Eduardo Mocarzel.
Ele explica que a inteligência artificial exige o processamento de grandes volumes de informações de diversas fontes, o que naturalmente levanta preocupações e acrescenta que “Precisamos estar atentos a como essa tecnologia é utilizada. Se for usada de maneira responsável e ética, os resultados serão excelentes. Porém, se cair em mãos erradas, os efeitos colaterais podem ser significativos”.
Benefícios de comprar um apartamento com a Direcional
Escolher um imóvel é uma decisão importante que envolve considerar inúmeros fatores. A seguir, apresentamos os principais benefícios de optar por um empreendimento da Direcional.
Solidez e confiança
Ao adquirir um empreendimento da Direcional, os clientes se beneficiam de comprar de uma empresa sólida com mais de 40 anos de mercado.
Eduardo Mocarzel destaca que “com uma trajetória tão longa e com um dos menores índices de alavancagem, a Direcional proporciona segurança. Isso significa que, mesmo após décadas de desafios no mercado imobiliário, os clientes podem ter a certeza de que receberão seu imóvel conforme prometido”.
Apartamentos de qualidade
“Hoje a Direcional se destaca por ter bons acabamentos e por sua atenção ao cliente”, afirma Mocarzel. Além disso, o método construtivo inovador da empresa, que inclui paredes de concreto e formas de aço, permite uma construção mais rápida e com menos resíduos. “Cada 23 dias conseguimos subir mais uma laje, o que é muito eficiente”, explica.
Confira no vídeo abaixo mais detalhes do método construtivo:
Tendências e conveniências
A Direcional está atenta às tendências comportamentais e às necessidades dos clientes. “Estamos sempre olhando as exigências e ao perfil do nosso público, que é jovem e está mudando rapidamente”, comenta Mocarzel.
A empresa, pensando nas novas demandas de seus clientes, inclui conveniências como coworking, academias, pet places e espaços para lavar o carro em seus empreendimentos.
Coworking do Morada Vistas do Horizonte, empreendimento da Direcional em Belo Horizonte.
Economia e sustentabilidade
Mocarzel também menciona a tendência global de ter tudo o que você precisa em um espaço de 15 minutos. “A Direcional está trazendo isso para o Brasil, facilitando a vida dos nossos clientes com áreas comuns que economizam tempo e dinheiro”, diz ele. “Você não precisa nem pegar o carro, com tudo acessível dentro do próprio condomínio, ainda oferecemos bicicletas para facilitar a locomoção dentro do empreendimento e a natureza agradece”.
Bike compartilhada do Residencial Laranjeiras, empreendimento da Direcional no Rio de Janeiro.
O objetivo é oferecer uma taxa de condomínio econômica para os moradores, enquanto proporciona uma variedade de serviços e comodidades que melhoram a qualidade de vida.
Programa Minha Casa, Minha Vida
A Direcional é referência no Programa Minha Casa Minha Vida pela qualidade dos imóveis entregues. “Nossos empreendimentos Minha Casa, Minha Vida têm uma área de lazer tão completa quanto a de empreendimentos de médio e alto padrão”, comenta Mocarzel.
A empresa oferece uma ampla gama de condomínios e condições de pagamento facilitadas, destacando-se na localização e flexibilidade no valor de entrada.
O futuro da inteligência artificial na compra de apartamento
O uso da inteligência artificial na compra de apartamentos está apenas começando. Com o avanço da tecnologia, podemos esperar que novas soluções facilitem ainda mais o processo de compra.
A Direcional está acompanhando essas inovações, buscando constantemente formas de integrar a IA em suas operações para melhorar a experiência de clientes e corretores.
“Embora a tecnologia seja essencial, o verdadeiro diferencial está na qualidade das informações que alimentam a inteligência artificial. Com um blog robusto, um CRM completo e sites bem desenvolvidos, garantimos que nossos dados sejam bem organizados e utilizados, proporcionando uma experiência superior para nossos corretores e clientes”, comenta Mocarzel.
O especialista ainda conclui: “A tecnologia está na palma da mão de todos, mas o diferencial estará nos dados organizados e na capacidade de integrá-los eficientemente.”
Eduardo Mocarzel
Eduardo Mocarzel é engenheiro de produção, atualmente superintendente comercial/incorporação em São Paulo e está à frente do Núcleo Digital, célula de Growth Marketing do Grupo Direcional. Mocarzel é apaixonado por tecnologia e inovação, sempre de olho nas novas tendências do mercado.
Eduardo Mocarzel
Eduardo Mocarzel é engenheiro de produção, atualmente superintendente comercial/incorporação em São Paulo e está à frente do Núcleo Digital, célula de Growth Marketing do Grupo Direcional. Mocarzel é apaixonado por tecnologia e inovação, sempre de olho nas novas tendências do mercado.
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