Empréstimo pessoal: como funciona e requisitos para obter

Empréstimo pessoal: como funciona e requisitos para obter Riva Incorporadora

O empréstimo pessoal não só ajuda em momentos de crise, como também na hora de adquirir um bem de alto valor, como o primeiro apartamento!

O empréstimo pessoal é uma solução interessante tanto para necessidades imediatas quanto para adquirir bens de maior valor. E é importante entender como os principais tipos funcionam e os requisitos para a aprovação da sua solicitação. Assim, você consegue o montante que precisa e, principalmente, pode arcar com as parcelas para quitar a quantia junto ao banco sem comprometer o seu orçamento. 

Confira este post que a Direcional preparou e saiba tudo sobre o empréstimo pessoal e como ele pode ser o seu aliado na conquista dos seus objetivos.

O que significa um empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito em que um banco ou instituição financeira empresta uma quantia em dinheiro a uma pessoa física mediante a assinatura de um contrato e cumprimento de requisitos específicos. Em alguns casos, você tem a liberdade de usar o valor emprestado como preferir — por exemplo, para pagar dívidas, comprar um imóvel, um pacote de viagem, entre outras. 

As características do empréstimo pessoal podem variar entre as instituições financeiras, mas envolvem normalmente o pagamento parcelado do valor emprestado, incluindo taxas de juros e o número máximo de parcelas definido pelo banco. 

Quais são os requisitos para obter um empréstimo pessoal?

Normalmente, para pedir um empréstimo pessoal, o solicitante deve ter mais de 18 anos e apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de renda. Com essa documentação, a instituição vai fazer uma análise de crédito para entender se a pessoa tem condições de arcar com o pagamento das parcelas em questão.

Quais são os principais tipos de empréstimo pessoal?

Há várias opções de empréstimo pessoal, para diferentes finalidades e perfis financeiros, então, vale saber como funcionam os principais e, assim, fazer a melhor escolha. Conheça algumas delas! 

Empréstimo pessoal com e sem garantia

É a modalidade de empréstimo mais conhecida, em que a pessoa entra em contato com o banco ou instituição financeira solicitando um valor cuja aprovação depende da análise de crédito do solicitante.

Entre as vantagens do empréstimo pessoal sem garantia estão a rapidez com que o valor aprovado é disponibilizado (pode cair na sua conta bancária indicada em poucas horas) e a liberdade de usar o dinheiro como quiser, seja para comprar um carro, um apartamento, um pacote de viagens ou para pagar dívidas e outras despesas. Sem contar que você pode antecipar o pagamento total da quantia solicitada, caso tenha o montante antes do prazo combinado com o banco. 

Já na opção de empréstimo com garantia, o solicitante oferece como caução um bem de valor, como um carro ou um imóvel. Nessa modalidade, as taxas de juros são menores.

Empréstimo pessoal consignado

Bastante semelhante ao empréstimo pessoal, o empréstimo consignado é uma modalidade que pode ser contratada por servidores públicos, aposentados ou pensionistas do INSS. No empréstimo consignado, em vez de o contratante pagar as parcelas mensalmente, o valor é descontado de sua conta folha de pagamento. 

Como é uma modalidade com menor risco de inadimplência, os juros são mais baixos. Além disso, pessoas aptas a adquirir um empréstimo consignado normalmente já têm valores pré-aprovados para contratação. 

Financiamento

Bastante popular atualmente, o financiamento permite que você tome emprestado um valor para a compra de um bem ou serviço (casa, carro, máquinas industriais, faculdade, intercâmbio, entre outros). Diferentemente do empréstimo pessoal, o financiamento não permite usar o dinheiro livremente, e tem que ter seu destino justificado. 

Vale destacar que, nessa modalidade, o bem adquirido serve como garantia de pagamento do valor emprestado — ou seja, o bem ficará alienado, em nome da instituição que concedeu o financiamento enquanto este não for quitado.

Qual é a melhor forma de conseguir um empréstimo pessoal?

Muito mais do que saber como limpar o nome, para aumentar as chances de ter um empréstimo aprovado, é essencial que o solicitante tenha um bom histórico financeiro. Isso quer dizer evitar atrasos nos pagamentos de qualquer tipo de conta, desde as de serviços essenciais, como luz, água, telefone e internet, até as faturas de cartão de crédito e outras despesas. 

É esse histórico de bom pagador que vai ajudar a aumentar o score de crédito, um indicativo muito utilizado atualmente, que aumenta ou diminui de acordo com a rotina financeira da pessoa. Vale destacar também que é possível a liberação de um empréstimo pessoal para negativado (por exemplo, nas modalidades com garantia de bens e consignado).

Entre as instituições mais conhecidas na oferta de empréstimos estão a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Santander, o Itaú, o Nubank, o Banco Inter, o Bradesco, entre outras. Algumas, inclusive, oferecem o empréstimo pessoal online, em que você faz a solicitação por meio do aplicativo do banco, que, caso aprove o valor, libera o dinheiro na sua conta em poucos minutos.

Conte com um empréstimo pessoal para ir mais longe

Diferentemente do que muitos pensam, o empréstimo pessoal não serve apenas para os momentos críticos de escassez financeira. Ele é a opção ideal para quem pretende adquirir um bem de alto valor — como, por exemplo, conquistar o seu primeiro apartamento —, mas não tem o montante para comprá-lo à vista. 

Por falar nisso, aqui, na Direcional, é possível realizar o sonho da casa própria com vários benefícios e condições facilitadas. Confira as informações atualizadas do Minha Casa, Minha Vida e descubra como financiar um de nossos apartamentos por meio desse programa!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas