Comprovante de renda: o que é, para que serve e muito mais

Comprovante de renda: o que é, para que serve e muito mais Riva Incorporadora

Tire as suas dúvidas sobre o comprovante de renda e conheça os principais documentos que servem para essa finalidade!

Ao dar início a diversos processos burocráticos e do dia a dia, você pode precisar apresentar alguns documentos pessoais para confirmar as suas informações. O comprovante de renda é um exemplo disso.

Seja para fazer um financiamento imobiliário, para pedir um empréstimo ou até mesmo para solicitar um cartão de crédito, esse é um dos documentos que certamente estará na lista. Afinal, assegura às instituições bancárias o quanto você ganha.

Neste artigo, saiba mais sobre o que é o comprovante de renda, para que serve e quando você vai precisar apresentá-lo!

O que é comprovante de renda?

O comprovante de renda é um tipo de documento utilizado para apresentar informações sobre o quanto você recebeu em um determinado intervalo. Nele, podem estar contidos os rendimentos fixos ou variáveis. Além disso, dados pessoais como nome, CPF, CNPJ e profissão podem fazer parte do comprovativo para facilitar a sua identificação.

Por contar com informações relevantes sobre o seu perfil de renda, esse comprovante pode ser solicitado em diversos momentos e em várias operações. Por esse motivo, ter em mãos o documento vai facilitar diversos processos da sua vida.

Documentos para comprovar renda: quais são os principais?

É importante saber que diversos documentos podem ser utilizados para atestar o quanto você ganha mensalmente, por exemplo. O importante é que sejam documentações válidas e que se relacionem com os seus rendimentos financeiros.

A seguir, fique por dentro dos principais documentos usados para comprovar renda!

Imposto de Renda (IR)

A declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) apresenta o resumo da renda do ano anterior de um indivíduo. Por conta disso, pode ser utilizado como comprovante e permite que as instituições bancárias ou empresas compreendam o quanto uma pessoa recebe, no geral.

O comprovante do imposto de renda pode ser obtido por meio do aplicativo ou do site da Receita Federal após ser realizada a declaração. Além disso, esse é um documento que serve tanto para profissionais autônomos quanto para os trabalhadores com carteira assinada.

Holerite

O holerite está entre os documentos para comprovar renda mais clássicos. Afinal, trata-se do recibo do salário de um profissional. Desse modo, praticamente todas as pessoas que trabalham com contratação via CLT têm esse item em mãos.

Conhecido também como contracheque, o holerite é recebido mensalmente após o pagamento de cada salário. Geralmente, as instituições podem solicitar os 3 últimos recibos para comprovar renda.

Extrato bancário 

Outra maneira de comprovar renda é por meio do seu extrato bancário. Reunir o resumo das entradas em sua conta permite que as organizações avaliem o seu perfil financeiro e compreendam os seus rendimentos.

No geral, o extrato bancário costuma ser bastante utilizado por profissionais autônomos ou que não têm uma renda fixa. Dessa maneira, é possível confirmar que tem rendimentos, porém, em períodos variados.

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

Na Carteira de Trabalho e Previdência Social devem estar os principais dados referentes à contratação de um indivíduo, inclusive a remuneração. Por conta disso, a CTPS também serve como um documento para comprovar renda de maneira prática.

Quando é necessário comprovar renda?

Você pode precisar comprovar renda em diversas situações, mas principalmente quando estiver em algum processo de análise de crédito pessoal. Bancos, incorporadoras, construtoras, financiadoras e demais instituições que trabalham na área solicitam esse tipo de informação antes de realizarem a aprovação ou a recusa do seu pedido.

Se você pretende comprar apartamento, carro ou algum bem de alto valor, por exemplo, de forma parcelada ou com consórcio, o comprovante de renda pode ser solicitado para realizar o seu cadastro.

Além disso, é necessário comprovar renda para financiar imóveis, veículos, equipamentos e demais bens, uma vez que a análise de crédito faz parte do processo. Até mesmo para os procedimentos para alugar imóvel esse tipo de documento pode ser necessário. Por esse motivo, é importante saber como providenciá-lo de maneira rápida e prática.

Comprovante de renda para autônomos: o que muda?

Saber como comprovar renda sendo autônomo é um dos maiores desafios das pessoas. Afinal, os documentos que servem como comprovante de renda para MEI e profissionais liberais nem sempre são recebidos mensalmente, como é o caso do holerite para quem trabalha como CLT. Dessa maneira, é necessário reunir as informações por meio de outras documentações.

No geral, é importante saber que o comprovante de renda para autônomo pode ser qualquer documento que apresente as suas informações pessoais, como nome completo, CPF e CNPJ, junto da sua renda ou de um valor recebido.

Dentre as principais opções de comprovantes de renda para autônomos, MEIs e profissionais liberais, é possível citar:

  • extrato bancário;
  • declaração de impostos de renda;
  • Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore);
  • Recibo de Pagamento Autônomo (RPA);
  • DASN-SIMEI — Declaração Anual MEI.

Como comprovar renda com facilidade no dia a dia?

Se você precisa de um comprovante de renda para financiamento imobiliário ou qualquer outra atividade que pretenda realizar em seu nome, saiba que organizar os seus documentos vai facilitar bastante o seu trabalho. Afinal, é possível encontrá-los a qualquer momento e em qualquer situação que sejam necessários.

Por esse motivo, escolha um comprovante de renda que seja compatível com o seu tipo de trabalho. Com isso, faça uma pasta física ou virtual para guardá-lo, mantendo-o atualizado e de fácil acesso. Uma dica, por exemplo, é separar os 3 últimos extratos bancários ou holerites com etiquetas dos meses referentes. Assim, você não terá dificuldade nenhuma em encontrá-los.

Viu só como o comprovante de renda é um documento importante e que pode ser utilizado em diversos momentos da sua vida? Entender quais são as diversas formas de atestar o quanto você ganha mensalmente é o primeiro passo para se organizar. Após isso, basta deixar a documentação com fácil acesso para apresentá-la sempre que for solicitada.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas