Como aumentar o score de crédito? Saiba tudo sobre o assunto

Como aumentar o score de crédito? Saiba tudo sobre o assunto Riva Incorporadora

Como aumentar o score? Confira as melhores dicas para se tornar um consumidor confiável e conseguir linhas de crédito e financiamentos.

Se você planeja solicitar um financiamento ou adquirir um novo cartão, mas tem uma pontuação baixa para isso, entender como aumentar o score de crédito é o primeiro passo para conquistar seus objetivos.

Essa avaliação é um dos principais critérios para a liberação de diferentes serviços e benefícios. Por isso, vale a pena saber mais sobre a pontuação e aprender boas práticas para aumentá-la rapidamente. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas sobre o assunto!

Como funciona o score de crédito?

O score de crédito funciona como uma ferramenta que avalia a capacidade do consumidor de pagar suas dívidas. Ou seja, trata-se de uma pontuação que indica o risco associado a um indivíduo ou negócio.

Entre outras coisas, essa análise se baseia em:

  • Histórico de pagamentos;
  • Volume de dívidas;
  • Tempo de crédito.

Após considerar esses fatores, as agências geram uma pontuação que varia, geralmente, entre 0 e 1.000. Essas informações são coletadas por instituições especializadas, que compilam dados de diversas fontes, como bancos, lojas e empresas de serviços públicos.

Para que serve um bom score de crédito?

Ter um bom score é fundamental para a credibilidade financeira do consumidor, permitindo alcançar objetivos e obter vantagens na contratação de serviços. Por exemplo, uma boa avaliação aumenta as chances de aprovação para empréstimos pessoais, financiamentos e outros tipos de crédito. 

As empresas consideram o score como uma medida da capacidade de pagar dívidas, e usuários com classificação positiva são mais confiáveis. Além disso, é uma forma de garantir taxas de juros mais competitivas (por conta dos riscos reduzidos no pagamento das parcelas).

No dia a dia, serviços essenciais (como cartão de crédito) são liberados com base na pontuação do cliente, além de adicionais como pacotes de benefícios mais completos. Por esse motivo, muitas pessoas buscam saber como aumentar o score para conseguir acesso a essas e outras vantagens financeiras.

Como consultar sua pontuação?

Existem diversas opções disponíveis para consultar sua pontuação de crédito, incluindo o SPC Brasil e o Serasa Score, duas das companhias mais populares. Confira como elas funcionam!

SPC Brasil

O SPC Brasil fornece serviços de proteção ao crédito e disponibiliza informações sobre o score dos consumidores. Para consultar a pontuação e saber se está com o nome sujo, você pode acessar o site oficial da empresa e se cadastrar. 

Após o registro, conseguirá informações sobre seu perfil, pendências e dicas para melhorar o posicionamento. Além disso, existe a possibilidade de conferir quais empresas pesquisaram seus documentos, mas essa é uma função paga.

Serasa Score

A Serasa é uma das principais agências de crédito do Brasil e oferece um serviço de consulta próprio. Para verificar sua pontuação, é possível acessar o site ou baixar o aplicativo “Serasa Consumidor”, disponível para Android e iOS. É necessário realizar um cadastro e fornecer informações pessoais para saber como aumentar o score e consultar possíveis dívidas.

Além dessas opções, existem outras agências e serviços disponíveis para pesquisar a pontuação, como Boa Vista SCPC e Quod. 

Como aumentar o score? 5 boas práticas que podem ajudar

Aumentar o score de crédito é uma meta para muitas pessoas que estão em busca de oportunidades e têm objetivos financeiros. Nesse caso, vale a pena conferir algumas dicas para subir a pontuação e ter um perfil mais confiável. 

Aqui estão cinco boas práticas que podem ajudar a impulsionar seu score!

1. Quitar dívidas atrasadas

Se você tem dívidas em atraso, uma das primeiras ações para aumentar o score é regularizar essas pendências. Quitar seus débitos demonstra responsabilidade financeira e ajuda a melhorar sua reputação como pagador(a).

Além disso, se as contas estão inscritas nos órgãos de proteção ao crédito, a negociação elimina esse registro público e eleva o score com base nas restrições.

2. Pagar as contas em dia

Manter um histórico de pagamentos pontuais é fundamental para aumentar a pontuação do seu perfil. Isso porque as empresas não avaliam apenas dívidas pendentes e registros anteriores, mas também o compromisso financeiro do consumidor.

Assim, certifique-se de quitar todas as suas contas — como faturas de cartão de crédito, empréstimos e contas de serviços públicos — no prazo estabelecido. Isso mostra aos credores que você é um bom pagador.

3. Ativar o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é uma ferramenta que permite às agências de crédito considerarem também as informações positivas do seu histórico financeiro. Por exemplo, pagamentos adiantados, negociações de pendências e até mesmo investimentos passam a ser avaliados.

Ao ativar essa consulta, você autoriza o compartilhamento dessas informações diárias para análise, sendo uma das formas mais simples de aumentar o score.

4. Planejar-se financeiramente

Um planejamento financeiro sólido é essencial para melhorar seu score de crédito e mantê-lo alto. Essa prática envolve estabelecer um orçamento, controlar gastos e dívidas e manter uma reserva de emergência. Dessa forma, além de evitar pendências e atrasos, você acrescentará movimentações positivas no seu cadastro.

Somente um planejamento bem elaborado permite organizar as dívidas e pagá-las o quanto antes para eliminar as restrições e iniciar suas próximas metas, como juntar dinheiro para comprar um apartamento.

5. Acompanhar a evolução do seu score

No dia a dia, uma das formas de aumentar o score de crédito é acompanhar a evolução da pontuação nos principais portais e conferir áreas que podem ser melhoradas.

Isso pode ser realizado gratuitamente por meio de serviços oferecidos pelas agências que mencionamos anteriormente (como SPC Brasil, Serasa e outras). 

Ao monitorar a sua pontuação, você consegue identificar as práticas que mais interferem na avaliação, quais empresas consultaram seu documento e se é possível obter linhas de crédito imobiliário ou bancário.

Aumente seu score de crédito

Viu como aumentar o score não é tão difícil? Siga nossas dicas para elevar sua pontuação e se tornar um consumidor mais confiável! 

Isso, aliás, vale muito a pena se você estiver em busca de serviços e alternativas para alcançar os seus objetivos, como ter um cartão de crédito, conquistar uma conta premium e realizar o sonho da casa própria. 

Por falar nisso, caso a aquisição de um imóvel esteja entre os motivos que levam você a buscar um aumento no score de crédito, não deixe de conferir também estas 8 dicas para conseguir a aprovação de um financiamento imobiliário.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas